Tema: Racismo e discriminação social no Brasil

  • 1

  Racismo é toda e qualquer ação discriminatória ou hostil direcionado a um determinado grupo social com indissiocrasias diferentes. Quando nos referimos ao racismo no Brasil, devemos estar conscientes de que esse problema, infortunadamente, ainda é presente em nossa sociedade, visto que, desde o período colonial, pessoas vem sendo alvo de perseguições e ódio gratuito pelo fato de serem negras.

  Segundo dados do instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE), indivíduos negros tem 2,7 vezes mais chances de serem vítimas de assassinato do que brancos. Fato que é confirmado ao observarmos o número de óbitos de cidadãos afrodescendentes no país, que é de 75,5% dos casos de morte. Estudiosos apontam que a atual discriminação étnico-racial tem bases históricas, onde escravos africanos ou indígenas eram vistos como indignos de direitos inerentes ao ser humano,presentes, por exemplo, na declaração universal dos direitos humanos de 1948.

A intolerância racial pode ser notada em variadas situações cotidianas, onde negros padecem de esteriótipos, os quais os colocam, por exemplo, como marginais, empregados inferiores aos seus patrões ou como pessoas incapazes de dispor de altos cargos executivos. Em situações mais absurdas, essas pessoas dispõem de menores oportunidades em setores como educação, segurança e saúde.

É notório os avanços e melhorias correntes na punição e mentalização acerca do racismo no país. Entretanto, muito há de ser melhorado quanto a essa infeliz realidade. Por isso, pertence às autoridades o dever da condenação e investigação de casos relacionados ao descumprimento de leis referentes ao assunto. Às escolas, cabe o papel da conscientização e instrução das próximas gerações sobre a igualdade de atos discriminatórios sobre qualquer raça ou etnia. Pois,como já dizia o filósofo alemão Immanuel Kant, “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi, sua redação ficou ótima! Vou deixar algumas dicas para você se desenvolver melhor para sua próxima redação, ok?
    1 paragrafo- é bom sempre iniciar dando uma ideia geral, uma ideia fixa do que você vai falar ao decorrer do texto. Na redação dissertativa não pode usar palavras em 1 pessoa, o texto tem que ser direcionado ao leitor como se fosse um artigo formal, você usou as palavras “devemos” e “nossa” que fica implícito que é uma opinião sua.
    É importante dividir o desenvolvimento em duas etapas, que foi como você fez, mas para melhorar, seria bom na primeira parte do desenvolvimento você falar coisas negativas sobre o racismo, e na segunda parte você abordar pontos positivos ( como os negros estão conquistando espaço na sociedade) por exemplo.
    A conclusão ficou ótima
    abraços!

    • 0
  2. Olá, vou corrigir por parágrafo ok?
    Na introdução você começa com uma contextualização ótima falando sobre o conceito de rascimo, você fez a delimitação temática também, porém você não deu o ” sploir” da sua tese e nem fez seu encaminhamento argumentativo.
    No desenvolvimento 1 você só citou frases de outras pessoas, no desenvolvimentos você tem que falar da sua tese, comprovar ela e falar a sua indignação segue assim também no desenvolvimento 2
    Na conclusão você deve retomar o tema e falar sobre sua proposta de intervenção onde você cita ( agente, como, meio, detalhamento e finalidade) você só falou o agente e como então ficou faltando ainda os 3. Quando você fala ” Por isso, pertence às autoridades o dever da condenação e investigação de casos relacionados ao descumprimento de leis referentes ao assunto” pertencer as autoridades fica muito vago você tem que dá o exempo, você poderia ter colocado o governo, entende ??
    Na sua proposta de intervenção você pode usar 7 agentes: governo, ONGs, mídia, instituição, família,escola, sociedade. Espero ter ajudado 🥰 se ainda tiver dúvidas pode me chamar no wpp 998372207

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.