No filme “As Sufragistas”, onde inúmeras mulheres se unem buscando seu direito de voto e lutando por igualdade social, exprime que é inegável a necessidade da união feminina como uma aliança. Apesar de ser uma questão necessária, alguns fatores estorvam o movimento como a objetificação da mulher – estreitamente ligada ao capitalismo- e a famigerada rivalidade feminina.
À medida que o capitalismo ampliou-se, passaram a vender um padrão de “mulher perfeita” praticamente inalcançável e usar a imagem feminina como um produto comercial como se pode ver na indústria do cinema e em propagandas. Destaca-se no documentário “Miss Representation” o quão a imagem depreciativa das mulheres na mídia contribui para a baixa representatividade. Logo que, tais padrões subitamente lucram sob a imagem construída quando as mulheres têm sua autoestima abalada buscando se encaixar nos padrões de revista e, consequentemente, do olhar masculino.
Analogamente, a imagem da mulher é geralmente ligada ao famoso pecado capital da inveja e ã falsidade, sendo um pensame to enraizado na sociedade e agudamente equívoco. Nota-se que tal pensamento coloca as mulheres como rivais confrontando a ideia de sororidade. Por outras palavras, quando uma mulber compete com outra mulher prejudica a si mesma, já que uma rede de laços sociais tem mais força, tornando a desunião desinteressante. Consoante que essa rivalidade fortalece o machismo estrutural e mostra que não há vantagem na desunião.
Em síntese, é de suma importância usar meios de comunicação para compartilhar os princípios de sororidade e encorajar as mulheres bem como respeitar umas às outras. Também é necessário desconstruir os estereótipos capitalistas erguidos em cima da imagem da mulher, não mais a vendo como mercadoria e propaganda, mas também como ser humano. Ademais, é fundamental dar forças a movimentos em prol do fim da desigualdade social. Como disse Joss Whedon, “A igualdade é como a gravidade, uma necessidade”.
tema: Sororidade e união entre as mulheres
Compartilhar
Maria Júlia Alves
Você contextualizou o tema usando uma alusão cultural citando o filme “As sufragistas”, apresentou a sua tese: A rivalidade feminina e a objetificação da mulher como fatores que agem contra a união feminina, sendo o ultimo influenciado pelo capitalismo (mas vamos deixar bem claro que basicamente tudo é influenciado pelo capitalismo).
No primeiro parágrafo você tentou defender o seu primeiro argumento: “A objetificação da mulher”, mostrando o poder da mídia na propagação de um padrão de beleza feminino. Na minha opinião, faltou mostrar como isso impacta o alto consumo de tratamentos estéticos e produtos de beleza no geral, bem como o padrão de beleza empregado sendo o europeu contribui para uma falta de aceitação cultural em relação as mulheres que possuem outras etnias.
Na primeira frase do segundo parágrafo do desenvolvimento, como você relacionou a imagem como um pecado capital, você poderia abordar o caráter machista presente na religião católica, sendo a que predomina no territória nacional, e como eles moldam o pensamento crítico dos seus fieis. O que contribui para a rivalidade feminina, já que o publico feminino desta religião muitas vezes dissemina o ódio em relação as outras mulheres que possuem um “estilo de vida” diferente.
Resumidamente, achei que sua tese estar bem colocada no parágrafo introdutório mas você poderia ter utilizado mais argumentos no desenvolvimento para defendê-la.
A repetição de palavras está muito presente em seu texto.
No seu parágrafo conclusivo, você só mostrou o que poderia ser feito não apresentou como isso poderia ser feito, quem deve fazer, qual a finalidade disto, a falta destas informações tira pontos na quinta competência avaliada pelo Enem. Você escreve bem, com pratica vai ser maravilhosa. Foco!, bons estudosssssss <3
Maria Eduarda Campos
Olá
Seu texto está muito bom, seus repertórios são bons e seu desenvolvimento foi completo.
Na minha opinião é preciso melhorar a sua conclusão, pois vc não citou nenhum agente, nem meio/modo. Então sua conclusão ficou um pouco confulsa.
Outro ponto seria deixar a sua tese mais explícita. Para que não haja dúvidas quanto ao seu ponto de vista.
C 1: 120
C 2: 160
C 3: 120
C 4: 120
C 5:120
Cristiiina
Achei sua redação bem didática, notei apenas que têm repetição das palavras: mulheres, mulher e imagem tente usar sinônimos, e um erro de digitação na palavra mulher no segundo desenvolvimento, tirando isso sua redação está boa.