Tema:Os efeitos do consumo e consumismo no Brasil

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O capitalismo-sistema de produção cujos objetivos visam o acúmulo de capital a partir de atividades de produção compra e venda-trouxe consigo o surgimento de algumas temáticas, como é o caso do consumo e consumismo que se apresentam como grandes problemáticas hodiernas. Diante disso, faz imprescindível a análise do assunto para tornar possível a sua resolução.

Insta salientar, a priori, que a constante influência midiática exerce forte controle comportamental sobre os indivíduos. Nesse sentido, o sociólogo Émile Durkheim afirma que as ações sociais têm significativa importância na formação dos cidadãos. Seguindo essa lógica, a mídia-como sendo uma instituição de impacto social atrelada ao capitalismo-faz com que os indivíduos sintam a necessidade de adquirir sempre produtos novos. Ocasionando, portanto, um processo de endividamento.

Outrossim, deve-se destacar que a ausência de debate acerca da temática é um dos fatores perpetuadores desse óbice. Nesse sentido, o filósofo Arthur Schopenhauer defende a ideia de que os indivíduos são movidos pela vontade de possuir algo. Entretanto, quando o conseguem, voltam a ter a vontade de possuir algo mais. Sob essa lógica, o consumo e o consumismo gerariam efeitos ligados à incompletude e insuficiência emocional sentidas pelas pessoas após as compras.

Destarte, urge que medidas efetivas sejam adotadas para a mitigação desse problema. Para tanto, é preciso que a mídia, em específico as páginas de grande alcance social, possam realizar-através de campanhas digitais-a disseminação de postagens que abordem os efeitos negativos desses hábitos. Ademais. faz-se necessário que as escolas promovam palestras sobre a temática. Ações que devem ser realizadas a fim de reeducar  e formar indivíduos instruídos, e não movidos apenas pela vontade como afirmava Schopenhauer.

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5 Correções

  1. Olá, Layssa =)
    Espero ser útil na sua jornada de conhecimento!

    COMENTÁRIO GERAL: bom, vc seguiu certinho a estrutura da redação Enem, porém senti falta de um maior aprofundamento nos seus parágrafos. Vamos lá?

    CORREÇÃO GRAMATICAL:
    – (Segundo parágrafo) ” adquirir sempre produtos novos(.) Ocasionando, portanto, um processo de endividamento.” = o ponto antes do ocasionando fez vc cometer uma fragmentação textual, o certo seria usar a vírgula. Cuidado porque isso pode prejudicar a coerência ao longo do parágrafo.
    – (Terceiro parágrafo) “gerariam “= GERAM
    – (Quarto parágrafo) “promovam palestras sobre a temática(.) Ações que devem ser”= aqui vc cometeu novamente uma fragmentação textual ao colocar o ponto (.), cuidado!
    – (Quarto parágrafo) “devem ser realizadas(,) a fim de reeducar e formar indivíduos instruídos, e não movidos apenas pela vontade(,) como afirmava Schopenhauer.” = faltou algumas vírgulas!

    CORREÇÃO GERAL

    INTRODUÇÃO:
    – A redação do Enem não exige iniciar com um repertório, mas se vc observar as redações nota 1000 vai perceber que são muito bem contextualizadas!
    – Aqui a sua tese não ficou clara, lembrando que ela será o teu posicionamento crítico à respeito do tema.
    – Não separou os dois argumentos ao final da introdução, mas fez o encaminhamento argumentativo, OK!

    D1\D2:
    – A sua estrutura está correta, mas senti falta de enxergar mais do seu posicionamento crítico ao longo desses dois parágrafos. Na próxima vez, lembre de reunir todas as sua ideias no papel e só depois comece a escrever.
    – Ao ler os textos motivadores comece a criar POR QUE’S na sua cabeça e responda a essas perguntas no desenvolvimento.
    – Não tenha medo de criticar órgãos, secretarias, ministérios e por aí vai.
    – Quero ver a sua opinião crítica no texto, hein?

    CONCLUSÃO:
    -VC trouce 2 propostas de intervenção, mas nenhuma está completa.
    (proposta 1)
    AGENTE: OK
    AÇÃO: OK
    MODO\MEIO: OK
    DETALHAMENTO: ?
    FINALIDADE: ?

    (Proposta 2)
    AGENTE: OK
    AÇÃO: OK
    MODO\MEIO: ?
    DETALHAMENTO: ?
    FINALIDADE: OK
    – Recomendo que vc faça uma única proposta contendo os 5 elementos (agente, ação, modo\meio, detalhamento e finalidade)

    NOTAS:
    C1: 160
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 160 (cuidado ao utilizar palavras “difíceis” para enfeitar o texto. Entenda, quanto mais objetivo o seu texto estiver, melhor para o corretor)
    C5: 120
    Nota final: 760
    Layssa, espero ter ajudado e se quiser estudar um pouco mais recomento os canais no Youtube: prof Henrique Araújo e o canal Rômulo Bolivar.
    Boas escritas e uma boa sorte no ENEM! >3

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  2. Considerando que a redação abordou de forma clara e coerente o tema do consumo e
    consumismo no Brasil, apresentando argumentos relevantes e fazendo uso de
    referências filosóficas e sociológicas, . No entanto, seria
    interessante aprofundar um pouco mais nas possíveis soluções para o problema e
    apresentar mais dados e exemplos concretos para embasar as argumentações. Além
    disso, uma revisão mais cuidadosa da redação em relação à coesão e coerência
    textual poderia contribuir para uma maior consistência do texto.

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  3. Olá, tudo bem? Vou da a minha opinião sobre a sua redação.
    Você trouxe um tema um pouco complicado a ser escrito, porém você conseguiu um pouco. Não achei nenhum erro gramatical, você não teve um visão muito crítica, mas conseguiu desenvolver bem, suas ideias e com os repertórios. Na parte de conclusão achei bem confusa. Você tem potenciallll Layssa!

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  4. oii. No geral, gostei do conteúdo e da abordagem da sua redação, adorei que utilizou repertórios e os relacionou com o tema. No entanto, acredito que repertório+tema+contextoatual poderiam ter sido feitos de uma melhor maneira/de uma forma mais clara e completinha, também sugiro que tome cuidado com alguns erros gramaticais, também senti falta de uma conclusão completa com os 5 agentes

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  5. Opa! Vou tentar corrigir sua redação e se quiser pode contribuir em minhas redações também.

    Comentário Geral Sobre a Redação: Há muitos erros de tipografia visíveis,
    de concordância verbal e pontuação, se atente a isso.

    Introdução:

    Sentir falta de uma maior contextualização, um repertório sócio-cultural e a sua opinião sobre o tema.

    Obs: Sempre apresente suas teses (argumentos), na sua introdução, no caso influência midiática e a falta de debate sobre o consumismo.

    D1:

    A autora da redação não deixa claro para os leitores como que a mídia influencia no consumismo, poderia ela citar um exemplo e a consequência disto. Deveria deixar explícito seu ponto de vista sobre.

    Relacionar: Ok
    Detalhar: F
    Comentar: Regular

    OUTROS PROBLEMAS:

    *a priori*, nunca use a priori na redação, pois não é advérbio e sequer sinônimo de a princípio. É apenas usado no mundo filosófico.

    D2:

    O mesmo erro do D1 aqui acontece sobre não detalhar e nem deixar claro seu ponto de vista, sua opinião.

    Obs: Tem conectivos demais e fluidez de menos. X- (

    Conclusão:

    A autora traz 2 propostas de intervenção, mas nenhuma está devidamente completa conforme os 5 critérios da proposta de intervenção.

    (proposta 1)

    AGENTE: Ok
    AÇÃO: Ok
    MODO\MEIO: Ok
    DETALHAMENTO: F
    FINALIDADE: F

    (Proposta 2)
    AGENTE: Ok
    AÇÃO: Ok
    MODO\MEIO: F
    DETALHAMENTO: F
    FINALIDADE: Ok

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