No livro “O cortiço” de Aluísio de Azevedo, é retratado as mazelas sociais enfrentadas pelos moradores de um cortiço no Rio de Janeiro do século XIX. Fica claro que a realidade apresentada no livro é um reflexo para o século XXI, onde grandes consequências, das quais o desemprego e a desorganização populacional são sequelas dessa transformação.
Em primeiro lugar, é importante destacar o processo de urbanização do Brasil. No período da Revolução Industrial, que foi o fator propulsor para a chegada em massa de pessoas nas zonas urbanas. Ocasionalmente, a má administração das principais cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, proporcionando um colapso populacional. Assim, fortalecendo as desigualdades e o desemprego.
Consequentemente, a implantação de políticas públicas nas favelas e comunidades se torna deficiente. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE) ,” Atualmente cerca de 80% da população do país vivem nas zonas urbanas e desses 80%, 1,3 milhão de pessoas estão em situação de moradia e saneamento precárias”. Logo, esse fator contribui para a favelização e violência nas maiores cidades.
Portanto, é preciso que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para mitigar os problemas habitacionais nas grandes cidades brasileiras , urge que o Governo como instituição íntegra implemente , por meio de políticas públicas eficazes, que visem adequar o padrão de vida dos moradores. Bem como , integrar cursos técnicos profissionalizantes com o intuito de suavizar o alto índice de desemprego. Somente assim, será possível conquistar a dignidade humana e uma sociedade segura para todos.
Obs: atribuem nota, por favor!
( Essa é a minha segunda redação, estou aceitando dicas) desde já, agradeço! :)
samyraprestes
Oi, adorei a citação do livro O Cortiço!!!
–> ” Ocasionalmente, a má administração das principais cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, proporcionando um colapso populacional. Assim, fortalecendo as desigualdades e o desemprego.”
Nessa parte a coesão fica um pouco estranha, acredito que seja o gerúndio que esta meio desconexo com a frase, então em vez de escrever “proporcionando” e quebrando a frase com um ponto, coloque uma virgula em “fortalecendo”. Dessa forma:
“Ocasionalmente, a má administração das principais cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, propiciam um colapso populacional, fortalecendo as desigualdades e o desemprego.”
Os dados estão muito bem colocados no seu desenvolvimento e a sua proposta de intervenção ficou muito interessante, amei.
FabioCS
Olá irei fazer avaliação como aluno.
-Na introdução, sua ideia é muito boa, porém ficou meio confuso devido a parecer períodos um pouco soltos um do outro sem ligação para manter a coesão.
O mesmo vale para o primeiro desenvolvimento onde o primeiro é segundo períodos ficaram um soltos, outro ponto é explicar um pouco mais as informações colocadas, ficou um pouco expositivo e não vi muito sua opinião no desenvolvimento.
A conclusão está boa, precisando melhorar apenas alguns pontos.
Mas de maneira geral o texto está bem construído, com um pouco mais de treino estará construindo bem melhor os textos.