Redação modelo FGV, não é ENEM.
A corrupção brasileira é algo que, hodiernamente, é noticriado, intensamente, pelos grandes meios de comunicação, como uma guerra que não possui fim. No entanto, é possível a sociedade sair vitoriosa. A fim disso, é necessário identificar como o problema se apresenta socialmente e a melhor forma de combatê-lo.
Inicialmente, a problemática da corrupção é vista, pelo senso comum, como restrita aos círculos políticos. Sendo que, em contrapartida, é uma questão social que pode ser explicada pelo conceito do “Patrimonialismo”, de Gilberto Freyre, que é a ideia que o bem público, que não possui um titular, confunde-se com o particular, em seguida aquele bem é apropriado. Isso pode ser visto, também como “favores”, tanto nas “rachadinhas cariocas”, quanto níveis mais baixos, quando se tem um conhecido do SUS que ajuda a “furar fila” para um procedimento.
Dianto disso, após ter-se consciência do óbice, é necessário enfrentar tal vício. Segundo a Constituição Federal, o controle dos atos do Governo se dará de maneira política, legal e social. Sendo esta, também conhecida como “accountability”, será feita por diversos canais. No entanto, tal poder é desconhecido da maioria dos brasileiros. Diante disso, tal ferramenta fica esquecida, sem efetivo emprego do poder social. Tal fato reside na falta de transparência do poder público que prejudica esse direito social.
Por todos esses aspectos, a corrupção brasileira deve ser entendida como um problema, não somente, da alta cúpula política mas também como global. Além de, para melhor controle social, resta a sociedade estar ciente do seu poder e exigir clareza das informações públicas.
simony_ribeiro
Muito advérbio na introdução, o texto fica cansativo. E tem um erro em noticiado.
A primeira frase ficou confusa. Presta atenção no uso do pronome relativo “que”. Ás vezes dá pra tirar e escrever uma frase mais objetiva, fica melhor pra ler.
Aquele “a fim disso” parece confuso também, substitui por outra expressão como levando isso em conta, tendo isso em mente, dessa forma etc.
Tenta escrever sem usar mutias palavras complexas. É melhor escrever de forma objetiva e simples porque aí você demonstra que conhece bem o tema.