Na série Peack Bilnders é retratado a realidade de uma gangue inglesa após a primeira Guerra Mundial. A princípio, evidencia-se o uso extremo de cigarros pelos gangsters, não só por ser considerado “chique” na época, mas sim, porque era o único modo de relaxar que eles encontravam enquanto lutavam no conflito. Tal hábito, é ainda extremamente habitual na sociedade comtemporânea. A influência social e cutural e a busca por tranquilizantes instantâneos são agravantes nessa situação.
Em primeira análise, em relação a influência social e cultural, não são tomadas medidas para reverter esse contexto. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabaco mata cerca de 8 milhões de possoas por ano. Inegavelmente, é notório a proporção imensa que esta droga tomou na sociedade. Nesse sentido, é inadmiscível que a a população, mesmo tendo consciência dos danos, continuem a praticar tal hábito. Afinal, na própria embalagem do produto tem-se todos as informações dos malefícios do uso habitual do tabaco.
Em segunda análise, enquanto existir a busca de acalmantes instantâneos não será possível reverter esta situação. Conforme a animação “Happinees” de Steve Cutts, o contexto global exige muito desgaste emocional, assim, a única fonte que os personagens encontram de amenizar seus problemas é utilizando bebidas drogas e outros meios. Na vida real, o tabaco sem dúvidas é um desses meios utilizados para melhorar e acalmar inúmeras pessoas. Como dito por Pablo Neruda ” Você é livre para fazer suas escolhas, mas se torna prisioneiro das consequências”. Logo, a nação sofrerá com os danos desta droga.
Assim, faz-se necessário que medidas sejam tomadas. O Ministério da Saúde juntamente com o Governo Federal, por meio de leis constitucionais, devem elevar o preço do tabaco e de produtos que comprometam a saúde da população, para que os indivíduos adquiram cada vez menos essa droga. Consequentemente, o número de possíveis casos de dependência que viriam a surgir diminuiriam, tendo em vista que maior parte da população nacional tem baixa condição monetária. Desse modo, tomando-se as medidas discutidas,a realidade advinda desde a época dos Peack Blinders em 1900 poderá ser transformada.
Corrigir conforme as competências do Enem por favor
[email protected]
Olá!
Seu texto está muito bom, de verdade.
Percebi alguns erros de concordância e pontuação, e acho que poderia ter argumentado um pouco mais. Mas seu texto é coeso e coerente, a série e a animação se encaixam bem no texto como repertórios socioculturais.
Na proposta de intervenção, você acha que elevar o preço desses produtos vão fazer com que sejam menos consumidos? (fica aí a reflexão, levando em consideração o vício pela cigarro e seu inibidor a nicotina)
C1:120
C2:140
C3:160
C4: 160
C5: 120
NOTA: 700