Mestre

Tema: “SUS: os desafios e importância da saúde pública no Brasil”

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A alquimia é uma prática arcaica que era recorrente em grande parte do mundo, presente em documentos europeus e asiáticos. Entre todos os seus objetivos principais, os alquimistas buscavam o Elixir da Longa Vida. Sintetizada pela Pedra Filosofal, a panaceia garantiria saúde duradoura e imortalidade àquele que a bebesse. Reis e imperadores, logo, ansiavam pelo remédio utópico e apoiavam os praticantes da alquimia com o intuito de adquiri-lo. Da mesma forma, contemporaneamente, a população brasileira implora por acesso a saúde básica. Entretanto, o sucesso desta demanda aparenta ser menos provável que a obtenção do elixir fantasioso.

A priori, é necessário reconhecer que o Brasil é um país continental populoso. Em razão de mais de 162 milhões de pessoas utilizarem o serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), há filas comunais e uma demora imprescindível no atendimento. Portanto, é compreensível que ocorra priorização nas consultas, na qual o sistema investe mais esforço e tempo em problemas de maior gravidade. Todavia, como estes estão em menores quantidades, existe um desiquilíbrio concatenado ao Efeito 80/20, desenvolvido pelo italiano Pareto. Conforme a lógica desta teoria, a maioria da atenção médica é destinada à minoria dos enfermos e, assim, o contrário desta afirmativa também prova-se igualmente verdadeiro.

Devido a tal configuração de atendimento, a pior dificuldade a ser enfrentada pela saúde brasileira surge quando pacientes que foram ignorados ou negligenciados desenvolvem enfermidades mais perigosas que aquelas que possuíam anteriormente. Ou, noutro caso, doenças de altos riscos cujos sintomas assemelham-se a inconvenientes menores de saúde — tal qual um indivíduo com dengue sentindo-se febril — são completamente subestimadas e não são tratadas devidamente. Neste sentido, cria-se um Efeito Bola de Neve, o qual resultará na multiplicação vertiginosa de casos de mazelas sérias. Este fenômeno, então, terá como consequência o colapso inevitável do SUS.

Diante do exposto, medidas são necessárias para impedir que a resultante prevista não concretize-se. Cabe ao SUS aplicar em suas unidades hospitalares um sistema de atendimento inspirado no esquema de produção do Fordismo. Isto é, a divisão de do processo de assistência médica em setores que satisfarão as necessidades de quaisquer moléstias e complicações de saúde separadamente, com a classificação dada por seus respectivos graus de emergência. Deste modo, a organização do atendimento aprimorar-se-á e, consequentemente, o acesso à saúde pública. Este, por fim, deixará de ser uma realidade tão utópica quanto o Elixir da Longa Vida.

Adoraria muito se pudessem dar nota de acordo com as competências, mas se não for possível, a correção será igualmente bem vinda. Agradeço desde já por qualquer crítica construtiva!

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2 Correções

  1. Olá Ace, beleza?
    Bom, analisei sua redação, segue os excertos.
    •Excelente redação! Não há erros gramaticais, todavia, considere atentar ao uso moderado de figuras de linguagens. “Da mesma forma, contemporaneamente, a população brasileira implora por acesso a saúde básica. Entretanto, o sucesso desta demanda aparenta ser menos provável que a obtenção do elixir fantasioso”. Tal trecho, denota a ideia de Paradoxo, a saber, consiste numa preposição aparentemente absurda, resultante da união de ideias contraditórias. Ora, como cabe ao SUS adequação ao sistema equiparado ao Fordismo, se neste trecho, há uma flagrante e aparente contradição de ideia? (O êxito da organização do atendimento do Sistema Único de Saúde em contraste com a obtenção do Elixir da Longa Vida) lembre-se que com base na gramática portuguesa-br, a interpretação e compreensão de texto consistente em textos literários e não literários subsumem no primeiro, a criação, invenção, ainda que baseado em fatos reais, mas que evidentemente não é verdade, ao passo que os não literários partem da premissa de cumprir a função utilitária, com informações fidedignas, ou seja Informar, notificar, esclarecer.
    •Mano, realmente espetacular sua abordagem com ilustração no período medieval e era moderna. Me fez lembrar jogos épicos que possuem alquimia, Skyrim e The Wither III, o problema é que quando se elabora uma redação, você escreve para algum leitor, e esse leitor nada mais é que o próprio examinador aparentemente na bagagem cultural dele, a depender da idade, ele pode estranhar…
    •Atentar ao uso correto de linhas, mínimo fica entre 10 a 15 e o máximo de 30.
    200 – Competência 1: Alto domínio da norma culta da língua escrita.
    200– Competência 2: Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema. Argumentação muito bem embasada com sustentáculo em outras disciplinas combinadas com a epistemologia.
    190– Competência 3: Selecionar e organizar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista. O texto foi pautado em exposiçao de ideias e leva em conta inclusive o texto dissertativo-argumentativo (que e é aquele que apresenta juízo de valores) , o que a pessoa pensa a respeito sobre o tema, desta forma interferindo no processo de fala sobre determinado tema.
    200 – Competência 4: Domínio de mecanismos linguísticos para a construção da argumentação. Vasto conhecimento na temática abordada.
    170– Competência 5: Proposta de intervenção. (A utópica realidade no SUS é questionável) é bem verdade que a saúde pública em alguns lugares do Brasil é precária, haja visto a falta de infraestrutura de alguns hospitais, e alguns fatores externos nas políticas públicas criadas pelo Governo, são de fato arruinosas. Inclusive circuncudam nesse contexto, a corrupção, a desvalorização do profissional da saúde em vista do salário. Mas hodiernamente, o SUS tem demonstrado eficiência nos serviços prestados, principalmente em decorrência da atual pandemia.
    TOTAL: 960
    Espero ter ajudado! (Qualquer dúvidas, às ordens).
    Nunca desista. Avante!

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  2. Boa tarde,
    1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 200
    2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema. 200
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Nesse vale a pena mencionar, que no terceiro paragrafo você escreveu sobre o Efeito 80/20, mas não explicou muito bem como funciona. 180
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 180
    5. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 200
    Nota final 960.
    Achei a redação muito boa, continue assim.

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