A roda-d’água foi uma forma de utilizar a força da água pelos Gregos e Romanos na antiguidade. E a partir das invenções do homem, essa força passou a ser utilizada de outras formas, como nas usinas hidrelétricas, que geram energia elétrica através de turbinas. Porém, mesmo sendo uma fonte de energia limpa, os impactos são inerentes na construção de uma hidroelétrica, seja eles ambientais ou sociais.
Em uma primeira análise, de acordo com a 3° lei de Newton, toda ação tem sua reação. Com isso, mesmo a ação da construção da usina gerar benefícios, a reação do local vai ocorrer, ocasionando em impactos ambientais. Exemplo disso é a perda do hábitat dos animais presentes e como a construção provoca inundações ao redor do local, muitas árvores vão ser derrubadas podendo apodrecer e motivar a proliferação de mosquitos, que podem causar doenças.
Vale ressaltar, que os impactos sociais também é um problema. Exemplo disso foi na construção da usina hidrelétrica de Belo Monte no sudoeste do Pará, que a população ribeirinha era uma tribo indígena e eles contestava sair do local, que iria inundar com a construção. E observa-se que isso ocorre por conta que abandonar sua cultura e tudo que construiu em um lugar não é uma tarefa fácil, além dos prejuízos que serão proporcionados.
Infere-se, portanto, que ações que atenuem os impactos gerados pelas usinas hidrelétricas sejam tomadas. Para tanto, o governo deve promover auxílios as populações ribeirinhas por meio de mais investimento financeiro nos custos da construção, para que essas pessoas não sejam prejudicadas ao menos nesse âmbito. Cabe também ao ministério do meio ambiente solicitar que antes do empreendimento ser feito, os responsáveis deve promover, por meio de técnicos em meio ambiente, soluções para não impactar drasticamente a fauna e a flora do local. Somente assim, os impactos ambientais e sociais das hidroelétricas poderão ser mitigados.
Pedroo652015
Bem legal o tema e a tese defendida, possui uma opinião direta, uma coisinha só, tenta dar uma olhada em conectivos na relação de coesão e coerência do seu texto e uma olhada nas vírgulas também!’
Nathalya Beatriz
Uma coisa que faltou na sua redação foi a exposição de dados concretos que sustentem bem seus argumentos. Além disso, busque estudar um pouquinhos mais de conectivos e elementos de retomada, tanto entre os parágrafos como entre os períodos, afim de evitar ambiguidade e demonstrar domínio da variedade desses recursos. E por fim, na conslusão tente propor apenas uma proposta de intervenção, pois assim vc terá mais facilidade de seguir a ordem (ação, agente da ação, modo/meio com que a ação será realizada, finalidade da ação e detalhamento de um desses elementos) sem deixar nada para trás. Outro ponto que vc errou, tbm na proposta, foi ao dizer que o Ministério do Meio Ambiente deve elaborar soluções e não ter especificado quais soluções seriam essas, afinal, é isso que vc deve fazer nessa parte do texto: especificar todas as medidas e/ou soluções.
Com algumas observações e com prática, vc consguirá desenvolver um ótimo texto!
Andreza25
Evite gerúndios como ”evitando” opte por evita, torna o texto mais limpo.
”Com isso, mesmo a ação da construção da usina gerar benefícios, a reação do local vai ocorrer, e ocasiona impactos ambientais. ”
Em vez de ”Exemplo disso” pode utilizar ”Por exemplo,”.
Por fim na conclusão há a ausência do detalhamento, e com isso perderia 40 pontos da competência V.
Ótimo texto, preste atenção nas vírgulas.
Jffgg
Bem… a introdução foi coloca de maneira bem organizada. Mas a lei de ação e reação é a 3°lei de Newton isso iria tirá uns ponto de bobeira. Seu desenvolvimento foi bom mais tente desenvolver mais colocar mais informações que defenda sua opinião. Espero ter ajudado BONS ESTUDOS!!!
mariaferim
Olá, eu realmente adorei a sua redação. Gostei como você trouxe um contexto histórico na introdução e um fato da atualidade com a hidrelétrica de Belo Monte, usou muito bem os conectivos e a conclusão foi simples e direta apresentando o que deveria ser feito e por quem. Parabéns, ao meu ver ficou excelente.