Na fase romântica, o escritor francês, Chateaubriand nomeou a profunda tristeza de jovens escritores como o mal do século. Os distúrbios mentais eram devido a solidão e melancolia da época. Hodiernamente, esse sentimento é definido como depressão, tal problema se reflete e intensifica na sociedade atual, visto que não so jovens estão sujeitos à esse mal. Devido ao bombardeamento de informações e à fragilidade dos relacionamentos interpessoais.
Em primeiro plano, destaca-se que com a Globalização, a disseminação das notícias se tornou cada vez mais instantânea e não confiável. Nesse viés, a depressão, ansiedade e o distúrbio de pânico assolaram todo o corpo social direta ou indiretamente. Segundo o Manual Merck de informação Médica , cerca de 20% da população adulta sofre com um dos três sintomas citados acima. Assim, é preciso tomar medidas para melhorar a saude mental da contemporaneidade.
Por outro viés, vale ressaltar que em razão da Pandemia causada pelo COVID-19 e do isolamento social que ocorreu no mundo todo, a mente da sociedade ficou mais suscetível à recaídas. Além de tudo, é fato que a pior arma para destruir uma pessoa esta na dominação mental. Consoante ao poeta austríaco Karl k. : “O que há de mais comum em todas as doenças é o diagnóstico”. Analogamente ao poeta, entende-se que a fraqueza começa na mente.
Por fim, é mister que a Organização Mundial da Saúde, supervisione os países em desenvolvimento e também aqueles com maiores índices de transtornos mentais, indicando tratamentos obrigatórios que atendam à toda população de maneira gratuita. Isso, por meio de palestras e consultas com psicoterapeutas e profissionais especializados de acordo com a carência de cada local. Enfim, com a finalidade de reduzir o número de pessoas com distúrbios mentais e fortalecer a sociedade à se desenvolver e aprimorar se maneira saudável.
[email protected]
Comp. 1- 160
estrutura sintática boa e poucos desvios
Comp. 2 – 200
uso produtivo dos repertórios
Comp. 3 – 160
organizado e fatos, informações e opiniões desenvolvidas com poucas falhas
Comp. 4- 200
raras repetições e repertório coesivo bem diversificado
Comp. 5- 200
apresenta os 4 elementos + detalhamento
nota: 920
madriele03
Nota 1 – 160 – demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.
Nota 2 – 200 – desenvolve muito bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
Nota 3 – 160 – A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
Nota 4 – 200 – demonstra pleno domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
Nota 5 – 200 – elabora uma proposta de intervenção clara e inovadora, que se relacione bem com a tese e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. Os meios para realizar a proposta ficam explícitos.
JoãoRicardo67
Boa redação! gostei da sua contextualização, quase zero erros ortográficos e muito bom projeto de texto. eu só acho que ao invés de ter citado a COVID-19 no D2, poderia ter explorado o tema com mais consequências das causas da perda da saúde mental. ademais, tome cuidado quando citar “por fim”, “enfim” e “fim” em sua conclusão. não sei bem, mas acho que pode tirar pontos. de resto, gostei demais da sua redação. ps; não dou nota nos critérios enem porque não me sinto apto para isso.
Rodriguez314
Competência 1: houve alguns desvios gramaticais como a aplicação da palavra “mal” ao invés de “mau” e a palavra saúde.(120)
Competência 2: você aplicou sua bagagem de conhecimento de maneira acertiva, continue absorvendo conteúdo de jornais e livros.(180)
Competência 3: você deixou alguns períodos soltos como “Devido ao bombardeamento de informações e à fragilidade dos relacionamentos interpessoais.” O que se deve a que?
(100)
Competência 4:você apresentou um estilo de argumentação causa e consequê, e também apresentou dadas da atualidade.(160)
Competência 5: poderia apresentar soluções mais variadas.(80)
nota: 640
jullia cardoso Fernandes
Rodriguez, nao encontrei erro no uso da palavra mal. E quanto à consequência, a banca nao pede – soluções variadas – e sim solução com os 5 elementos validos, os quais eu procurei explicitar no meu texto. Agradeço sua correção, mas fique atento aos critérios exigidos pela banca em questão.