Tema:necessidade de debater as doenças de mentais
É visível que na sociedade moderna principalmente, certa parcela da população possui alguma doença mental.Porém não sabe, tanto pelo fato de não buscar informações sobre ,quanto pelo estado não divulgar corretamente dados como “o que é uma doença mental”ou testes eficazes de doenças como esquizofrenia ou ansiedade.
Infelizmente,as ações citadas acima não são realizadas, e podem futuramente acarretar em sérios problemas,como já acontece.Uso errado da palavra “ansiedade”é um exemplo.Quando uma criança vai viajar e não consegue dormir por estar animada,já é chamada automaticamente de “ansiosa”,ou quando adultos e adolescentes erão realizar uma prova e estão com medo de errar,também recebem este adjetivo.
Outro malefício que é gerado pela não discussão acerca do tema tratado, é exclusão social que os portadores sofrem.Quando alguém avisa que possui esquizofrenia por exemplo,a maioria das pessoas vão começar a tratá-la de forma diferente e irão à excluir.Por isso,como já dizia Nelson Mandela,”a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”,a diferença deveria começar através do ensino.
De acordo com os fatos mencionados,é dever do Ministério da Educação colaborar para com o melhor ensino e bem-estar acadêmico dos estudantes. Sendo assim, tal órgão em conjunto com as escolas e psicólogos que são especializados na área, poderiam realizar palestras para pais e estudantes dando as informações corretas sobre doenças mentais.O evento aconteceria uma vez ao ano, logo a sociedade estaria ciente sobre tal assunto.
iasmimpereira
tudo muito vago e sem fundamentos.
não houve aprofundações argumentativas,falta de dados e/ou informações concretas
tiveram também erros gramaticais
indico que para a próxima se aprofunde mais em pesquisas e tente deixar claro o que quer dizer,não seja nunca superficial no que quer apresentar.
liviali19
INTRODUÇÃO: “É visível que na sociedade moderna principalmente, certa parcela da população possui alguma doença mental.Porém não sabe, tanto pelo fato de não buscar informações sobre ,quanto pelo estado não divulgar corretamente dados como “o que é uma doença mental”ou testes eficazes de doenças como esquizofrenia ou ansiedade.”
– Que parcela?
– Senti falta de mais conectivos
– Sua tese não está bem delimitada
– Sua introdução ficou bastante rasa e mal estruturada. Tente seguir, por exemplo, repertório+apresentação do tema+tese+os dois argumentos de maneira mais superficial (só para introduzir mesmo).
DESENVOLVIMENTO 1: “Infelizmente,as ações citadas acima não são realizadas, e podem futuramente acarretar em sérios problemas,como já acontece.Uso errado da palavra “ansiedade”é um exemplo.Quando uma criança vai viajar e não consegue dormir por estar animada,já é chamada automaticamente de “ansiosa”,ou quando adultos e adolescentes erão realizar uma prova e estão com medo de errar,também recebem este adjetivo.”
– Novamente está mal estruturada e muito rasa. As ações que você citou na introdução na verdade devem ser desenvolvidas e trazidas no desenvolvimento.
– Você não trouxe repertório nenhum, apenas uma informação que não foi muito bem colocada.
– Tente atender à seguinte estrutura: tópico frasal + repertório produtivo + desenvolvimento do argumento, fazendo ligação com o repertório + conclusão (uma última problematização só finalizando o que você já disse).
DESENVOLVIMENTO 2: “Outro malefício que é gerado pela não discussão acerca do tema tratado, é exclusão social que os portadores sofrem.Quando alguém avisa que possui esquizofrenia por exemplo,a maioria das pessoas vão começar a tratá-la de forma diferente e irão à excluir.Por isso,como já dizia Nelson Mandela,”a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”,a diferença deveria começar através do ensino.”
– Você desenvolveu mal o repertório. Eu gostei do seu tópico frasal, mas a citação não ficou produtiva pela forma como você colocou e por você não ter desenvolvido tanto, sabe?
CONCLUSÃO:
– “De acordo com os fatos mencionados,é dever do Ministério da Educação colaborar para com o melhor ensino e bem-estar acadêmico dos estudantes.” Colaborar com o melhor ensino e bem-estar dos estudantes não faz muito sentido no contexto do tema, vc não concorda?
– Não use “iam” (você utilizou em “poderiam”) pois dá uma ideia de certa incerteza.
– Faltou meio/modo
– O objetivo não ficou muito bom, pelo motivo que já citei. Traga um objetivo focado mesmo nas doenças mentais.
– Sua conclusão demonstra que faltou um projeto de texto, o que te faria perder pontos. Como você trouxe a questão do debate ser no ambiente escolar, direcione isso já nos parágrafos anteriores. Sei que você tentou no D2, mas não foi suficiente, ficou muito vago de toda forma.
Ademais, lembre-se de trazer sempre as palavras do tema, assim você não o tangencia. Nesse tema, por exemplo, você deveria direcionar os argumentos para explicitar a NECESSIDADE do DEBATE sobre as doenças mentais, sabe?
Não sei se tudo ficou claro, mas pode me mandar uma mensagem que te ajudo com muito gosto. Continue treinando, estude a teoria, as competências, gramática, aprenda repertórios, leia redações antigas que receberam nota mil, crie um esqueleto, aprenda a estrutura direitinho, aprenda a fazer um projeto de texto… Enfim. Você vai conseguir evoluir muito, só não desista! Sucesso!
fernandaascardoso
Achei sua redação no total muito superficial. Não trouxe dados que confirmassem seus argumentos, tanto na introdução e também nos desenvolvimentos. Mostre que você tem conhecimento, apresente repertório, interprete os dados dos textos de apoio!!!
Na sua conclusão, você considera o MEC o melhor agente? Ao se tratar de doenças mentais, não seria melhor obter o apoio do Ministério da Saúde? Revise sua redação que tenho certeza que você irá melhorar muito.