Iniciante

Tema: Sistema carcerário brasileiro

  • 0

Ao se pensar a respeito do sistema carcerário no país, sabe-se que a sua criação foi estabelecida há anos pela burguesia, cuja o qual foi construída apenas para a periferia, segundo Foucault. Os maiores impasses que esse sistema demonstra são a superlotação e também a condição humana, que é desprezada, violando seus Direitos Humanos e sua dignidade. Dessa forma, é necessário discutir sobre o sistema prisional brasileiro e seus reflexos negativos na sociedade brasileira.

Antes de tudo, compreende-se que essa superlotação vivida pelos presidiários e com um maior contato entre estes, o surgimento de rebeliões tornam-se frequentes, o que demonstra a ausência de controle do Estado sobre os presos. De acordo com a revista “Estadão”, uma rebelião em uma prisão em Manaus terminou com 17 feridos. Entende-se com essas rebeliões que existem muitas precariedades nesse sistema, e a ausência de estabilidade e dos seus direitos humanos básicos são refletidas em ações de violência por parte dos presos.

Ademais, segundo Michel Foucault, os presídios têm o foco na periferia, estando apenas os pobres dentro deles, o que ele chama de “corpo encarcerado”, existindo penalidade somente aos pobres. Nessa situação, há a visualização de presos periféricos quanto a sua condição humana, sofrendo maus tratos e abuso de autoridade, como aconteceu em uma penitenciária em Minas Gerais, que foram obrigados a ficarem nus e aglomerados, sofrendo humilhação e sendo desrespeitados em sua dignidade, o que caracteriza violação direta dos Direitos Humanos.

Portanto, para soluções cabíveis, é necessário o Estado prezar pelos direitos humanos básicos do cidadão elaborando visitas técnicas aos presídios a fim de garantir a dignidade dos presos, suprindo quaisquer necessidades existentes e relatando adversidades, insalubridades e maus tratos. Também é preciso melhorar infraestrutura e ampliar penitenciárias existentes com o propósito de diminuir a quantidade de presos aglomerados e evitar possíveis novas rebeliões. Dessa forma, pode-se obter um sistema prisional mais saudável com mais direitos básicos garantidos e com uma melhoria gradual ao longo do tempo.

Compartilhar

1 Correção

  1. Ao se pensar a respeito do sistema carcerário no país, sabe-se que a sua criação foi estabelecida há anos pela burguesia, cuja o qual foi construída [1] apenas para a periferia, segundo Foucault [2]. [3] Os maiores impasses que esse sistema demonstra são a superlotação e também a condição humana, que é desprezada, violando seus Direitos Humanos e sua dignidade. Dessa forma, é necessário discutir sobre o sistema prisional brasileiro e seus reflexos negativos na sociedade brasileira.

    1 – Concordância. O verbo construir está se referindo ao sistema carcerário, então deveria estar no masculino: construído.

    2 – Seria interessante explicar quem é Foucalt, por exemplo, “(…) segundo o filósofo Foucalt”. O corretor não necessariamente deve saber quem ele é.

    3 – Coesão. Seria aconselhável usar um conectivo antes da frase. Exemplo: Atualmente, os maiores impasses (…)”.

    .
    Antes de tudo, compreende-se que [4] essa superlotação vivida pelos presidiários e com um maior contato entre estes, o surgimento de rebeliões tornam-se frequentes, o que demonstra a ausência de controle do Estado sobre os presos. De acordo com a revista “Estadão”, uma rebelião em uma prisão em Manaus terminou com 17 feridos. Entende-se com essas rebeliões que existem muitas precariedades nesse sistema, e a ausência de estabilidade e dos seus direitos humanos básicos são refletidas em ações de violência por parte dos presos.

    4 – Concordância. Nesse trecho, é aconselhável você usar a preposição “com”. Note que se você retirar a segunda frase, a primeira não concorda com a próxima: “compreende-se que essa superlotação vivida pelos presidiários, o surgimento de rebeliões tornam-se frequentes”.
    .
    Ademais, segundo Michel Foucault, os presídios têm o foco na periferia, estando apenas os pobres dentro deles, o que ele chama de “corpo encarcerado”, existindo penalidade somente aos pobres [5]. Nessa situação, há a visualização de presos periféricos quanto a sua condição humana, sofrendo maus tratos e abuso de autoridade, como aconteceu em uma penitenciária em Minas Gerais, [6] que foram obrigados a ficarem nus e aglomerados, sofrendo humilhação e sendo desrespeitados em sua dignidade, o que caracteriza violação direta dos Direitos Humanos.

    5 – Repetição. O termo pobre foi posto em uma mesma frase 2 vezes. Você pode usar um sinônimo, como desafortunados.

    6 – Regência. Aqui o correto seria “em que foram obrigados” ou “na qual foram obrigados”
    .
    Portanto, para soluções cabíveis, é necessário o Estado prezar pelos direitos humanos básicos do cidadão [7] elaborando visitas técnicas aos presídios [8] a fim de garantir a dignidade dos presos, suprindo quaisquer necessidades existentes e relatando adversidades, insalubridades e maus tratos. Também é preciso melhorar [9] infraestrutura e ampliar penitenciárias existentes [10] com o propósito de diminuir a quantidade de presos aglomerados e evitar possíveis novas rebeliões. Dessa forma, pode-se obter um sistema prisional mais saudável [11] com mais direitos básicos garantidos e com uma melhoria gradual ao longo do tempo.*

    7 e 8 – Ausência de vírgula. O correto seria “(…) prezar pelos direitos humanos básicos do cidadão, elaborando visitas técnicas aos presídios, a fim de garantir (…)”. Uma dica: “elaborando” talvez não seja a melhor escolha nesse caso. Você pode usar “organizando visitas”, por exemplo.

    9 – Ausência de artigo. O correto seria “(…) é preciso melhorar a infraestrutura (…)”.

    10 – Ausência de vírgula. O correto seria “(…) ampliar penitenciárias existentes, com o propósito (…)”

    11 – Ausência de vírgula. O correto seria “(…) um sistema prisional mais saudável, com mais direitos (…)”.

    *Caso sua redação seja modelo ENEM, faltou você colocar o meio pelo qual as ações vão ser feitas. Exemplos: “A partir de verbas públicas”, “Por meio de verbas governamentais”. Isso depende da ação.

    Observações: Seus repertórios foram muitos bem aplicados e sua argumentação é muito boa. Espero ter ajudado. Parabéns pelo texto, Giulianna! :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.