Iniciante

Tema: Saúde mental e automedicação.

  • 1

     Na animação Happyness de Steve Cutts, é retratado uma população extremamente conturbada com os problemas da vida contemporânea. Assim, os personagens ratos buscam solucões rápidas para melhorar sua saúde mental. Analogamente, esse contexto é uma realidade no mundo real. Certamente, isso se dá devido a urgência da população por melhora e pelo alto índice de informações disponíveis na internet.

     Em primeira análise, em relação ao bem estar instantâneo, não são tomadas medidas para reverter essa situação. Segundo o Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade, o Brasil é o país com maior índice de automedicação do mundo, cerca de 72% dos brasileiros se automedicam. Dessa forma, quanto maior este número, maior o nível de vícios na nação, pois se uma pessoa se beneficia de automedicamento uma vez, cada vez mais ela vai usar desse recurso. Portanto, é inadmissível que a população continue se medicando sem orientação médica segura.

     Em segunda análise, quanto mais existir informações na internet, mais preocupante fica este cenário. Inegavelmente, o desenvolvimento tecnológico foi um grande avanço na sociedade mundial, porém, este avanço veio sem uma orientação necessária, fazendo assim, que grande parte da população acredite facilmente no que encontra na internet. Conforme o filósofo Pitágoras, é necessário educar as crianças para não castigar os homens. Desse modo, necesita-se de modos para orientar a população com o uso da internet.

     Assim, faz-se necessário que medidas sejam tomadas. O ministério da Saúde juntamente com o Ministério da Ciência Tecnologia Inovação e Comunicações devem criar um aplicativo instalável em celular, com orientações rápidas e eficientes em problemas como dor de cabeça, ansiedade e etc, direcionado por médicos, por meio de verbas governamentais, para assim, a população buscar ajuda seguras e imediatas para sua medicação, não precisando correr o risco de informações falsas na internet. Desse modo, tomando-se as medidas discutidas, o cenário relativo à saúde mental e automedicação poderá ser transformado.

 

Corrigir conforme as competencias do enem por favor!

obrigada

Compartilhar

2 Correções

  1. C1 — 160
    C2 — 200
    C3 — 160
    C4 — 200
    C5 — 200
    TOTAL — 920
    Primeiramente, bom dia e parabéns pelo seu desempenho nesta redação!
    Seu texto está muito bom, seus argumentos são fortes e pertinentes, e sua conclusão satisfaz todos os critérios. Algo que me incomodou foi o uso da vírgula. Em alguns lugares ela não deveria estar aí (como depois de “para assim”) e em outros, sua adição torna as frases mais maçantes, longas e de difícil compreensão. Neste último caso, tente dividir seus períodos com pontos continuativos, ou apenas estruture novamente as frases de uma maneira que “soa” melhor ( ex: “Dessa forma, quanto maior este número, maior o nível de vícios na nação, pois se uma pessoa se beneficia de automedicamento uma vez, cada vez mais ela vai usar desse recurso” pode ser mudada para: “Dessa forma, maior será o nível de vícios na nação quanto maior for este número, pois uma pessoa tende a usar cada vez mais de automedicamento se ela beneficiar-se desse recurso”. Note que a frase não diminuiu, continua sendo tão longa quanto a primeira. A diferença é que, com menos vírgulas e, consequentemente, menos pausas, sua afirmativa soa mais assertiva.)
    Por fim, outra coisa que achei fraca foi seu primeiro argumento. Você poderia desenvolver um pouco melhor sobre a animação. Não sei o que ajudaria melhor, adicionar ou remover informação. Eu, pessoalmente, fiquei muito confusa com a informação de haver “personagens ratos”. Esse fato acabou me distraindo do seu ponto principal no parágrafo. Eu pesquisei a animação para me informar mais sobre o curta, e vi que era uma sociedade de ratos. Você poderia ter contextualizado mais o “universo” da animação para a atenção do leitor não pular fora do texto. Ou, se não quiser ocupar muitas linhas tratando de um assunto que não é tão crucial a redação, omite essa informação. Fale só sobre as soluções rápidas pra saúde mental, já que é o que interessa.
    Outra coisa que queria notar é que, mesmo que “happy” seja com y, usamos “i” ao escrever “happiness”. Não sei se um corretor avaliaria isso, até porque nem se trata da língua portuguesa. Mesmo assim, algo para ter em mente.
    Como disse anteriormente, sua redação está muito boa. Continue escrevendo assim! Espero que minha correção tenha ajudado e desejo-lhe bons estudos.

    • 1
  2. adorei
    nota:920
    pppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppp

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.