O longa-metragem “O Poço” retrata o egoísmo e a ambição do ser humano, a partir de uma sociedade hierárquica, dividida em andares que podem ser equiparados às classes sociais. Em cada andar é oferecido uma quantidade de alimento, aos andares mais altos, há a fartura, e quanto maior a profundidade, maior a escassez. Assemelhando-se à realidade atual brasileira, a narrativa encaminha a fatores como a concentração de renda e a falta de incentivos para a melhoria do bem-estar social da população que vive nas ruas e em situação de pobreza, dificultando a distribuição dos direitos garantidos ao povo, como a renda básica. Diante dos fatos mencionados anteriormente, entende-se a necessidade de analisá-los e compreendê-los.
Primeiramente, ressalta-se a falta de incentivos governamentais no que se diz respeito ao combate à má qualidade de vida da população brasileira que carece de direitos. Desse modo, por mais que tenha políticas de segurança como Bolsa Família, não há uma contínua e eficaz intervenção, de forma a visar longevidade, fazendo com que os programas sejam falhos. Na canção “Silver Spoon”, do grupo sul-coreano BTS, traz-se a analogia de que os ricos seriam cegonhas de pernas longas e os pobres, corvos com pernas curtas, que não conseguem alcançar os mesmos degraus que os primeiros, reforçando, assim, a ideia de que, infelizmente, sem a criação de políticas adequadas impede-se o alcance de uma sociedade menos desigual e produtiva.
Além disso, observa-se a desigualdade social como fato mencionado no Brasil desde o período colonial, uma vez que sempre existiu uma evidente concentração de renda entre a população, impulsionando a permanência de classes cada vez mais isoladas. Segundo dados do IBGE, 1% da população recebe até 36x o salário de mais de 50% dos menos privilegiados. Diante disso, percebe-se que, dada a estrutura socio-econômica brasileira, apenas incentivos curtos, que não garantam acesso à escolaridade, alimentação e moradia, não saciam a necessidade da população, que vive nas ruas e em situação de precariedade, em larga escala.
Dessarte, é essencial que haja intervenções para o avanço social no Brasil. Convém, por conseguinte, ao Ministério dos Direitos Humanos com o auxílio de prefeituras municipais, o incentivo à melhoria de estruturas para a criação de políticas que garantam a geração de emprego, a fim de oferecer a todos uma vida digna e com direitos garantidos através da geração de renda. Além disso, o incentivo à capacitação escolar, formando indivíduos especializados e preparados para o mercado de trabalho. Para, somente assim, ser promovido o avanço da economia e o bem-estar social.
claramar_ss
Olá, Rafaela, tudo bem? Sua redação é muito bem escrita e eu não tenho nada a pontuar em relação a ela, pois, pessoalmente, a considero um modelo perfeito de redação. Excelente domínio da norma padrão, argumentação consistente e muito bem relacionada ao repertório sociocultural e proposta de intervenção com suficiente detalhamento. Parabéns!
Nota final: 1000
C1: 200
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 200
GustavoDosSantos
Eu gostei muito da redação, mas tem um ponto que pode melhorar.
C1: 200, Poucos ou nenhum desvio da gramática e norma padrão.
C2: 160, pois seus dois argumentos estão relacionados ao tema, mas não são produtivos. De um lado você criticou a desigualdade, do outro, a pobreza, mas não houve inferências (dedução de uma informação específica por meio da logica de um quadro maior) dos dados apresentados. A citação do BTS serviria mais como contextualização do que como argumento, ou seja, era melhor em desenvolver um contexto do que para comprovar seu ponto de vista. O seu segundo argumento foi bom em confirmar a desigualdade, mas não há encaminhamento ou ligação com sua proposta de intervenção.
C3: 160, pois apresenta fatos, dados e repertório sociocultural, mas não é explicitada sua opinião, que configura indícios de autoria.
C4: 200, pois articula muito bem o texto.
C5: 160, pois sua proposta condiz com os direitos humanos e efetua uma intervenção, mas sua proposta não explicita os meios pelos quais a ação será executada. (Agente, Ação, Meio, Finalidade e Complemento).