Aprendiz

Tema: Prós e contras da construção de uma Internet das Coisas

  • 1

Durante uma entrevista no lançamento de um dos primeiros PCs – Personal Computers – Bill Gates, o fundador da Microsoft, fez a seguinte afirmação: “Imaginem o que as pessoas poderão fazer com seus computadores no futuro”. Esta frase demonstra que, lá no início da revolução tecnológica, muitas pessoas já conseguiam visualizar o que todas essas máquinas seriam capazes de fazer, mudando drasticamente a forma como os seres humanos viveriam no futuro. Todavia, nem tudo são flores, com o avanço das novas tecnologias, o conceito de Internet das Coisas, que ainda é algo novo, porém já está bastante presente na vida das pessoas, apesar de ser evidente o quanto a humanidade vem evoluindo em termos de tecnologia, a mesma também vem acompanhada de problemas principalmente relacionados à segurança das informações, sendo alguns deles graves, como a falta de segurança no tratamento de informações pessoais e também a  violação da privacidade dos usuários.

Atualmente, a sociedade vive em um mundo onde tudo está conectado, é incrível como dispositivos e sistemas conversam entre si com muita facilidade, compartilhando dados e funcionalidades, o que de certa forma, é algo muito benéfico para os usuários, no entanto, os sistemas podem apresentar vulnerabilidades, nas quais as informações pessoais ou até mesmo sigilosas dos usuários podem acabar sendo acessadas por pessoas não autorizadas, até mesmo mal intencionadas, o que pode acarretar sérios problemas, uma vez que dados restritos podem ser usados como instrumentos para obtenção de vantagens ilícitas, chantagens ou até exposições indevidas.

Além disso, o não tratamento dos dados de forma segura, acarreta na violação do direito de privacidade dos usuários, direito esse que é garantido pela Constituição, que diz que são invioláveis a intimidade, vida privada, honra e imagens das pessoas. Contudo, nem sempre a emenda da Constituição é respeitada, pois a partir do momento em que as comunicações são inseguras, logo haverá o acesso indevido a informações privadas, o que claramente viola o direito à privacidade, acarretando assim outros problemas como o roubo, divulgação indevida e uso não autorizado desses dados por quaisquer agentes que tenham acesso aos mesmos.

Portanto, o tratamento das informações de maneira inadequada, gera um cenário negativo em relação a construção de uma Internet das Coisas, sendo assim,  as empresas desenvolvedoras de dispositivos e softwares devem investir recursos no que diz respeito a segurança dos dados dos usuários, produzindo algoritmos de encriptação de dados mais sofisticados, buscando maneiras mais eficientes de proteção das informações, para que assim os usuários se sintam mais seguros e que seja assegurado a eles que seus dados estarão protegidos, para que se possa usufruir de todas as funcionalidades que esse mundo dos computadores ligados a IoT pode oferecer.

Compartilhar

2 Correções

  1. Competência 1 – Domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 160
    Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de varias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 200
    Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e opiniões em defesa de um ponto de vista: 180
    Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 140
    Competência 5 – Proposta de intervenção que respeita os valores humanos e a diversidade: 160
    É uma boa redação, a escritora soube interpretar bem o tema e usar os repertórios, e contextualizá-los. Mas, pecou na Competência 1, cometendo alguns erros gramaticais. Apesar disso está de Parabéns. Boa sorte na próxima.

    • 1
  2. A sua conclusão está completa, você apresentou o repertório e a tese, e fez o encaminhamento argumententativo.

    o seu desenvolvimento 1 não está bem estruturado. você fez do seu parágrafo uma frase inteira.

    na sua conclusão senti falta de um detalhamento. E na última frase “para que possa usufruir…) antes do “para” você poderia colocar um ponto e iniciar a frase com um conectivo.

    NOTA: 780

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.