Iniciante

Tema: Recuperação do sistema prisional no Brasil

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No período iluminista , durante o século XVIII, os castigos e penas de morte deram lugar para a pena privativa de liberdade, que surgiu como um meio mais eficaz de controle social. No entanto, os prisões brasileiras, seja pelo descaso governamental, seja pela superlotação, apresentam condições degradantes que impedem a ressocialização do preso, evidenciando a necessidade de recuperação do sistema prisional no Brasil.

Em primeiro lugar é imprescindível analisar os impactos da ineficiência do governo nos presídios. De acordo com  Constituição Federal de 1988,  mesmo privado o preso tem seus direitos de acesso à educação, saúde, assistência jurídica e trabalho. Porém, mesmo promulgado não condiz com a realidade e somando à falta de investimento, sem acesso e incentivo aos estudos e trabalho, o detento vai para o mundo do crime, como afirma a visão determinista de que o homem é fruto de seu meio.

Não obstante, com a superlotação as condições se tornam mais degradantes. Segundo dados do site G1, as prisões estão quase 70% acima da capacidade permitida, aumentando as situações já precárias como falta de água, saneamento básico e infraestrutura. O livro ´´Presos que menstruam“ da jornalista Nana Queiroz, evidencia a realidade das mulheres que vivem sendo tratadas sem distinção de gênero, como a falta de materiais de higiene pessoal e atendimento ginecológico. Dessa forma, as prisões mesmo sendo uma forma humanizada de pena, têm seus moradores desumanizados.

Fica claro, portanto, que medidas são necessárias para resolver o impasse. Assim, o governo com apoio do Ministério da Educação deve investir na inserção de cursos profissionalizantes por meio de ONG´s educacionais, a fim de construir uma cultura de ressocialização aos presos. Além disso o Departamento Penitenciário Nacional deve construir novas unidades carcerários e fiscalizar o cumprimento dos direitos constitucionais.Sendo assim, será possível recuperar e reinserir os presos na sociedade.

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3 Correções

  1. Sua redação tá boa, só fique atenta a pontuação.
    Seu repertório sociocultural tá show, tá bem diversificado.
    Eu só articularia melhor essa introdução, e faria 3 periodos.
    Veja
    “No período iluminista , durante o século XVIII, os castigos e penas de morte deram lugar para a pena privativa de liberdade, que surgiu como um meio mais eficaz de controle social. No entanto, os prisões brasileiras, apresentam condições degradantes que impedem a ressocialização do preso, evidenciando a necessidade de recuperação do sistema prisional no Brasil. Nessa perspectiva, não só o descaso governamental, mas também a superlotação favorecem a perpetuação desse impasse. “
    Mas sua redação tá ok, continue assim, parabéns.

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  2. – O uso da vírgula está errado ou faltando em alguns momentos da redação.
    – Seu texto apresenta um bom embasamento teórico, demonstra conhecimentos de mecanismos de coesão, e a ordem das ideias está bem colocada, de forma a tornar fácil para o leitor acompanhar seu raciocínio.
    – Sua conclusão está muito boa.

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  3. • Repetição de palavras: “mesmo” “sendo”
    • Uso de vírgula também pode melhorar
    • Uma melhor coesão do segundo parágrafo pode demandar sua reescrita
    160 – Competência 1: Domínio da norma culta da língua escrita
    160 – Competência 2: Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema
    160 – Competência 3: Selecionar e organizar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista
    160 – Competência 4: Domínio de mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
    160 – Competência 5: Proposta de intervenção
    TOTAL: 800
    Parabéns!!

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