A série televisiva “Cidade Invisível” retrata, entre muitos aspectos, a importância de lutar contra as queimadas no Brasil. O programa se faz necessário justamente por evidenciar esse que é um problema tão grave no país atualmente, de forma que se deve entender e combater os principais entraves para a redução dessas queimadas, sendo eles a falta de rigor na fiscalização da exploração agrária e o aumento da atividade ilegal nas matas nativas.
Primeiramente, é imprescindível entender como os órgãos estatais falham ao fiscalizar as atividades agrárias no território brasileiro. O que acontece é que os grandes produtores agrários buscam o aumento do território produtivo invadindo o espaço florestal, principalmente nas áreas amazônicas e da mata atlântica, onde a fiscalização é mais dificultosa. Por isso, utilizam das queimadas com o propósito de desmatar o lugar em questão e tornar a terra produtiva. O problema desse método, no entanto, é que, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, a terra se torna infértil muito mais rápido e estimula que novas queimadas sejam feitas, desregulando todo o sistema biológico daquele lugar. Segundo o órgão, cerca de 68% das áreas desmatadas jamais poderão ser recuperadas, tornando o problema ainda mais grave.
Além disso, um outro fator fundamental para o crescimento das queimadas é o aumento da atividade ilegal dentro das reservas brasileiras, vindo principalmente do ramo da exploração mineral. Isso porque uma boa parte dos garimpos são instalados em áreas de preservação natural, nas quais os garimpeiros devastam milhares de quilômetros de mata ilegal com a finalidade de aumentar a extração, e impactam de forma irreversível o bioma e todas as suas características hídricas e biológicas, causando um enorme desequilíbrio, que por sua vez propicia o aumento significativo de queimadas espontâneas. Segundo a Organização das Nações Unidas, o Brasil se encontra entre os 10 principais países que mais sofrem com o desmatamento ilegal, algo que deve ser controlado antes que o problema das queimadas se alastre ainda mais.
É indubitável, portanto, que medidas devem ser tomadas para controlar esses fatores que apenas degradam os biomas brasileiros. Dessa forma, cabe ao Ministério do Meio Ambiente aumentar a fiscalização das atividades ilegais, fazendo isso através do aprimoramento do órgãos reguladores, capacitando-os e os tornando mais eficientes com treinamentos e incentivos profissionais. Só assim o país poderá preservar seu patrimônio natural para impedir que o problema das queimadas retratado em “Cidade Invisível” se torne ainda mais recorrente e real.
MayaradaSilva
Olá 👋
Parágrafo 01
Linha 03: É preferível, para uma melhor coerência, que você substitua a frase “evidenciar esse que é um problema tão grave no país” por evidenciar esse problema, que tão grave no país** ou evidenciar esse problema que é tão grave no país*.
Boa utilização de repertório, relacionou o mesmo com o tema e as teses estão explícitas. Ótimo!
Parágrafo 02
Linha 06: as áreas * pois você está se referindo as áreas que SÃO INVADIDAS, quem invade, invade a algum lugar.
Linha 12: como assim “e estimula que novas queimadas sejam feitas”? Não seria o fato de que o terreno fica propenso a ocorrencia de novos incêndios? Quando você coloca “estimula” passa a ideia de que o local estimula alguém a queimar de novo, apenas reescreva a frase para uma maior e melhor compreensão.
Parágrafo 03
Linha 03: vinda* pois está se referindo a “atividade ilegal”
Linha 08: não precisa de vírgula após “extração”
Linha 11: que, por sua vez, ***
Parágrafo 04
Linha 10: deveria ter uma vírgula depois de “queimadas”
Linha 11: deveria ter uma vírgula após “invisível”
Sua argumentação é boa, mas sugiro que não introduza o repertório sociocultural quase no final do parágrafo, ok? Coloque logo após a frase de iniciação do parágrafo, vai ficar melhor e dará a impressão de que você desenvolveu e relacionou mais.
Utilize mais conectivos também ao longo dos seus parágrafos, no início deles você usa muito bem mas senti falta ao decorrer da sua argumentação.
Parabéns
Espero ter ajudado.