Tema: Queimadas no Brasil. Por favor corrigir modelo do enem

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A queimada é uma técnica agrícola, que apesar de ser primitiva, ainda é constantemente utilizada no meio rural, já que é um método barato e rápido. No entanto, sua prática gera consequências negativas para o meio ambiente e poderia ser evitada. Embora que todos saibam da necessidade de preservar a natureza, vale ressaltar que não só os governantes, como também a falta de conscientização da população, são os principais culpados por esse crime.

É indubitável que os políticos e seus interesses são extremamente responsáveis pela queimada. Em 2020, houve uma queda considerável no repasse de verba federal destinada à Fiscalização Ambiental e Preservação e Combate a Incêndios Florestais, que cuidam da preservação das florestas. Além disso, de acordo com um levantamento do Observatório do Clima, o Ministério do Meio Ambiente não gastou ne 1% do dinheiro destinado ao cuidado com a natureza, logo, essas queimadas poderiam ter sido evitadas.

Outro fator existente é a falta de conscientização da população. Muitas vezes, as pessoas acabam fechando os olhos, e sendo enganadas pela falsa sensação de que os órgãos responsáveis estão fazendo algo para a conservação do meio ambiente. Como resultado, deixam de se conscientizar e fazer sua parte.

Portanto, é indiscutível que os culpados deste crime ambiental devem mudar seus atos, a fim de que se preserve os biomas brasileiros. Deste modo, é dever do governo, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente, assegurar a proteção da natureza, disponibilizando verba e destinando-a ao cuidado e prevenção das queimadas. Além disso, é dever das instituições de ensino educar as crianças desde cedo, ensinando-as a preservar o meio ambiente. Dessa forma, o Brasil poderá combater as queimadas e garantir que elas irão diminuir.

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4 Correções

  1. COMPETÊNCIA 1 – 160
    Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

    COMPETÊNCIA 2 – 160
    Desenvolve o tema por de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto argumentativo-dissertativo, com proposição, argumentação e conclusão.

    COMPETÊNCIA 3 – 180
    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.

    COMPETÊNCIA 4 – 160
    Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    COMPETÊNCIA 5 – 160
    Elabora bem a proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    Bom, eu n sou nenhuma especialista no assunto… Só acho q ficou com muitas informações sem….. Aquele gosto de ” quero ver até o final”. Veja os vídeos lá Luma e ponto, vc ter a uma noção mais aberta como iniciar cada parágrafo… E outras coisas…

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  2. Oi, boa noite, Vanessa.
    Eu irei corrigir sua redação por competências.

    COMPETÊNCIA 1 – 160
    Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

    COMPETÊNCIA 2 – 160
    Desenvolve o tema por de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto argumentativo-dissertativo, com proposição, argumentação e conclusão.

    COMPETÊNCIA 3 – 200
    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.

    COMPETÊNCIA 4 – 160
    Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    COMPETÊNCIA 5 – 160
    Elabora bem a proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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  3. HELLO !

    > PARABÉNS PELA REDAÇÃO.

    CORREÇÃO POR Competências:

    Nota 1 – 180– demonstra um bom domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
    Nota 2 – 160– desenvolve bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
    ( PROCURE EXPOR PONTOS QUE DEIXEM O LEITOR PRESO NA LEITURA DO SEU TEXTO, COMO TAMBÉM , A EXPOSIÇÃO DE FORMA CORRETA DOS DADOS, DETALHANDO EM PEQUENOS PONTOS A FONTE E O EMBASAMENTO COM O RESTANTE DO TEXTO. SENTI TAMBÉM A FALTA DE SEU REPERTÓRIO SÓCIO-CULTURAL – ISSO É MUITO IMPORTANTE NOS PARÁGRAFOS DE DESENVOLVIMENTO.
    Nota 3 – 180– A argumentação é consistente e revela bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
    Nota 4 – 180– demonstra domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
    Nota 5 – 160 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. DETALHE SOMENTE UM POUCO MAIS, preste muita atenção no que diz respeito aos agentes da conclusão: agente, ação, meio/modo, detalhamento e finalidade, pois só encontrei a presença do AGENTE E AÇÃO. DESSA FORMA, FECHARÁS OS 200 PONTOS NA COMPETÊNCIA 5.

    > LEMBRE-SE QUE O PARÁGRAFO DA INTRODUÇÃO: É o primeiro ponto onde os corretores observam em sua redação, ou seja, nele tem que vim a sua tese, e o seu ponto de vista de forma explícita .

    Você escreve muito bem, Parabéns! Boa introdução, desenvolvimento e conclusão. O QUE MAIS PRECISA É PRÁTICA.

    ESPERO TER AJUDADO. Continue assim e sucesso ^_^

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  4. Introdução:
    1. Não usamos vírgula antes de “que” quando a oração iniciada por esse “que” restringe ou especifica o sentido da palavra a que se refere, sendo, portanto, indispensável ao sentido da frase.
    2. Sua tese, o conectivo embora não cabe no sentido da finalização do parágrafo, logo você deveria usar uma conjunção de finalidade, por ex: Diante disso, Dessa forma… Ou seja, explicite mais os seus dois argumentos no seu projeto de texto, o qual ficaria mais coeso e coerente: Diante disso, esse cenário deplorável surge em razão da falta de atuação do governo e da falta de conscientização.
    Desenvolvimento 1: cadê o embasamento, fonte???
    Desenvolvimento 2: senti a falta do seu repertório sociocultural
    De forma geral, vejo que não há projeto de texto bem elaborado, o qual deveria haver anunciação do argumento, citação ou embasamento do seu argumento, explicação do porque esse argumento se projeta como problema no tema da redação.
    Conclusão: percebo apenas agente e ação na sua proposta de intervenção. Deveria ter: agente, ação, meio/modo, detalhamento e finalidade!!!

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