Na série “Os Carcereiros” é exibido as nuances que perpassam o sistema carcerário brasileiro. Dessa forma, a história fictícia é correspondente à realidade hodierna no país, já que apresenta os desafios que são refletidos nas causas dos problemas e nas consequências como possíveis soluções.
Em primeira análise, é relevante ressaltar a importância de analisar os vieses que mantêm o embaraço em instabilidade. Sob tal ótica, a questão dos presídios no Brasil é frequentemente associada às práticas desumanas em relação à manutenção vital dos encarcerados, a exemplo da exibição no programa televisivo “Fantástico”, ao mencionar a superlotação, a ausência de insumos – desde a falta de agentes penitenciários a inexistência de materiais alimentícios e higiênicos – e afins, como fatores essenciais no entrave para o processo de um sistema estabilizado. Logo, é substancial a mudança dessa conjuntura errônea do modelo para cárceres brasileiros.
Outrossim, consoante o pensamento popular, “bandido bom é bandido morto”, com o intuito de decrescer o número de presos nos presídios e, por conseguinte, extinguir a criminalidade que permeia na sociedade. No entanto, esses conceitos arcaicos não garantem a diminuição dos crimes e a solução da problemática do sistema prisional. Por isso, é necessário a adoção de medidas consistentes para tal resolução, como, por exemplo, a Rússia, que através de procedimentos educativos, está fechando diversas penitenciárias. Nesse sentido, a aquisição de alternativas pertinentes à contenção da crise prisional brasileira devem ser tomadas de modo urgente.
Portanto, infere-se que o Governo Federal – instância máxima do Poder Executivo – deve criar projetos para a manutenção e a funcionalidade do modelo prisional . Essa medida poderá ser executada por meio da fiscalização constante nos presídios, assim como atribuir formas diferentes no tratamento dos presos, ao analisar os erros para possibilitar os acertos, com o fito de abolir os imbróglios do sistema carcerário no Brasil. Enfim, a partir dessas ações, as cenas de “Os Carcereiros” não serão mais confundidas no âmbito real brasileiro.
luizamarinho
Olá, Juh! Vamos à sua correção. Irei pontuar algumas coisas antes de dar a nota geral.
* Depois de ” Na série “Os Carcereiros” coloque uma vírgula.
* “SÃO EXIBIDAS as nuances que […]” – Cuidado com a concordância.
* Eu aconselho colocar de cara, na introdução, os tópicos que serão abordados nos demais parágrafos, pois isso evidencia a formação concreta de um projeto de texto, e sua nota na C3 vai subir. Se você disse, na introdução, que vai valar sobre causas e consequência, exemplifique elas logo.
* Não entendi o final da introdução. Consequências como solução??
* Você aborda, no 2 parágrafo, a questão do ambiente inóspito proporcionado aos prisioneiros. Senti falta, apenas, de um dado para comprovar essa situação e de uma responsabilização. Quais os culpados por isso?
* Outrossim, senti falta de uma melhor explicação acerca do seu argumento no 3 parágrafo: “esses conceitos arcaicos não garantem a diminuição dos crimes e a solução da problemática do sistema prisional.” Por que eles não garantem? Como você pode afirmar isso??
* “como, por exemplo” é uma expressão redundante. Ou você utiliza “como”, ou usa “por exemplo”.
* Sua proposta é muito bem detalhada e coerente com os argumentos. A moça aí de cima se equivocou com a nota da C5. Percebe-se que há o detalhamento da finalidade, veja: A finalidade, em si, é essa: “com o fito de abolir os imbróglios do sistema carcerário no Brasil”. Seu detalhamento é esse: ” Enfim, a partir dessas ações, as cenas de “Os Carcereiros” não serão mais confundidas no âmbito real brasileiro.” Logo, depreende-se que sua nota na C5 será máxima.
NOTAS GERAIS ———————————————————————-
C1 (160) – O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação e de concordância.
C2 (200) – O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Tem-se abordagem completa do tema e, pelo menos, um repertório produtivo.
C3 (160) – Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
C4 (200) – O participante articula as partes do texto com ausência de inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
C5 (200) – O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, com suficiente detalhamento.
TOTAL = 920.
Parabéns, gata :)
Stéffanysoares
920-você perdeu 40 pontos na C1,e perdeu 40 na C5 faltou um pouco de detalhamento!
Uma dica:Tente usar duas causas e explicar no desenvolvimento 1 e 2!Seu texto está muito bem elaborado só que no sentido de projeto de texto está um pouco vago então tente melhorar isso. Bons estudos. CONTINUE FAZENDO REDAÇÃO LOGO LOGO VOCÊ CHEGARÁ AO MIL!