Tema: Tabagismo no século XXI: problemas e consequências.

  • 1

           No seriado “Elite”- produzido pela Netflix- o uso do cigarro é algo corriqueiro, já que, ao menos uma vez por episódio, aparece alguém inalando “fumaças”. Tal película aborda um assunto que precisa ser discutido na sociedade: o tabagismo no século XXI e os impasses advindos dessa ação. Dessa maneira, medidas precisam ser desenvolvidas para combater a prática citada, porque ela gera problemas não só em âmbito individual, mas também suas consequências são sentidas por todos os cidadãos.

             A princípio, um dos primeiros obstáculos causados pelo tabagismo é a redução da qualidade de vida do dependente. À vista disso, é pertinente trazer o fato químico de que toda combustão incompleta gera alguma espécie de resíduo, o qual tem seu grau de toxidade bem grande. Nesse sentido, o ato de fumar é inalar substâncias agressivas ao corpo humano, tais como o monóxido de carbono, que é produzido pela queima parcial de átomos de carbono e tem a grande capacidade de diminuir o Potencial Hidrogeniônico do sangue, ou seja, tornar mais ácido, além de gerar problemas respiratórios, por causa da fuligem que é inalada nesse processo. Logo, fumar é uma ação que afeta diretamente o indivíduo.

            Além disso, o tabaco ameaça a todos. Acerca disso, é oportuno apresentar o conceito do fumante passivo para ilustrar esse argumento, uma vez que pessoas que inspiram a fumaça do cigarro, mesmo que não a tenha produzido, estão fadadas a sofrer dos mesmos males daqueles que usam o tabaco diretamente. Nessa lógica, a escolha de fumar nem sempre é algo individual, pois afeta outros cidadãos. Por consequência, um outro problema ocasionado pelo tabagismo é causar danos a muitos sujeitos.

          Propostas de intervenções, portanto, precisam ser criadas para resolver os problemas e as consequências dos cigarros na sociedade atual. Desse modo, o Ministério da Educação deve desenvolver uma maneira de instruir as crianças a não terem esse hábito. Sendo assim, por meio de palestras nas escolas, profissionais da saúde seriam convidados a conversar sobre os malefícios do tabagismo com estudantes, com a intenção de ensinar a repulsa sobre essa prática. Ademais, o Ministério da Saúde deve criar uma campanha contra a prática de fumar. Nessa perspectiva, por intermédio de avisos desse Órgão Estatal nas séries e filmes, episódios que mostrem alguma forma de tabaco apresentariam certos sinais de advertência a respeito dessa prática. Para que, assim, o tabagismo não seja mais naturalizado, como é no seriado “Elite”, e os obstáculos produzidos por ele sejam mitigados.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá
    Primeira observação: Está de parabéns, pois respeitou corretamente a organização de uma redação.
    Porém achei que está um pouco extensa, devido algumas coisas irrelevantes.
    Para te ajudar a melhorar sua redação, eu indico :
    Dentro da introdução: separe palavras chaves.
    Nesse quesito está de parabéns pois você escolheu palavras-chaves fortes!
    Sua situação ficou legal, porém uma pequena redução, te ajudaria a introduzir melhor.
    Exemplos de palavras fortes utilizadas por você:
    impasses advindos dessa ação.
    Medidas devem ser desenvolvidas. (Conclusão)
    Problema âmbito individual.
    Quando construímos uma redação, os parágrafos devem ter ligações. Por conta disso você não precisa detalhar suas palavras chaves, descrevendo de modo que seja compreendido e destaque curiosidade.

    Desenvolvimento: esse é o momento onde você deve explicar melhor suas palavras chaves.
    O seu primeiro parágrafo argumentativo, você deveria explicar os impasses advidos dessa ação.
    Porém você acrescentou uma nova palavra chave, que poderia ter colocado na introdução e explicou outra coisa. (Em outras palavras você, fugiu do assunto e ficou sem sentido.)
    O seu segundo parágrafo você pode e deve explicar o problema âmbito individual.
    Nesse quesito está de parabéns, pois dissertou corretamente, porém seu parágrafo poderia mais sobre de forma mais clara.

    Conclusão: nesse parágrafo, você deve acha uma proposta de intervenção para diminuir o problema, respeitando os direitos humanos.
    Sua conclusão acabou tomando espaço do seu segundo parágrafo argumentativo, você pode fazer uma redução.
    Minha indicação é encontrar uma nova palavra para o começo de sua conclusão.
    Como por exemplo:
    Em virtude dos fatos mencionados …
    Levando-se em consideração esses aspectos …
    Em vista dos argumentos apresentados …
    Dado o exposto …
    Tendo em vista os aspectos observados …
    Em virtude do que foi mencionado …
    Por todos esses aspectos …
    Sua conclusão está muito boa porém você pode diminuir – lá e melhorar esse começo.
    APENAS LEMBRE QUE, VOCE DEVE RESPEITAR OS DIREITOS HUMANOS (É MOTIVO DE DESCONTO DA NOTA, NO ENEM)

    DE VISÃO GERAL: você escreve muito bem, e para melhorar você pode:
    – encontrar novas palavras para iniciar
    – sempre ficar atento com os conectores e conjunções
    – utilizar novas palavras para sua finalização.
    – revisar a coesão

    Fui um pouco chata na correção para te ajudar conforme eu aprendi, espero realmente ter te ajudado e parabéns pelo seu esforço.

    • 0
  2. A introdução gostei bastante. O D1 achei que conseguiu passar a mensagem, contudo no segundo achei meio desconexo é redundante.
    A conclusão eu não entendi o uso das crianças sendo que não foram citadas em nenhum momento na argumentação, além disso a outra ação que propõe já existe por parte do governo se ainda insistir em colocar essa ação o correto seria falar para que o governo invista de maneira MASSIVA E eficiente . Parabéns pelo esforço

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.