Iniciante

Tema: Valorização do idoso

  • 1

Na obra “Utópia” do escritor inglês Thomas More, é retratado  uma sociedade perfeita, na qual corpo social padroniza-se pela ausência de problemas e conflitos. De modo contrário, a sociedade hodierna brasileira não condiz com a descrita por More, como visto a partir do alto índice de idosos que sofrem desvalorização no país, fator que os invalida. Com base nesse viés, é válido discutir a importância do ato de valorização para o grupo idoso, bem como o principal entrave que impede de tantas pessoas ainda não pratiquem o tal.
      Com efeito, nota-se que a importância da valorização para a parcela idosa se relaciona com a sua alta capacidade de proporcionar um sentimento de cidadão ativo e pertencento. Tal situação ocorre, porque, esse sentimento é escasso entre o grupo, visto que, desde 1500, propaga-se um ideal de invalidação entre os idosos, onde os escravos mais velhos eram altamente descartados pelos seus senhores por não acrescentarem mais na mão de obra servil e gerarem despesas. Logo, essa comunidade faz alusão ao “estado de bases frágeis” dito pelo economista Caio Prado Júnior: não se sentem pertencentes nem ativos na sociedade. Desse modo, a valorização do Idoso funciona como uma espécie de âncora para uma parcela social com constante sentimento de exclusão, e afirma diretamente que os idosos são importantes. 

    Ademais, o principal entrave que impede que a valorização do Idoso não seja praticada, é o perfil mercadológico brasileiro, o qual acaba por descartar o que não traz lucro. Isso ocorre, porque, assim como dito pela socióloga Simone Beauvoir em sua teoria da descartabilidade social-o sistema capitalista investe apenas no que é lucrativo, isso inclui descartar o que não  gera renda. Assim, como o idoso não faz parte da população economicamente ativa (PEA), cria-se um ciclo de descartabilidade e negligência, contrariando a garantia dos direitos fundamentais de um povo dito pelo jornalista Gilberto Dimenstein, o de ser minimamente valorizado.
    Destarte, a questão da desvalorização do Idoso deve ser sanada. Para isso, é necessário que o poder público reforce campanhas e leis de reconhecimento a esta comunidade. Tal ação deve ocorrer por meio da criação de um projeto nacional de inclusão anciã, a qual irá promover, nas principais redes televisivas, como a Globo, campanhas publicitárias que detalham os direitos e a importância do Idoso para uma sociedade igualitária, estes irão ocorrer entre todos os comerciais vigentes para ressaltar sua importância.  Isso deverá ocorrer a fim de formar cidadãos que, cientes dos seus deveres e direitos formem juntos a tão sonhada sociedade “Utópica” dita por More.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá! Vou corrigir a redação de acordo com meus conhecimentos, tá?

    Sua redação está boa, mas poderia estar melhor.
    Você não colocou o tema, acredito que não prestou muita atenção na hora de postar o texto. É sempre bom revisar uma ou duas vezes antes de concluir a dissertação.
    Mas pelo que entendi, é sobre a valorização do idoso na sociedade brasileira.

    Bem, na introdução a citação é interessante, e você
    a relacionou bem com o tema. Mas a última frase está confusa, faltou um pouco de coerência na parte final: “Com base nesse viés, é válido discutir a importância do ato de valorização para o grupo idoso, bem como o principal entrave que impede de tantas pessoas ainda ❗não pratiquem o tal.” . Sugiro que procure sempre procure sinônimos, as vezes algum deles pode se encaixar melhor.

    D1- “cidadão ativo e pertencento”, acredito que seja “pertencimento”. Evite usar a palavra “escravo” , esse termo objetifica e desumaniza os negros que tiveram sua história e subjetividade apagados, e passa a ideia de aceitação também. Troque por “pessoas escravizadas”.
    Tem bastante repertório, muito criativo.
    Recomendo que revise um pouco de gramática, alguns erros são quase sempre impercetíveis.

    D2- não encontrei nenhum erro nesse parágrafo, muito bom.

    Conclusão- Tá ok também, todos os 5 tópicos estão presentes, mas o agente está um pouco vago, é sempre bom que você especifique esse agente.
    Pergunte-se sempre: quem é o responsável por essa ação? O Estado? O governo? Algum Ministério? Qual?

    Enfim, espero ter te ajudado, continue estudando e treinando que a sua redação sairá muito melhor da próxima vez.

    • 1
  2. Oiee, Irei corrigir sua redação conforme meus conhecimentos, mas já adianto que ficou muito boa, vc apresentar ter conhecimento sobre muitos repertórios e boa argumentação ..

    Introdução
    Na introdução você cita ”como visto a partir do alto índice de idosos que sofrem desvalorização no país, fator que os invalida.” suponho você tenha retirado dos textos motivadores, mas caso não, acredito que ficaria melhor se você tivesse apresentado um dado em conjunto que comprovasse essa fala, exceto isso, sua introdução ficou muito boa, você deixou bem explicito o que iria apresentar nos próximos parágrafos.

    Desenvolvimento 1
    Você apresenta bem o topico frasal, em seguida as causas, o dado e o fechamento, porém tem o erro ortográfico de pertencento, acredito que tenha sido na hora da digitação.

    Desenvolvimento 2
    Ficou muito bom, mas acredito que poderia melhorar citando a obra na qual o o jornalista Gilberto Dimenstein afirma esse ponto, no seu livro? Cidadãos de papel ou em outro momento?
    Assim como você citou a obra da Simone Beauvoir.

    Conclusão
    A sua conclusão parece completa, pois apresenta o agente, ação, modo, detalhamento e finalidade, além de retomar o repertório da introdução.
    C1 160
    C2 160
    C3 160
    C4 200
    C5 200

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.