Tema: Trotes Universitários.

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    A Constituição brasileira de 1988 assegura a todos os indivíduos da ampla criação de mecanismos para coibir atos de violência. No entanto, na prática, tal garantia é deturpada, haja vista o crescente número de trotes violentos nas universidades nacionais. Esse cenário antagônico ocorre não só por ser evidenciado como uma prática ritualista, mas também devido as punições insuficientes disprovidas por convênios estatais e universitários. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desse aspecto, a fim de mitigar os entraves para consolidação dos direitos Constitucionais.

        Precipuamente, é fulcral pontuar que a prática dos trotes nas universidades do país provém da caracterização deste como um conceito ritualista, cujo intuito é atribuir uma recepção aos novos alunos. Entretanto, muitos estudantes utilizam essa concepção para praticar atos violentos, gerando constrangimento, humilhação e até danos físicos as vítimas. Nessa perspectiva, segundo o Papa João Paulo II, a violência destrói o que ela pretende defender. Sob essa ótica, constata-se que a atribuição de atos violentos não só contraria a cultura do ritual, mas também provoca danos aos indivíduos e as universidades.

         Outrossim, é válido ressaltar que, de acordo com o pensamento do filósofo inglês Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, conquanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação governamental em detrimento de punições que coibam a prática indevida de trotes universitários, uma vez que sem a atribuição de uma punição severa, os estudantes se sintam tranquilos a praticar tal requisito, o que corrobora para perpetuação desse ato, violando, assim, a integridade dos direitos humanos.

        Portanto, subterfúgios exequíveis são necessários para conter o avanço dessa problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de mitigar a prática de trotes violentos nos convênios nacionais, cabe as universidades juntamente com o intermediário de leis governamentais, atribuir medidas permissivas mais severas, bem como a expulsão definitiva dos infratores, a fim de inibir a perpetuação dessa prática nas instituições de ensino. Sendo assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade universitária permeada pela efetivação dos elementos elencados pela Constituição.

 

 

 
Se possível gostaria que avaliassem a redação de acordo com as competências do Enem juntamente com uma nota. Obrigada!😙


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2 Correções

  1. Olá! Vou tentar te ajudar!
    -Competência 1: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 160 Pts
    -Competência 2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. 200 Pts
    – Competência 3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionadas ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados em defesa de um ponto de vista. 120 pts
    OBS: Então, achei o seu texto muito formal, mas tome cuidado com o excesso de conectivos pq eles atrapalharam um pouco a coesão do texto. Lembre-se que não é somente o “escrever difícil” digno de uma nota 1000″. Quanto mais fácil para os corretores entender o seu ponto de vista, melhor!!!
    Competência 4: Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. 160 Pts
    Competência 5: Elabora bem a proposta de intervenção relacionada ao tema e articula à discussão desenvolvida no texto. 160 Pts
    OBS: Só esqueceu do terceiro elemento (modo/meio)
    NOTA FINAL:800
    É isso, espero ter ajudado!!

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  2. Na minha perspectiva!
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa 200 pts
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo 160 pts
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 120 pts
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 pts
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural 120 pts
    Nota: 760 pts
    Boa Redação

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