Na série “Riverdale” o personagem Archie é preso injustamente por assassinato, sendo o verdadeiro responsável pelo homicídio Hiram Lodge, personagem rico e corrupto. Nesse sentido, fora da ficção, os problemas do sistema carcerário brasileiro faz parte da realidade do corpo social. Com isso, faz-se necessário uma intervenção que busque erradicar o número de detidos de forma injusta, além de punir corretamente aqueles de alta renda.
Em primeira análise, nota-se, que no Brasil, grande parte dos detentos não foram julgados, cabe também abordar à dificuldade daqueles não beneficiados financeiramente de provar a sua inocência, devido aos altos custos com as formalidades de um julgamento. Vale ressaltar o conceito de “instituição zumbi” de Zigmunt Bauman, que diz que o Estado não cumpre seu papel, assim como acontece na justiça.
Paralelamente, a facilidade daqueles de bom faturamento financeiro de fugir das responsabilidades judiciais é evidente. Isso acontece pelo fato de apenas os ricos conseguir arcar com as despesas de um advogado competente, fianças, e, em alguns casos, a manipulação corrupta da justiça. Ademais, é mister evocar que apenas 5% dos prisioneiros do Brasil são de alta renda, o que deixa coerente que essa problemática atinge intensamente a sociedade brasileira, e deve ser definida uma solução.
Por todos esses aspectos, é compreensível que atitudes devem ser tomadas para erradicar este malefício. Cabe ao Ministério da Justiça, em parceria com o Ministério da Economia, por meio de verba pública, criar um projeto de ajuda financeira para realizar pagamentos de bons advogados, às pessoas que comprovarem renda per capita de até 1,5 salários mínimos, cabe também ao Ministério da Justiça, criar leis para proibir o pagamento de fianças, a fim que esta questão seja resolvida, e os acontecimentos de “Riverdale” sejam apenas fictícios, não relacionados ao real
AnaPGomes
Boa noite, tudo bem? Não sou profissional mas baseado em meus conhecimentos, tentarei fazer uma boa correção. Vamos lá:
O primeiro parágrafo está muito bom. Você seguiu a sequência correta e enrriqueceu o seu texto com a citação escolhida. Parabéns
No seu D1, você citou uma estatística, porém não comprovou ela com nenhum dado. Isso é bem perigoso porque da a intender que estamos criando dados, então sempre que citar um dado, comprove com alguma coisa. Ex: segundo uma matéria publicada no portal G1, grande parte dos detentos não foram julgados… Etc..
O seu D2 se iniciou muito bem, você tem facilidade de expor a situação por meio de um ponto de vista crítico, porém, houve o mesmo desvio que eu citei no seu D1, quando citou uma porcentagem sem ter citado de onde tirou esse dado.
Vi que fez duas conclusões, porém elas estão incompletas. Não se esqueça da sequência:
Quem?
O que?
Por meio?
Para quem?
Para que finalmente ….
Com essa redação, acredito que atingiria uns 500 pontos. Sugiro que leia redações nota 1000.
Elogios: Você tem ricos repertórios socioculturais e muita facilidade em expor com criticidade a sua opinião e isso é algo que a maioria tem dificuldade. Trabalhe mais na organização do texto e nos conectivos que você vai longe.
Bons estudos ❤️
Marcos Hideki
Introdução: boa contextualização e apresentação de tese.apesar de eu nunca ter assistido a serie deu para entender claramente.
Desenvolvimento:Defesa da tese bastante clara,explicação de argumentos,Uso de dados comprovados
Conclusao:Apresentação da solução,Falta resumir a introdução e desenvolvimento.
Boa coerencia!
Nota:600
Isad_ss
Não sou nenhuma profissional no assunto mas vamos lá de acordo com o que eu sei. Sua introdução está com um ótimo repertório, porém acho que poderia mudar a forma que você associa Hiram ao ser o responsável no lugar de Archie, de uma forma que dê mais coerência, pois fica parecendo que você disse que o Archie foi preso injustamente sendo ele o verdadeiro responsável pelo assassinato de Hiram Lodge.
O resto está ótimo. Muito bem, só se atente ao uso da vírgula.
NOTA: 880
juliocsarx
Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 120 pontos.
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 120 pontos.
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120 pontos.
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação: 120 pontos.
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos
humanos: 160 pontos.
NOTA FINAL = 640 pontos.
Comentários – introdução:
Há um duplo sentido no seu repertório, para quem assistiu a série, saberá o que você está falando, mas quem não a viu poderá interpretar de 2 formas: Archie assassinou Hiram e foi preso injustamente ou Hirom assassinou alguém e fez com que Archie levasse a culpa. É importante se atentar a deixar as informações explícitas para quem vai ler, independente do seu leitor conhecer ou não Riverdale (afeta a C-03). Percebe-se um erro de concordância em “os problemas do sistema carcerário brasileiro FAZ parte da realidade do corpo social”, seriam “fazem parte” (Afeta a C-01). Por fim, não há apresentação da sua tese, ou seja, do que você irá discorrer e argumentar nos desenvolvimentos. Aconteceu a troca da tese por um encaminhamento conclusivo, mas não é a função da introdução. (Afeta a C-02)
Comentários – desenvolvimentos 1 e 2:
No D1, você começa com um conectivo que não é mais adequado na concepção dos corretores do ENEM: “Em primeira análise […]”, troque por “Diante disso” e seus sinônimos (afeta a C-04). Há um erro gramatical no uso da vírgula nesse trecho “[…] nota-se, que no Brasil, grande parte […]”, as vírgulas separando “que no Brasil” não foram colocadas adequadamente, pois esse termo não é um aposto. (afeta na C-01). Erro de acento grave no trecho “[…] cabe também abordar à dificuldade daqueles […]”, pois não há o uso de crase (afeta na C-01). Por fim, não apresenta uma relação concreta entre o seu argumento e o repertório, é importante explicar o porquê do conceito de Bauman ser adequado a sua opinião (afeta na C-03).
Já o D2 está mais bem construído, porém alguns erros de: concordância – “[…] Isso acontece pelo fato de apenas os ricos conseguir […]” o verbo “conseguir” deveria estar flexionado no plural (afeta na C-01); além disso, seu repertório (dado estatístico) também não ficou bem relacionado com o argumento, na mesma lógica do parágrafo anterior, deixe claro para o leitor porque aquele dado é importante para discutir sua tese.
Comentários – proposta de intervenção:
Você opta por fazer 2 propostas, porém a primeira está sem finalidade (para quê) e detalhamento do meio/modo da ação, e a outra sem finalidade, meio/modo e detalhamento (afeta na C-05). Erro de regência no uso da crase em “[…] às pessoas que comprovarem renda per capita […]”, uma vez que não deve haver a acentuação nesse caso (afeta na C-01). E nenhuma das propostas resolve o problema tratado no primeiro desenvolvimento (afeta na C-02).