Iniciante

Tema: Relação do desmatamento e surgimento de novas doenças

  • 0

A chegada dos portugueses após o descobrimento do Brasil, trouxe doenças que matou milhões de indígenas. No entanto, depois de meio milênio e muitos avanços tecnológicos e científicos, as novas enfermidades surgem no próprio país, causadas pelo desmatamento desenfreado. Assim, faz-se necessário que o Governo brasileiro atente-se ao desflorestamento enquanto situação que põe em risco a saúde da população mais carente.

Em primeiro lugar, é imprescindível analisar o que provoca o desmatamento. Comum no Estado do Amazonas, a retirada de árvores é feito para o cultivo agrícola, criação de gado, garimpos e mineração. Porém, é através do avanço ilegal nessas áreas que provoca tal destruição. Com isso, ao retirar o habitat de diversos animais que podem ser vetores de vírus e parasitas, estes vão para as  cidades e são capazes de disseminar a nível mundial, como no caso do surto de Ebola na África Ocidental, resultado de perdas florestais.

Consequentemente, o crescimento dessas adoecimentos prejudica as áreas mais marginalizadas. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, a cada 1% de mata derrubada por ano, aumentam-se 23% o número de casos de Malária, também conhecida como doença da pobreza. Ademais, a falta de saneamento básico e invenção de uma cura, sobrecarregam o Sistema Único de Saúde, com prejuízos exponenciais tanto para a qualidade de vida dos cidadãos, quanto para a economia do país. Não obstante, vale ressaltar que a natureza brasileira fornece água, ar puro e alimentos, características essenciais para a vida humana.

Fica claro, portanto, que conservar o patrimônio natural é de suma importância para o bem estar de todos. Por isso, em âmbito governamental com o propósito de barrar o desmatamento, deve-se aumentar a fiscalização ambiental e o valor das multas aplicadas aos infratores, como também suas prisões, tal ação feita por ONG`s como o Greenpeace Brasil e através do dinheiro arrecadado pode-se investir num ciclo de preservação. Sendo assim, a saúde e o futuro da população também será preservado.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá!! primeiramente gostei muito do seu texto, parabéns pelos conectivos, tópicos frasais e argumentos. Porém aconselho a vc focar melhor na intro, pois é difícil achar suas teses e não esquecer de enfatizar nos tópicos frasais e ao longo m do D1 e D2. No mais é isso. Desculpe qualquer coisa. Espero ter ajudado.
    Sua nota é: 810

    • 1
  2. Parabéns pela redação!! Minha nota ficaria em torno de 800. Alguns pontos que notei que você pode melhorar: na introdução, não consegui identificar a sua tese, com os dois argumentos que deveriam ser utilizados no decorrer do texto. Notei também algumas frases muito curtas, o que te fez usar muitos pontos finais e a falta de conectivos entre eles. Minha dica: lembre de colocar conectivos depois de TODOS os pontos finais, isso irá aumentar a sua coesão e a nota na c4 e pode deixar uma frase com 2 linhas sem problema nenhum! Outro ponto, é a falta de fechamento no parágrafo 2, você termina ele com a sua contextualização, creio que ajudaria se você invertesse os papéis: faça o tópico frasal, use a sua referência (No caso, o surto de Ebola), contextualize ela com o tema, e deixe uma ultima frase para fechar o parágrafo…. essas são minhas pequenas dicas,espero que te ajude :))

    • 1
  3. Gostei bastante da sua redacao!! Eu daria uns 780, pois sei que pode melhorar muito mais!! Mas acho que no enem tiraria uns 800 a 850, uma dica que quero te dar ao criar um projeto, de um nome para ele pois é muito importante para aumentar sua nota na hora da prova!!
    Boa sorte e continue se empenhando!! Rumo a 1000!!
    :)

    • 1
  4. Oi tudo bem ? Sua eu não posso fazer uma boa correção pois não sei muito sobre redação Estou começando a estudar sobre praticamente agora, entretanto notei que sua redação está quase perfeita e ela me ajuda a entender melhor como faz uma boa redação muito obrigado ! Se fosse pra mim dar uma nota seria 880

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.