Segundo Sócrates, “Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância”.Seguindo essa linha de raciocínio, hodiernamente acontece exatamente o que o pensador diz, uma vez que o corpo social traz problemas relacionados a mobilidade urbana, ou seja, reagindo como ignorantes perante a esta entrave, aumentando os casos de violência no trânsito. Desse modo, faz-se necessária a análise concreta da problemática, com ênfase na falta de investimentos e na ausência de educação no trânsito, que trazem contornos específicos ao mal-estar da sociedade.
Sob esse viés, urge citar a falta de investimentos como promotora desse problema. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Summit Mobilidade Urbana, no ano de 2019, constatou-se que os brasileiros gastam 32 dias do ano no trânsito. Este panorama advém dessa ausência de investimentos, uma vez que eles são direcionados as indústrias automobilísticas, o que acaba complicando ainda mais esta entrave, de tal modo que o número de carros nas ruas aumenta, e o espaço da cidade continua o mesmo. Assim, causando nas ruas os engarrafamentos, devido as consequências do modelo inadequado de desenvolvimento.
Ademais, pode-se citar a falta de educação trânsito como gerador desse óbice. Conforme uma pesquisa realizada pelo Detran, constatou-se que cerca de 8 a cada 10 pessoas morrem em acidentes mobilísticos. Este quadro, é consequência da falta de educação no trânsito, pois criam cidadãos que não respeitam as leis de trânsito, ou seja, dirigirem alcoolizados e atingem altos níveis de velocidade. Dessa forma, causando um aumento na violência, e nos acidentes automobilísticos.
Em vista disso, percebe-se que medidas devem ser tomadas para mudar este quadro, já que podem resultar no aumento da violência no tráfego. Para combater esses empecilhos, o MEC, deve promover nas escolas, por meio de palestras, que falem sobre como as crianças devem agir futuramente no trânsito, com o intuito de que desde cedo as crianças saibam como se portar nas ruas, para que casos como esses diminuam consideravelmente. Assim, esta entrave será controlada , e o pensamento de Sócrates será consumado.
Mou_Nantes
Olá. Ao meu ver é uma excelente redação. Vou destacar alguns pontos. No geral, existem alguns erros de pontuação. Na conclusão a primeira oração ficou um pouco ambígua. E faltou colocar o siginificado da sigla MEC (Ministério da Educação).
Apesar dos pequenos erros, o texto ficou ótimo. Desejo muito sucesso a você.
Nota: 890
keycaroline
Oláa!! Você arrasou, estou orgulhosa de você
Peço que leia a minha biografia para mais informações :)
C1- 160
C2- 200
C3- 160
C4- 200
C5- 200
920
Os períodos estão bem organizados, todos ligados por conectivos bem empregados.
A palavra “entrave” foi repetida algumas vezes, substitua por sinônimos como “obstáculo” ou “empecilho”.
O repertório do D1 não está relacionado ao tópico frasal e prejudicou a argumentação.
Enriqueça os últimos períodos dos desenvolvimentos, recomendo que no do D2 vc cite algo do tipo “Dessa forma, mostra-se que o aumento da violência decorrente dos acidentes automobilísticos precisa ser minimizado urgentemente.”
Busque repertórios diversificados e não fique presa à dados pois é decoreba e na hora da prova pode te confundir/vc pode não lembrar/não saber sobre o tema/não saber usar os do texto motivador. Você gosta de séries? Use. Livros? Filosofia? Use-os, é difícil no começo mas vc pega as “manhas” kkkkkk
A conclusão fechadinha com os 5 elementos, show!!
Alguns erros de vírgula e de concordância.
Bons estudos :)
taismenta
olá, tudo bem?
vou corrigir sua redação modelo ENEM e no final colocarei a nota, porem não vou corrigir erros de português, pois não sou muito boa nisso.
Espero que te ajude!
Introdução: muito bom, tem todos os elementos, tudo bem definido, parabéns!
D1: maravilhoso, opinião bem definida e repertório, tudo certinho.
D2: tudo ok por aqui também
Conclusão: quando você usa uma sigla pela primeira vez dentro de um texto deve dar seu significado ( aqui no seu caso a sigla para especificar é MEC), ficou faltando o desenvolvimento no projeto de intervenção.
Nota:
C1:160
C2:200
C3:200
C4:200
C5:160
Total: 920
Parabéns, texto excelente!!!!1