Redação modelo Vunesp.
Hoje, o ser humano, diariamente, emite mais o equivalente CO2 anual do período das Grandes Navegações. Apesar de a tecnologia ser o motor dessa emissão, paradoxalmente, é uma das formas de reverter a problemática. Para isso, é necessário o entendimento que ela é uma ferramenta, como tal deve ser bem empregada, além de necessária a ação estatal para regulação.
Primeiramente, a tecnologia não pode ser considerada a vilã da questão; culpa-la em razão do aumento das emissões dos gases do efeito estufa é como condenar a descoberta do fogo, fato que – segundo a História – foi vital para o avanço do gênero homo, como a culpada pelas queimadas na ilegais na Amazônia. Portanto, não se pode condenar a técnica como antagonista do problema, por ter sido mal-empregada.
Tal mal emprego está no fator subjetivo da tecnologia, o próprio homem. Partindo disso, a tecnologia, como qualquer outra ferramenta, só será útil se bem empregada. Um bom exemplo, que explicita a importância do papel humano nessa questão, é a pressão da União Europeia impondo prazo para que todas as montadoras produzam, somente, carros elétricos. Diante disso, são necessárias atitudes governamentais como a do bloco, pois o Estado – segundo Hobbes – deve ser o regulador das relações particulares.
Por todos esses aspectos, não é válido julgar os avanços tecnológicos como o causador da alta emissão de poluente e da destruição dos ecossistemas. É necessário, diante disso, ação política dos Governos Mundiais – responsáveis pelas relações particulares – só assim a tecnologia será a protagonista para a proteção do planeta.
hugo2007
CORRIJA MINHA REDAÇÃO PF.
Ótima redação! Soube conceituar aspectos vinculados a tecnologia e estereótipos sobre os agravos que ela apresenta na sociedade. No entanto, quando cita “ação política dos Governos Mundiais – responsáveis pelas relações particulares – só assim a tecnologia será a protagonista para a proteção do planeta” faltou você exemplificar de que forma. Quais secretárias ou Ministérios atuariam nesse setor? Poderia ser tema das Escolas Públicas esse embate?