Iniciante

Tema: Vestibulares: acesso à educação ou segregação intelectual. (Estilo Enem)

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No filme “O Pequeno Príncipe” é mostrada o hodierno duma criança, a qual tem como foco principal o estudo, buscando assim aprovação e ingresso numa instituição de ensino de qualidade. Em paralelo, a realidade brasileira mostra-se similar, visto que, a entrada em universidades é por processo avaliativo, contudo, tal promove uma segregação social, já que, limita o acesso à educação superior a um determinado grupo da sociedade. Dessa ótica, a análise acerca da má infraestrutura e da evasão escolar é necessária.
Destarte, é necessário observar a péssima infraestrutura escolar torna o ensino cada vez mais difícil. Nesse ínterim, é notável que a desestruturação do ambiente escolar faz com que a qualidade do ensino diminua, o que ocasiona muitas vezes dificuldade de aprendizagem para o aluno além de evasões escolares. Nessa ótica, é evidente que tais percaussos tornam o aprendizado didático difícil, o que torna a segregação entre a população que usufruem desse serviço público evidente, tornando assim uma das poucas possibilidades de mobilidade social impensável. Similarmente, os tribunais da Idade Média criadas pela Inquisição desejavam limitar o alcance da população ao conhecimento, onde usou diversos métodos para executá-lo, exeplificando a realidade dos atuais vestibulares. Desse modo, mudanças precisam ser feitas.
Outrossim, a evasão escolar é outro dos fatores que agrava a situação de segregação intelectual. Em primeira análise, as principal causa de tal é a situação de vulnerabilidade em que se encontra a população carente, visto que, no local de sua morada são constantemente influeniciadas pelas drogas e criminalidade, além de sofrerem constantemnte por questões economômicas. Nesse contexto, é visível que essas pessoas teriam maiores percausos para o aprendizado, sendo aquelas em que o sistema de educação brasileiro exclui. Em paralelo, a série televisiva “Segunda Chamada” expõe parte da realidade em que a população mencionada se encontra, e que não terão oportunidade de ingressar na universidade. Dessa forma, se torna evidente a necessidade de alteração em tal quadro.
Portanto, a discussão acerca do sistema seletivo para universidades públicas urge. Como medida afirmativa, o Ministério da Educação junto ao Governo Federal tem dever de elaborar uma avaliação específica e de menor complexidade para os alunos que usufruiram apenas do sistema de educação público,a fim de garantir seu acesso a educação superior. Logo, os Governos Municipais unidos às Secretarias da Fazenda devem destinar maior quantia de verbas às instituições de educação pública básica, para que assim elas se munam com profissionais qualificados e elevem a qualidade de lecionamento. Desse modo, será alcançada uma sociedade onde a educação superior será uma possibilidade a todos.

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8 Correções

  1. Olá, seu texto faz uso de ótimos conectivos com ¨Em paralelo, a realidade…¨, tem uma organização de ideias impecável. Porém, convém destacar alguns erros cometidos:

    – Seria legal tentar deixar o desenvolvimento 1 maior que o desenvolvimento 2
    – Olhar erros ortográficos como: percaussos
    – Erros de pontuação como: visto que, a entrada

    Espero ter ajudado :)

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  2. O seu texto é muito bom, tem ideias incríveis e você sabe aonde que chegar. Porém, há pequenos detalhes que você pode melhorar, para assim, “fechar” os 1000. São esses:
    – Erros de ortografia ( ex.: percalços e não percaussos);
    – Tente deixar o desenvolvimento 1 maior que o desenvolvimento 2;
    – Atente para as 30 linhas que o ENEM disponibiliza;
    – Você utilizou 2 repertórios, ótimo!;
    – No final da redação, para colocar a cereja no bolo, você deve finalizar a sua redação relacionando a frase final com o repertório da introdução, no seu caso, o filme do pequeno príncipe”.

    Parabéns!

    Nota: 840

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  3. Seu texto é bom, tem ideias precisas e você sabe para qual público está se direcionando. Porém, há pequenos detalhes que deverão ser levados em conta:
    – Erros de ortografia ( ex.: percalços e não percaussos)
    – Erros de pontuação ( ex.: …,visto que a entrada…” e não “…,visto que, a entrada…”)
    – Longos períodos em D1 e D2
    – Atente para as 30 linhas que o ENEM disponibiliza
    – Você utilizou 2 repertórios, quando só um já dizia muito do que seu texto relata, daí o outro acabou avulso. ( ex.: o da idade média satisfaz seu texto, já o da série televisiva fica avulso)

    Nota: 800

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  4. eu texto é bom, tem ideias precisas e você sabe para qual público está se direcionando. Porém, há pequenos detalhes que deverão ser levados em conta:
    – Erros de ortografia ( ex.: percalços e não percaussos)
    – Erros de pontuação ( ex.: …,visto que a entrada…” e não “…,visto que, a entrada…”)
    – Longos períodos em D1 e D2
    – Atente para as 30 linhas que o ENEM disponibiliza
    – Você utilizou 2 repertórios, quando só um já dizia muito do que seu texto relata, daí o outro acabou avulso. ( ex.: o da idade média satisfaz seu texto, já o da série televisiva fica avulso)

    Nota: 800

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