Estudante

Tema: Questões socioambientais urbanas no atual cenário mundial

  • 0

Na história brasileira, não tão antiga, houve a valorização do campo em detrimento da cidade, “Fugere Urbem”. Hoje, após o desenvolvimento industrial e a revolução verde, o que se vê é um êxodo rural e um crescimento das cidades, muitas vezes, descontrolado. Portanto este “Ficare Urbem” gera desafios tanto energéticos, quanto espaciais relacionados à Sustentabilidade.

Em um primeiro ponto, a questão da capacidade energética é um aspecto essencial para o desenvolvimento, no entanto a sua matriz ainda apresenta muitos problemas, por causa do amplo emprego de combustíveis fósseis, além do próprio Governo incentivar tal prática com subsídios para tais fontes. Segundo o Nexo, portal de notícias, na última concessão enérgica do governo, em seu contrato existiam cláusulas de subsídios, até, para carvão mineral. Destarte, observa-se a total contramão da Gestão Pública, que deveria privilegiar ações em prol de fontes limpas.

Somado a isso, a questão espacial das cidades, problema que, diferente da questão energética, é bem mais evidente. Isso pode ser visto na situação da mata atlântica, bioma predominante na Região Sudeste, que está sendo consumida, vorazmente, com o avanço das cidades. Conforme IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a Floresta da Tijuca, representante carioca da Mata Atlântica, apesar de ser uma área de preservação, a sua região vem sendo devastada com moradias irregulares, que anualmente sofrem com deslizamentos de terra, isso pode ser visto no caso dramático do morro do “Bumba” em Niterói, muito triste e amplamente veiculado pela grande mídia.

Por todos esses aspectos, observar-se o grande desafio que é o desenvolvimento sustentável das cidades. A fim de resolver o problema, é necessário que o Governo brasileiro incentive o uso de energias limpas, por meio do Ministério da Economia, oferecendo prêmios e subsídios para pesquisas e aplicações de fontes que não agridam o meio ambiente. Além de a União, em parceria com os Estados e os Municípios, por meio de comissões com profissionais de diversas áreas, proponham soluções para mitigar o problema da ocupação humana, buscando soluções que diminuam o impacto do homem sibre a natureza.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá!
    A sua redação está muito boa
    Na sua introdução ficou faltando uma vírgula depois de “portanto”. Sugiro que você coloque na sua introdução quais serão as teses que irá defender nos argumentos.
    O seu desenvolvimento 1 está muito bom, mais também ficou faltando uma vírgula depois da locução “no entanto”.
    O seu desenvolvimento 2 está bom, não consegui identificar nenhum erro
    Na sua proposta de intervenção ficou faltando a finalidade.

    C1- 160
    C2- 160
    C3- 160
    C4- 160
    C5- 160

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.