Tema: sistema educacional no Brasil
Atualmente, o sistema educacuonal no Brasil enfranta uma crise que prejudica a realidade de crianças e jovens. Nesse âmbito, destaca-se a má administração de verba por parte do Estado e a falta de senso crítico da população como provenientes dessa problemática. Portanto, é dever do governo a proposição de medidas para amenizar essa questão.
Primeiramente, vale salientar que a negligência governamental é um fator de imperiosa importância para analizar-se. Nesse viés, é valido citar Kant, pensador que afirma: ” o homem é aquilo que a educação faz dele”. Nessa perspectiva, observa-se que a educação é imprescindível para a sociedade brasileira, no entanto, o governo não tem dado a devida importância para isso, pois passa por momentos de crise e combate à corrupção, fatores que comprometem o ensino do país e entram em consonância com a falta de criticidade do cidadão ao votar, uma vez que não têm senso crítico para tal e, como consequência, elegem políticos corruptos que drenam verbas destinada à área da educação.
Em segundo lugar, cumpre lembrar, em relação ao aspecto supracitado quanto à falta de senso crítico, que é consequência que problematiza o país. Nesse viés, observa-se que as escolas públicas e privadas, ao não possuírem um ensino adequado devido ao fator supramencionado, gera uma sociedade carente dos elementos básicos para o estabelecimento de ordem em um ambiente conforme Durkheim em seus estudos das instituições sociais — família, escola, Estado, religião. Portanto, torna-se perceptível que a falta de entendimento afeta toda a nação, desde a eleição errônea de indivíduos na política até a pobreza, uma vez que as pessoas sem escolarização não possuem grau de habilidade necessário para a concorrer a uma vaga de emprego.
Dessarte, cabe ao Ministério da Educação a criação de mais escolas por meio de recursos enviados do governo com a finalidade de promover mais jovens escolarizados. Ademais, cabe também ao governo a proposição de medidas anti-corrupção destinadas à cassação de políticos corruptos e ao não desvio de verbas para as medidas do Ministério supradito. Destarte, se todos esses elementos forem contemplados, poderá haver uma mitigação na questão da crise no sistema educacional.
Samir soares
Competência 1-160
Competência 2-200
Competência 3-160
Competência 4-200
Competência 5-200
Nota: 960
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Tema: sistema educacional no Brasil
Atualmente, o sistema [1]educacuonal [2]no Brasil [3]enfranta uma crise que prejudica a realidade de crianças e jovens. Nesse âmbito, destaca-se a má administração de verba por parte do Estado e a falta de senso crítico da população como provenientes dessa problemática. Portanto, é dever do governo a proposição de medidas para amenizar essa questão.
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[1]= educacional
[2]= entre vírgulas
[3]= enfrenta
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Primeiramente, vale salientar que a negligência governamental é um fator de imperiosa importância para [1]analizar-se. Nesse viés, é valido citar Kant, pensador que afirma: ” o homem é aquilo que a educação faz dele”. Nessa perspectiva, observa-se que a educação é imprescindível para a sociedade brasileira, no entanto, o governo não tem dado a devida importância para isso, pois passa por momentos de crise e combate à corrupção, fatores que comprometem o ensino do país e entram em consonância com a falta de criticidade do cidadão ao votar, uma vez que não têm senso crítico para tal e, como consequência, elegem políticos corruptos que drenam verbas destinada à área da educação.
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[1]= analisar
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Em segundo lugar, cumpre lembrar, em relação ao aspecto supracitado quanto à falta de senso crítico, que é consequência que problematiza o país. Nesse viés, observa-se que as escolas públicas e privadas, ao não possuírem um ensino adequado devido ao fator supramencionado, gera uma sociedade carente dos elementos básicos para o estabelecimento de ordem em um ambiente conforme Durkheim em seus estudos das instituições sociais — família, escola, Estado, religião. Portanto, torna-se perceptível que a falta de entendimento afeta toda a nação, desde a eleição errônea de indivíduos na política até a pobreza, uma vez que as pessoas sem escolarização não possuem grau de habilidade necessário para a concorrer a uma vaga de emprego.
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Sem erros
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Dessarte, cabe ao Ministério da Educação a criação de mais escolas por meio de recursos enviados [1]do governo com a finalidade de promover mais jovens escolarizados. Ademais, cabe também ao governo a proposição de medidas anti-corrupção destinadas à cassação de políticos corruptos e ao não desvio de verbas para as medidas do Ministério supradito. Destarte, se todos esses elementos forem contemplados, poderá haver uma mitigação na questão da crise no sistema educacional.
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[1]= pelo
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* Embora seu texto tenha um ótimo projeto de texto, ele ainda tem algumas falhas. Revise-o com calma e atenção e lembre-se de que tudo precisa estar conectado, da introdução à conclusão. não só… como também, Na sua redação, a maior parte das informações foram devidamente desenvolvidas, mas algumas ainda foram pouco exploradas. Por isso, lembre-se: sempre que inserir uma informação na sua redação, certifique-se de que ela está bem desenvolvida. Isso quer dizer que não basta fazer afirmações soltas, mostre o porquê de elas estarem em seu texto.
João_Pedro_7686
Competência 1-160
Competência 2-200
Competência 3-160
Competência 4-200
Competência 5-200
Nota: 960
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* Seu texto teve algumas “pontas soltas” cuidado com elas
* Confira, no início, os seus erros: educacional, enfrenta, “no Brasil” entre vírgulas
* Analisar, no D1
* Pelo, na conclusão
Beatrizcosta123
Tem alguns erro ortograficos e a sua proposta de intervenção está incompleta, pois falta o detalhamento. Tirando isso o resto esta ótimo. Seu desenvolvimento, como ja disseram ai em cima e eu concordo, está muito bom. Na conclusão tambem achei ela m pouco poluida e um pouco grande demais. Continue Treinando bastante e não desista =)..
Lucas.B
Vamos lá!! ;)
“Atualmente|1|, o sistema educacuonal|2| no Brasil enfranta|2*| uma crise que prejudica a realidade de crianças e jovens. Nesse âmbito, destaca-se|3| a má administração de verba por parte do Estado e a falta de senso crítico da população como provenientes dessa problemática. Portanto, é dever do governo a proposição de medidas para amenizar essa questão.”
~1: Não é recomendável iniciar com ” Atualmente”,” No contexto contemporâneo”… Poque necessita fazer uma comparação, contextualizar o tema ou explicar algo antes.
~2: ” educacional”. Antes de enviar o texto, faça uma boa revisada para que erros desse tipo não passem.
~2*: “enfrenta”.
~3: “Destac[am]-se”. O verbo deve estar no plural, pois se refere a dois sujeitos :”1.a má administração de verba por parte do Estado e 2.a falta de senso crítico da população”.
~ Aconselho-o a contextualizar o tema com livros, filmes, séries, músicas…Iniciar com, “atualmente” e em seguida” o sistema educacional no Brasil enfrenta uma crise que prejudica crianças e adolescentes” não se torna produtivo no início, pois mais se parece com um tópico frasal do que com uma contextualização.
“Primeiramente, vale salientar que a negligência governamental é um fator de imperiosa importância para analizar-se|1|. Nesse viés, é valido citar Kant, pensador que afirma: ” o homem é aquilo que a educação faz dele”. Nessa perspectiva, observa-se que a educação é imprescindível para a sociedade brasileira, no entanto, o governo não tem dado a devida importância para isso, pois passa por momentos de crise e combate à corrupção, fatores que comprometem o ensino do país e entram em consonância com a falta de criticidade do cidadão ao votar, uma vez que não têm senso crítico para tal e, como consequência, elegem políticos corruptos que drenam verbas destinada à área da educação.”
~1: “anali[s]ar-se” com “S”.
~ Este parágrafo está confuso: 1)”vale salientar que a negligência governamental é um fator de imperiosa importância para anali[s]ar-se”. Aqui você citou uma argumento diferente do que foi colocado/planejado na introdução, “negligência” torna-se diferente de “má-administração”. Para que isso seja, n mínimo coerente, você teria de explicar o por quê e como a “negligência” são sinônimos, o que sobrecarregaria o seu desenvolvimento.
2)”Nessa perspectiva, observa-se que a educação é imprescindível para a sociedade brasileira”.Aqui, você afirmou que a edução e essencial para a sociedade BR. No entanto, como esse fato não e demenostrado, isto é, faltou exemplos disso.Tente desenvolver mais a citação: relacionado, citando exemplos e tals.
~ Recomendo a você organizar de forma extratégica as informações, por exemplo, no tópico frasal você fala da negligência, o que não foi citado/planejado no início, e depois desenvolve essa informação baseada em três argumentos (1 a corrupção 2 a falta de criticidade 3 a negligência.) que carecem de base legítima e exemplos.:)
“Em segundo lugar, cumpre lembrar|1|, em relação ao aspecto supracitado quanto à falta de senso crítico, que é consequência que problematiza o país. Nesse viés, observa-se que as escolas públicas e privadas, ao não possuírem um ensino adequado devido ao fator supramencionado, gera uma sociedade carente dos elementos básicos para o estabelecimento de|2| ordem em um ambiente conforme Durkheim em seus estudos das instituições sociais — família, escola, Estado, religião. Portanto, torna-se perceptível que a falta de entendimento afeta toda a nação, desde a eleição errônea de indivíduos na política até a pobreza, uma vez que as pessoas sem escolarização não possuem grau de habilidade necessário para a concorrer a uma vaga de emprego.”
~1: ” que” fica nesse lugar, não depois da oração intercalada.
~2: ” da” ordem, substantivo feminino.
~ Estrture melhor esse tópico frasal, ficou um pouco desorganizado, aliais, seria mais viável usar o argumento da “falta de crticidade da população” somente no segundo parágrafo, utiliza-lo como consequência do primeiro seria uma boa, por exemplo. Sobre a citação de Durkheim, recomendo a extrair melhor o que o ele disse, pois quase não se sabe o que afirma os estudos dele. Cite, portanto, tais afirmações de forma direta ou indireta, reescrevendo a frase ou parafraseando-a, assim você deixará claro e explicíto o alinhamento o pensamento do autor e o seu argumento.:)
“Dessarte, cabe ao Ministério da Educação (agente) a criação de mais escolas (ação) por meio de recursos enviados do|1| governo(meio*) com a finalidade de promover mais jovens escolarizados (finalidade). Ademais, cabe também ao governo (agente) a proposição de medidas anti-corrupção destinadas à cassação de políticos corruptos e ao não desvio de verbas (ação) para as medidas do Ministério supradito. Destarte, se todos esses elementos forem
.contemplados, poderá haver uma mitigação na questão da crise no sistema educacional.”
~1: “pelo”, pois há a junção (por+ o).
~ Você apresentou duas propostas. A primeira faltou o detalhamento, o que deixaria mais papável a intervenção, por exemplo, “por meio de recursos enviados do governo” Quais recursos? De que forma fazer isso? Ao fazer uma intervenção, tais perguntas deve estar respondidas. A segunda foi um anexo da primeira, o que é ruim, pois, uma vez que se escolhe a ação principal/interventora, outra intervenção deve atender aos problemas perifericos, isto é, a primeira intervenção é a que resolve o problema, a segunda resolveria o segundo aspecto citado, a “má administração”, argumento escolhido no início, porém, você atrelou a primeiro com a segunda, você condicionol a intervenção principal:” As medidas do Ministerio so ocorreram se o governo resolver a corrupção”.
Acho que extendi um pouco, kk foi mal.
Espero ter ajudado.
Boa sorte e bons estudos!! ;)
Smirna
Vou tentar corrigir estilo Enem, okay?
C1: 120
Você está se descuidando um pouco na escrita, entre palavras e pontuação errada. Não vou listar tudo, mas alguns exemplos.
“O sistema EDUCACUONAL no Brasil ENFRANTA uma crise…” – Educacional e enfrenta.
“importância para ANALIZAR-SE.” – Analisar-se.
“Pois passa por momentos de crise…” – Depois de “POIS” deveria ter uma vírgula.
“Drenam verbas destinada à área…” – Não a concordância em “VERBAS DESTINADA”, para estar de acordo com o texto ambos deveriam estar no singular.
Podem parecer pequenos, mas muitos erros assim desvalorizam muito seu texto.
C2: 120
Nota-se que a discussão entre os pontos que você escolheu para serem discutidos e a escrita em si não mantiveram ligação.
Argumentos não terminados, como o do 2° parágrafo. Você iniciou enfatizando a negligência governamental, cortou para uma citação de Kant sobre a importância da educação, relata que essa é importante para o Brasil, depois diz que não é tratada como deveria e, no fim, só fala que o país passa por um momento de crise e que isso compromete o ensino.
Percebeu como é confuso? Isso prejudica seu texto, o torna massivo e difícil de ler, uma vez que o tema central do parágrafo some no meio disso tudo.
C3: 80
No geral a proposta foi compreendida, mas a ideias estão muito superficiais. Você não organizou corretamente os pontos a serem discutidos. É totalmente NÃO RECOMENDADO discutir os dois argumentos no mesmo parágrafo.
Dessa maneira, seu 3° parágrafo foi basicamente só enrolação, já que você disse o essencial anteriormente.
Além disso, você não usou de nenhuma fonte algum argumento para reforçar o seu, apenas dados pessoas que acredita serem o problema. Assim, seu texto fica fraco, sem conteúdo.
Finalmente, seu texto está muito mal dividido. Tem-se, respectivamente, 5, 9, 10 e 7 linhas. Além de ser esteticamente feio, percebe-se imediatamente a insuficiência ou excesso de argumentação em alguma parte. Busque sempre equiparar todos os trechos.
C4: 160
Apesar de vários erros de pontuação, o uso de conectivos foi bem realizado. Você possui um bom repertório nesse quesito.
C5: 80
Sua conclusão está muito poluída. O uso de dois é aconselhável quando postos para trabalharem juntos, você os colocou separadamente e isso deixou sua conclusão muito grande e desorganizada.
Uma conclusão necessita de 5 elementos: AGENTE, AÇÃO, MODO, EFEITO e DETALHAMENTO.
Dessarte, cabe ao Ministério da Educação(AGENTE) a criação de mais escolas(AÇÃO) por meio de recursos enviados do governo(MODO) com a finalidade de promover mais jovens escolarizados(EFEITO). Ademais, cabe também ao governo(AGENTE) a proposição de medidas anticorrupção destinadas à cassação de políticos corruptos e ao não desvio de verbas para as medidas do Ministério supradito(AÇÃO). Destarte, se todos esses elementos forem contemplados, poderá haver uma mitigação na questão da crise no sistema educacional.
Percebeu que ambas as propostas estão incompletas?
Vocês prolongou demais a resolução do problema e no fim não satisfez completamente em nenhum dos casos.
TOTAL: 560
Scarlet123
Olá, tudo bem? Aqui está a minha nota para a sua redação:
C1: 120 ( No primeiro parágrafo: educacuonal, enfranta; no segundo parágrafo: analizar-se
Primeiramente, vale salientar que a negligência governamental é um fator de imperiosa importância para ANALIZAR-SE. Nesse viés, é valido citar Kant, pensador que afirma: ” o homem é aquilo que a educação faz dele”. Nessa perspectiva, observa-se que a educação é imprescindível para a sociedade brasileira, no entanto, o governo não tem dado a devida importância para isso, pois passa por momentos de crise e combate à corrupção, fatores que comprometem o ensino do país e entram em consonância com a falta de criticidade do cidadão ao votar, uma vez que não TÊM (não deveria ter acento, pois está se referindo a 1 cidadão) senso crítico para tal e, como consequência, ELEGEM (Deveria estar no singular, pois está se referindo a cidadão) políticos corruptos que drenam verbas destinada à área da educação.
Em segundo lugar, cumpre lembrar, em relação ao aspecto supracitado quanto à falta de senso crítico, QUE É A CONSEQUÊNCIA QUE PROBLEMATIZA O PAÍS ( Você deveria reformular essa frase, ela um pouco estranha). Nesse viés, observa-se que as escolas públicas e privadas, ao não possuírem um ensino adequado devido ao fator supramencionado, gera uma sociedade carente dos elementos básicos para o estabelecimento de ordem em um ambiente conforme Durkheim em seus estudos das instituições sociais — família, escola, Estado, religião. Portanto, torna-se perceptível que a falta de entendimento afeta toda a nação, desde a eleição errônea de indivíduos na política até a pobreza, uma vez que as pessoas sem escolarização não possuem grau de habilidade necessário para a concorrer a uma vaga de emprego.
Dessarte, cabe ao Ministério da Educação a criação de mais escolas, (Acho que ficou faltando a vírgula) por meio de recursos enviados do governo, (Acho que ficou faltando a vírgula) com a finalidade de promover mais jovens escolarizados. Ademais, cabe também ao governo a proposição de medidas anti-corrupção destinadas à cassação de políticos corruptos e ao não desvio de verbas para as medidas do Ministério supradito. Destarte, se todos esses elementos forem contemplados, poderá haver uma mitigação na questão da crise no sistema educacional.
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 160 ( A proposta de intervenção está incompleta, só apresenta 4 elementos, ficou faltando o detalhamento)
Nota final: 880
gcb28
Oi, primeiramente bom dia né, se a sua redação é para ser no estilo do ENEM, não se pode apresentar que é necessário uma resolução para um problema logo no primeiro paragrafo, você apenas apresenta qual é a problemática para depois, no ultimo paragrafo propor soluções.
Na segunda parte do texto foi colocada uma citação, elas são ótimas mas são muito perigosas se você não sabe ela de cor com todas as letras, que foi o que aconteceu, a citação de Kant não é ”O homem é aquilo que a educação faz dele” mas sim “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”, nesse caso a frase não estaria errada se você tivesse descrito “parafraseando Kant ‘O homem é aquilo que a educação faz dele'”, então tomar mais cuidado com citações.
Eu achei a abordagem do desenvolvimento do texto muito boa, não se alguém mais que for corrigir irá discordar, mas para mim ficou muito bom.
E no ultimo paragrafo foi apresentada uma solução para o problema, que pra mim também ficou muito bom, a unica coisa que eu acho interessante falar sobre essa parte foi a repetição, mesmo que em outra oração, do termo “dessarte”, acho que na segunda vez que ele foi usado você poderia ter substituído por outros termos semelhantes, como: assim, deste modo, desta forma, desta maneira, pra não correr o risco de ficar repetitivo.
Fora esses detalhes acho que ficou tudo muito bom, falando de uma maneira gera, são poucas coisas que seriam necessárias mudar, e são apenas pequenos ajustes.