O Sistema Único de Saúde (SUS) é um grande aliado para os brasileiros, principalmente para as classes mais pobres, os quais não tem condições de bancar um plano de saúde. Logo, há uma grande procura por esse sistema, pois o número de pessoas que usufruem desse recurso é extenso.
O Brasil é um dos poucos países onde encontram-se vacinas, tratamentos para doenças crônicas, distribuição de insulinas, recursos preventivos contra DST’s, entre outros acessos de forma gratuita. Isso o diferencia de lugares, como os Estados Unidos que é visto como uma grande potência econômica, onde não há uma rede de saúde pública e paga-se caro por medicamentos que aqui são distribuídos gratuitamente.
Parafraseando o médico Gonzalo Vecina, direitos como o acesso a saúde e a educação, compõe elementos que criam uma civilização. O Brasil é um país em que 95% dos transplantes realizados são cobridos pelo SUS e 100% dos pacientes com hemofilia recebem a medicação gratuita. Diante disso, nota-se que o trabalho efetuado pelo Sistema Único de Saúde é de ampla importância e deve ser valorizado.
Dessa forma, cabe ao Estado realizar maiores investimentos nesse sistema que é tão solicitado pela população. É necessário um planejamento para o aumento da quantidade das Unidades Básicas de Saúde (UBS), com isso diminuindo a espera por atendimento, aumentando a qualidade do serviço e atendimento e gerando empregos.
Thamirysbds
Oie, Marcellar, tudo bem? Vou fazer uma correção por parágrafos e atribuir uma nota no final, pode ser? Não sou especialista, mas espero ajudar como puder. Qualquer dúvida, só chamar. =)
INTRO
-você apresentou o tema, mas esqueceu da sua tese (sua opinião critica acerca da temática), além de não apresentar as problemáticas, nem fazer alguma encaminhamento a elas
-erro de concordancia: “os quais não tem condições de bancar” –> “as quais não têm condições de bancar”
-a introdução é onde vc tem que fazer melhor, pq é com ela que vc vai prender o leitor. Quando vc está assistindo um filme, ou mesmo lendo um livro e o começo desses é meio chato, ou não lhe chama atenção, vc fica meio desmotivado de continuar, e, se continua, fica sempre com um pé atrás
-estrutura da introdução do enem: alusão + tese + problemáticas
-sem erros ortograficos, o que é muito bom, revela um dominio da norma culta padrão
D1
-sempre comece os parágrafos utilizando um conectivo
-ótima argumentação, foi muito boa mesmo! Você deu varios exemplos e ainda fez uma comparação com o Brasil e os EUA
-em contraste, faltou repertório, algo que comprove a veracidade das suas informações. Em cada parágrafo, precisa, necessariamente, de alguma citação/alusão que comprove aquilo que vc esta falando (a sua argumentação vai ser trabalhada em cima da sua citação)
-“paga-se caro por medicamentos que aqui são distribuídos gratuitamente.” – (que aqui) evite isso, Marcellaaaa, marcas de 1° pessoa além da frase ter ficada com um sentido informal
D2
-novamente, sempre comece o texto com um conectivo (os corretores do enem gostam)
-ausencia de crase: “à saúde e à educação”
-obedeceu bem a estrutura cobrada no enem, porém, procure argumentar de forma mais forte, defenda seu ponto de vista
CONCLUSÃO
-uso impertinente do gerundio
-repetição seguida de palavra (atendimento)
-ação: realizar maiores investimentos nesse sistema: planejamento para o aumento da quantidade das Unidades Básicas de Saúde (UBS),
-meio/modo: ?
-agente: Estado (vago, especifique quais órgãos)
-finalidade: com isso diminuindo a espera por atendimento, aumentando a qualidade do serviço e atendimento e gerando empregos.
-detalhamento: ?
DICAS!
-2 problemáticas: uma de ação outra de consequência, isso mantem uma linha de raciocínio
-evite o gerúndio (ação em ocorrência), se usado em excesso é considerado vício da lingua
-use conectivos, enriquece seu texto
-argumente fora do senso comum (clichê)
-faça uma divisão de parágrafos de maneira igualitária
-se atente aos 5 quesitos da conclusão:
–ação: o que será feito?
–meio/modo: como será feito? por meio de que?
–agente: quem fará isso? governo, midia, ongs, 3 poderes..?
–finalidade: afim de que isso será feito?
–detalhamento: descrição da ação e meio/modo
C1: 160
C2: 150
C3: 120
C4: 120
C5: 100
NOTA: 650
Maria_Cristina
-faltou contextualização durante o texto;
– Não atendeu todos os requisitos (quem, oque, como, para que e detalhamento), na proposta de intervenção.
-faltou explicar mais durante os parágrafos de desenvolvimento;
-repertório pobre, sem explicação, solto no texto.
-tese dificil de identificar, quando o corretor ler sua redação, sua tese deve estar clara e explicita.
C1: 160
C2: 150
C3: 120
C4: 120
C5: 100
NOTA: 650
Islasantos
Ola Marcela, sua redaçao esta ótima, introdução esta ok desenvolvimento tbm, mais falta algumas coisas, como mais conectivos e mais algum dado ou fato historico, isso é muito importante para pre encher sua redaçao ok! Ent tente se expressar cada vez mais e procura fatos melhores, sua conclusao esta realmente boa, ent tirando os fatores anterior sua nota sera de
Nota 650
maludominici
Vc tem que apresentar as teses que irá defender no seu texto logo na introdução (no último período), introduz mais conectivos no seu texto (os corretores gostam muito e o texto fica melhor) e coloca na conclusão o agente que vai resolver os problemas do texto, a ação que ele vai realizar, o meio que ele vai utilizar pra isso, o detalhamento da ação ou do meio e a finalidade que essa ação vai desenvolver.
Gostei muito da forma q vc incluiu os repertórios
Espero ter ajudado :)
Marcellar
OOOOI, muito obrigada pela correção, mesmo!!!
você me tirou muitas dúvidas e abriu muuuuiito a minha mente, se você puder sempre corrigir minhas redações (ou só dar uma passadinha por aqui) e observar minha evolução ficarei grata! Essa é a primeira redação que escrevo, fiquei sem saber como me expressar.
De novo, muitíssimo obrigadaaaaa