Iniciante

TEMA: Problemas da Mobilidade Urbana no Brasil – Enem

  • 2

A Revolução Industrial foi um fator crucial na questão da mobilidade urbana, com o desenvolvimento constante dos meios de transporte, além do aumento do número de pessoas que usufruiam destes. O desenvolvimento das grandes cidades acabaram se baseando em alguns destes fatores, porém, infelizmente no Brasil, diversos são os empecilhos quando o assunto é transitar pelas cidades, como, a falta de espaço, os preços, os riscos, o transito caótico e etc.

Primeiramente, vale ressaltar que o Brasil conta com cerca de 17 municípios que já ultrapassaram a marca de 1 milhão de habitantes, de acordo com o IBGE de 2020. Com esses números em constante aumento, os meios de transporte também crescem bastante, isso leva ao primeiro problema que é a falta de espaço, a falta de planejamento urbano pode causar muitos transtornos diários como os engarrafamentos e o valor exacerbado do transporte público, já que ás vezes será necessário tomar caminhos mais longos e que iram custar mais. 

Por conseguinte, boa parte da população opta por se transportar através de veículos mais acessíveis e até mesmo mais sustentáveis, como as bicicletas e os patinetes elétricos. Embora estes sejam meios muito populares, devido a falta de planejamento, a quantidade de ciclovias ainda é muito escassa, o que consequentemente leva os ciclistas a se arriscarem pelas avenidas e ruas movimentadas sem nenhuma proteção, causando assim muitos acidentes diariamente.

Portanto, cabe ao Governo Federal – sendo este o orgão responsável por definir as regras gerais do trânsito – procurar aumentar o número de transportes nas ruas, com horários mais organizados, além de construir mais ciclovias e ciclofaixas em todo o país. Visando assim, melhorar a qualidade dos transportes e a qualidade de vida dos cidadãos brasileiros.

Sejam sinceros okay?!

Compartilhar

2 Correções

  1. A Revolução Industrial foi um fator crucial na questão da mobilidade urbana, com o desenvolvimento constante dos meios de transporte, além do aumento do número de pessoas que usufruiam destes. [1] O desenvolvimento das grandes cidades acabaram se baseando em alguns destes fatores, porém, infelizmente no Brasil, diversos são os empecilhos quando o assunto é transitar pelas cidades, como, a falta de espaço, os preços, os riscos, o transito caótico e etc.

    Primeiramente, vale ressaltar que o Brasil conta com cerca de 17 municípios que já ultrapassaram a marca de 1 milhão de habitantes, de acordo com o IBGE de 2020. Com esses números em constante aumento, os meios de transporte [2] também crescem bastante, isso leva ao primeiro problema que é a falta de espaço, a falta [3] de planejamento urbano pode causar muitos transtornos diários como os engarrafamentos e o valor exacerbado do transporte público, já que ás vezes será necessário tomar caminhos mais longos e que iram [4] custar mais.

    Por conseguinte, boa parte da população opta por se transportar através de veículos mais acessíveis e até mesmo mais sustentáveis, como as bicicletas e os patinetes elétricos. Embora estes sejam meios muito populares, devido a falta de planejamento, a quantidade de ciclovias ainda é muito escassa, o que consequentemente leva os ciclistas a se arriscarem pelas avenidas e ruas movimentadas sem nenhuma proteção, causando assim muitos acidentes diariamente. [4]

    Portanto, cabe ao Governo Federal – [5] sendo este o orgão responsável por definir as regras gerais do trânsito – [6] procurar aumentar o número de transportes nas ruas, com horários mais organizados, além de construir mais ciclovias e ciclofaixas em todo o país. Visando assim, melhorar a qualidade dos transportes [7] e a qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. [8]

    1 – Conectivo (adição/conclusão)
    2 – Rec.: “Modais” (para não repetir meios d.t.)
    3 – Repetição (“falta”)
    4 – Argumento ?
    5 + 6 – Traços!?
    7 – Repetição (“transportes”)
    8 – Meio?

    C1: 200
    C2: 200
    C3: 180
    C4: 180
    C5: 200

    ° Bem Estruturado e Elaborado
    !Argumente (D2)
    !Governo Federal (GOV)

    • 1
  2. Sua redação está legal e merece algumas alterações. Tem algumas palavras que estão sem acento ou com acento errado. Adorei o fato que a revolução industrial foi utilizada e gostei muito dos dados serem apresentados. A expressão ‘devido a’ é prolixa. É preferível dizer devido a, por, pela, pelo, pelas ou pelos. Gostei muito de como você apresentou o problema, as consequências dele e o que as pessoas fazem para diminuir! Eu daria 720 para sua redação. Continue usando conectivos e trazendo repertórios socioculturais como a Revolução industrial!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.