Iniciante

Tema: Violência de policiais contra população negra

  • 1

De acordo com a Constituição de 1988, todo cidadão tem direito à segurança, entretanto, parte da população brasileira não possui acesso a ela – principalmente devido a cor da sua pele. Isso ocorre em virtude de um preconceito enraizado desde a escravidão, e também por não haver penalidade justa para aqueles que descumprem a lei. Desse modo, é necessário diminuir a violência policial contra negros para reverter esse cenário.

Primeiramente, sabe-se que a era da escravidão acabou com a implantação da Lei Áurea, porém suas consequências reverberam na sociedade até os dias atuais. Devido a isso, a população negra vem sendo perseguida como mostra dados da Organização da Nações Unidas, exibindo que entre os anos de 2007 e 2017, mais de 40.000 afro-brasileiros foram mortos sob violência policial, logo o segmento da sociedade que deveria prover segurança.

Ademais, a polícia brasileira possui grande autonomia, não sendo penalizada em diversos casos de frenesi. Porém, isso não poderia ser diferente, já que 8 em cada 10 casos de homicídio não chegam à justiça, evidenciando que no Brasil há um grande problema relacionado à classe policial, que deveria descobrir provas e reunir testemunhas para apresentar o caso à justiça.

A partir disso, faz-se necessário que o Estado, por meio da corregedoria da polícia, implemente um novo método de fiscalização. Desse modo, o órgão deverá exigir que pelo menos metade dos casos recebam atenção para uma investigação adequada, onde os dados necessários para dar continuidade no processo sejam coletados. Sendo assim, a Constituição será devidamente cumprida, provendo segurança ao seu povo.

Por favor, se puderem dar nota de acordo com as competências do ENEM eu ficaria muito feliz.

Compartilhar

4 Correções

  1. Oi, Rafaella! Vou corrigir sua redação, se você ver que eu cometi algum erro, peço que me corrija, por favor! :)

    –INTRO–
    -> ausência de crase: “devido a cor da” (à)
    -> sua introdução está adequada, apresentando uma boa citação e contextualização, além de uma tese com 2 argumentos

    D1
    -]> o INEP não considera “primeiramente”, “apriori/aposteriori” e “em primeira análise/plano/lugar” como expressões de coesão, sugiro evitá-las
    -> ausência de vírgula: “perseguida(,) como mostra dados”
    -> demorei pra entender o uso do “logo”, no ultimo período, mas entendi. Acabou causando uma ambiguidade de expressão, pois “logo” é um conectivo conclusivo, a forma que você colocou pode acabar se enquadrando em “oralidade”, o que não deve acontecer.
    -> observe que metade do seu parágrafo foi apenas sofre sua citação. Em um texto dissertativo-argumentativo, o essencial é o posicionamento do autor, o corretor quer ver sua crítica/defesa a respeito da problemática, as citações são apenas para reforçar suas ideias. O unico momento que você mostrou posição foi “logo o segmento da sociedade que deveria prover segurança.”, cuidado com isso, pois pesa na competência 3.
    -> ademais, você não trouxe a tese de fechamento no parágrafo, isto é, sua opinião

    D2
    -> ” 8 em cada 10 casos de homicídio não chegam à justiça” de onde você tirou essa informação? você não deve trazer fatos/informações/dados sem dizer a fonte, ao contrário, seriam apenas especulações
    -> cuidado com a estruturação dos paragrafos de desenvolvimentos, para uma melhor organização do texto, você deve fazer ambos de formas semelhantes ao aos períodos (tudo isso é observado pelos corretores)

    CONCLUSÃO
    -> você detalhou perfeitamente, mas não disse a finalidade da sua proposta. Atente-se: “a Constituição será devidamente cumprida, provendo segurança ao seu povo.” não é sua finalidade, é apenas o fechamento do parágrafo.
    -> “onde os dados” o uso do “onde”, como pronome relativo, só deverá ser feito quando este retomar a um lugar físico, do contrário use “em que, que, no qual, cujo…”

    C1: 160
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 120
    C5: 160
    = 720 [representativa]

    Rafaella, você escreve muito bem e tem um bom conhecimento sobre a redação do ENEM. Algo que eu recomendo muito é ler as redações nota 1000 e prestar atenção na quantidade de períodos os parágrafos, de conectivos…. e na forma que deve ser feitos os parágrafos de desenvolvimento. Quanto mais padronizado você fizer seus parágrafos, mais organização você revela aos corretores.

    • 5
  2. Bom dia, Boa tarde, Boa noite!
    Então, achei sua redação muito boa e completa. Utilizou muitos argumentos que defendem o seu ponto de vista. Sua introdução está bem completa, apresentando a sua tese; o desenvolvimento também, onde você utilizou seus argumentos; e a conclusão está boa, onde você consegue trazer uma solução concreta para o problema.
    Eu não sei corrigir com nota de ENEM, desculpa.
    Parabéns pela redação!

    • 2
  3. Bom dia Rafaella, gostei bastante da redação, me prendeu na leitura kkkk
    No primeiro parágrafo ficou bem claro que você conhece o tema, e soube aplicar outros conhecimentos. (Inclusive vim aqui para ver sua reação dps que corrigisse à minha, para eu ter uma idéia nas dias causas que você falou.)
    No D1—-> Acho que não faltou nada, só um pouco mais de aprofundamento.
    No D2—–> (Porém, isso não poderia ser diferente, já que 8 em cada 10 casos de homicídio não chegam à justiça, ) Ao meu ver, deverias colocar donde você tirou essa informação, para dar mais credibilidade, assim como você fez no D1.
    Na conclusão—–> Não consigo opinar.
    Em geral, achei muito boa, provavelmente tiraria uma nota OK.
    Obs: Sou apenas um novato, não sei avaliar pelas Competências.

    • 1
  4. Boa noite Rafaella, não irei dar nota pois sou iniciante e não sei muito para esse fim, porém a sua redação ficou ótima, é uma leitura que prende e você fez tudo de acordo com o que é cobrado pelo ENEM, sua intervenção ficou ótima, mas acho que deveria investir mais nela. Parabéns pela redação

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.