No decorrer do filme estadunidense “Marcas do Silêncio”, é narrada a história de Ruth, uma jovem que é constantemente violentada pelo padrasto. Diante disso, é possível relacionar a obra com o Brasil hodierno, haja vista que muitas crianças e adolescentes sofrem violência diariamente. Dentro desse contexto, há dois importantes fatores que precisam ser considerados: a ausência de denúncias em casos familiares, e o desleixo do Estado, em alguns casos, com os direitos assegurados pela Constituição.
Mormente, é notório salientar que grande parcela dos casos de violência infantil, tem origem de dentro da residência da vítima, acarretando em dificuldade para a detecção do óbice por familiares e conhecidos. Segundo os dados da Secretária dos Direitos Humanos, cerca de 70% dos casos de violência contra crianças e adolescentes se originam na casa da vítima ou do agressor. Nesse viés, com a demora da realização das denúncias, muitos indivíduos tendem a ser violentados por longos períodos de tempo, como o caso da menina de dez anos que foi estuprada durante quatro anos pelo tio, no estado do Espírito Santo. Desse modo, é gerado, por consequência, diversos problemas físicos e psicológicos para as vítimas, como a depressão e a gravidez na infância.
Ademais, é inegável a falta de amparo dos regentes com os sofrentes da violência infantil. Embora a Constituição Federal de 1988, defenda o direito ao bem estar social, em muitos casos isso não acontece, vide que, muitos municípios não possuem estrutura e investimentos suficientes para acudir, de forma gratuita, as vítimas da problemática, por intermédio de psicólogos e medicamentos. Tal fato vai ao encontro daquilo defendido por Gilberto Dimenstein em seu livro “Cidadãos de Papel”, no qual diz que, quando os direitos legislativos não são cumpridos, ocorre uma falsa sensação de cidadania. Dessa forma, se torna mais difícil a superação do trauma por parte das crianças e adolescentes.
Portanto, medidas são necessárias para mitigar o quadro atual. Logo, cabe ao Ministério da Cidadania promover o amparo necessário para as vítimas e as famílias, por meio de maior distribuição de verbas para as cidades realizarem a abertura de clínicas que ajudem psicologicamente e fisicamente essas pessoas, além de palestras e seminários nas escolas, para informarem aos pais e jovens sobre a importância da denúncia e da maior atenção com as reações das crianças, com o fito de detectarem mais facilmente os casos, e erradicar o problema. Assim, haverá menos casos como o de Ruth em “Marcas do Silêncio”
ThayAguiar
Competência 1- Um bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa = 160
Competência 2- Argumentação consistente, a partir de repertório sociocultural produtivo e excelente domínio da estrutura = 200
Competência 3- Informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma consistente e organizada, configurando autoria = 200
Competência 4- Articula bem o texto, apresenta repertório diversificado de recursos coesivos = 200
Competência 5- Elabora bem a proposta e articula à discussão = 180
Nota = 940
ssquezia
BOA NOITE!!!
Sua redação ficou muito boa
Parabéns!
Porém eu achei que os desenvolvimentos ficaram muito longos, o que acaba dificultando um pouco o entendimento
competência 1: 160 poucos desvios gramaticais
competência 2: 180 desenvolve bem o tema
competência 3: 200
competência 4: 180
competência 5: 180 você colocou duas proposta em uma conclusão mas nenhuma teve todos os elementos. Não tem problema em fazer duas, desde que pelo menos uma esteja toda completa
Espero ter ajudado!
ANGELMUSIC
BOA NOITE !
SEGUE ABAIXO A CORREÇÃO.
MAIS DE INICIO GOSTEI DA SUA REDAÇÃO.
Competências:
Nota 1 – 180 – demonstra um bom domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
Nota 2 – 180 – desenvolve bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
Nota 3 – 200 – A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
Nota 4 – 180 – demonstra domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
Nota 5 – 180 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Os meios para colocar a proposta em prática também ficam explícitos.
OBS: SEMPRE QUANDO FOR FAZER A CONCLUSÃO DE SUA OU QUALQUER REDAÇÃO SEMPRE DETALHE O MÁXIMO QUE PUDER, DESSA MANEIRA PODERÁS TIRAR NOTA 200 NA COMPETÊNCIA 05.
No mais, gostei de sua redação, sucesso na próxima…. PARABÉNS.
ESPERO TER AJUDADO :-)