Os sistemas educacionais ao redor do mundo têm sido testados e redefinidos para produzir bons resultados acadêmicos e formar cidadãos mais preparados.Visto isso e o reconhecimento de uma estrutura educacional defasada no Brasil, em 2017 o governo criou o projeto da reforma do Ensino Médio que propõe um aumento da carga horária, o combate a evasão escolar e uma formação de ensino técnico/profissional.
De 800 horas anuais para 1400, a carga horária vai ser composta de 60% de matérias obrigatórias e os outros 40% de itinerários normativos. Logicamente como consequência desse aumento o período dentro das escolas irá ser maior, e isso acarretará uma gasto econômico maior para os cofres públicos e estudantes cansados e com pouco rendimento.
Por conseguinte, jovens estudantes que estejam, de certo modo, desmotivados e esgotados física e emocionalmente com o horário ampliado irão parar de estudar e buscar outros meios, com isso a taxa de 15% de pessoas entre 15 a 17 anos fora das escolas irá aumentar e não diminuir como falado na proposta.
Outrossim, o aluno poderá aprofundar seu conhecimento em cinco áreas, entre elas a formação técnica e profissional o que é contrassenso uma vez que as taxas de desemprego estão altíssimas e que quando ele ingressar no ensino médio terá uma idade muito baixa( cerca de 14 ou 15 anos) para tomar decisões que decidirão o seu futuro.
Segundo Paulo Freire, sem a educação a sociedade não muda.Destarte, em parceria com o povo cabe ao Ministério da Educação tomar decisões que sejam boas para ambas as partes, investir em bons professores, na cultura e na literatura.Além do mais, se espelhar em métodos educacionais de países desenvolvidos economicamente como o modelo \”Menos é Mais\”, na qual menos tempo em dentro salas e mais aulas ao ar livre ajuda no desenvolvimento do individual, e a \”Psicologia Positiva\”, que ajuda na criação de um novo mindset e maior resiliência.
Vitoria Alencar
oii,seu texto esta bom ao meu ver
mas,vejo algumas coisas como:
palvras juntas
palvras sem sem sentido(coesão)
pontuação
e sua conclusão está muito vaga com isso voce perde muitos pontos na competência 5 e isso vai ser muto perjudical pra voce
NOTA:560
mas gostei bastante
beijooosss
continue treinando!!
Kaely Cunha
Caro colega:
1 – (120) Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
2 – (120) Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo argumentativo, com proposição argumentação e conclusão.
3 – (120) Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos textos motivadores e poucos organizados, em defesa de um ponto de vista.
4 – (120) Articula as partes dos textos, de forma mediana, com poucas inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recurso coesivos.
5 – (40) apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
total: 520 pontos
espero ter ajudado!
bicodeviuva
👉 Sua introdução tem uma boa contextualização e apresentação do tema, porém, não consigo ver explicitadamente suas teses.
👉Cuidado com as ”/” pois elas não podem ser utilizadas. O que poderia usar no lugar seria o ”OU”
👉 Seu desenvolvimento trás informações e dados pertinentes e interessantes a discussão. Entretanto, a sua estratégia argumentativa deixou muito a desejar quanto ao uso produtivo desses. Apesar disso, nota-se que você dominar bem o que está falando.
Uma dica minha, é optar pelos modelos mais renomados e bem vistos pelos corretores com 2 parágrafos de desenvolvimento, pois você fica com uma margem muito boa de linhas, tendo maior liberdade de desenvolver. Além disso, você só irá precisar de 2 teses.
👉 Sua intervenção tem uma boa estrutura, mas poderia ter detalhado mais o COMO DEVE SER FEITO? e PARA QUE SERÁ FEITO?
👉 DICA —> Um exemplo de esqueleto de texto que poderia lhe guiar: https://www.instagram.com/p/B3zrOgKgCC1/
struturaandre
Olá, tudo bem com você ?
Em síntese, sua redação é apresentada como uma redação do tipo expositiva.
Se analisarmos sua redação como do tipo argumentativa, a introdução teria que ser melhorada pois está baseada na apresentação do projeto do governo e deveria haver apresentação de sua argumentação sobre o tema.
No D1, seria importante o uso de um conectivo de coesão como usado nos parágrafos seguintes. Exemplo: Embora, observa-se, etc.
No D2 e D3, bom uso dos conectivos.
Na conclusão, é importante que, após a vírgula, a citação de Paulo Freire esteja entre aspas.
Espero ter ajudado !! Bons estudos !!
[email protected]
Oie tudo bem?
Bem a sua redação está boa,sua introdução está basicamente perfeita,Você iniciou muito bem ela
Só que lamento informar a sua redação possui erros ortográficos,porém…Sua redação está impecável,NÃO desanime,continue assim
Com essa força de vontade e com esse pensamento que eu sei que vai a mil hahahaha parabéns meu bem
Davi07
Olá tudo bem !? Espero que sim.
O começo da sua redação (introdução) está boa, porém no desenvolvimento creio que uma melhora é possível.
(Minha opinião)
Ex:em “o período dentro das escolas irá ser maior.” Trocaria por “será” maior
E falta exemplificar mais o começo do desenvolvimento e começar com bons conectivos.
Bom estudos!!