Oii gente, por favor se puderem corrijam com base nas competências do Enem
Por que com tantas campanhas e propagandas que apresentam os perigos da embriaguez ao volante esta continua sendo uma prática recorrente na sociedade brasileira? segundo uma pesquisa nacional de saúde (PNS), 24% dos brasileiros com 18 ou mais ainda bebem e dirigem. Dessa forma, tal contrassenso só demonstra uma falta de conscientização no trânsito, o que causa acidentes graves.
De acordo com a análise de um estudos sobre cause de acidentes elaborado pelo respeito á vida, programa da secretária do governo do Estado de São paulo gerenciado pelo Detran (Departamento de trânsito), a taxa de mortalidade de acidentes com suspeita de embriaguez é de 10%, enquanto a taxa geral de mortalidade no estado é de 3%, ou seja, dirigir sob efeito de álcool aumenta em três vezes a chance de morte em um acidente de trânsito. E também na análise de públicos mais vulneráveis dos acidentes com vitimas fatais, os jovens de 18 a 24 anos representam 55% das mortes tanto em rodovias quanto em vias municipais.
Ademais, destaca se a importante lei seca criada em 2008 pelo deputado federal, Hugo Leal. O objetivo dessa lei é proibir que dirijam sob influencia de álcool ou outra substancia psicoativa, ficando o condutor transgressor sujeito a multa e suspensão da carteira de habilitação por 12 meses. Mas, embora essa seja uma lei de suma importância e um tanto rígida, depois de sua criação indivíduos ainda continuam a desrespeitando e causando acidentes. Pondo em risco as vidas de outras pessoas e as próprias. Já que, segundo uma pesquisa realizada pelo Detran em parceria com o instituto Geral de pericias (IGP), acidentes de carro em 2018 detectaram que 38,3 dos mortos no trânsito apresentavam álcool no sangue. Diante de tal exposto, é inadmissível que esse cenário continua a perdurar.
Portanto, cabe ao governo federal juntamente ao CONTRAN (Conselho nacional de trânsito), fortalecer a lei seca por meio de uma apresentação ao senado. Tornando- se assim um projeto de lei que poderá garantir uma reduzida nos acidentes de carro por embriaguez. E Consolidando assim uma sociedade mais segura para vivermos.
Larissateles01
Primeiramente, vou corrigir conforme o modelo do Enem ( através das 5 competências). Sou apenas uma estudante, ok? Desculpe qualquer erro, vamos lá.
Por que com tantas campanhas e propagandas que apresentam os perigos da embriaguez ao volante esta (1) continua sendo uma prática recorrente na sociedade brasileira? segundo uma pesquisa nacional de saúde (PNS), 24% dos brasileiros com 18 ou mais ainda bebem e dirigem (2). Dessa forma, tal contrassenso só demonstra uma falta de conscientização no trânsito, o que causa acidentes graves.
De acordo com a análise de um estudos (3) sobre cause (4) de acidentes elaborado pelo respeito á vida, programa da secretária do governo (5) do Estado de São paulo gerenciado pelo Detran (Departamento de trânsito), a taxa de mortalidade de acidentes com suspeita de embriaguez é de 10%, enquanto a taxa geral de mortalidade no estado é de 3%, ou seja, dirigir sob efeito de álcool aumenta em três vezes a chance de morte em um acidente de trânsito (6). E também na análise de públicos mais vulneráveis dos acidentes com vitimas fatais, os jovens de 18 a 24 anos representam 55% das mortes tanto em rodovias quanto em vias municipais.
Ademais, destaca se (7) a importante lei seca (8) criada em 2008 pelo deputado federal, Hugo Leal. O objetivo dessa lei é proibir que dirijam sob influencia (9) de álcool ou outra substancia (10) psicoativa, ficando o condutor transgressor sujeito a multa e suspensão da carteira de habilitação por 12 meses. Mas, embora essa seja uma lei de suma importância e um tanto rígida, depois de sua criação indivíduos ainda continuam a desrespeitando e causando acidentes. Pondo em risco as vidas de outras pessoas e as próprias. Já que, segundo uma pesquisa realizada pelo Detran em parceria com o instituto Geral de pericias (IGP), acidentes de carro em 2018 detectaram que 38,3 dos mortos no trânsito apresentavam álcool no sangue. Diante de tal exposto, é inadmissível que esse cenário continua (11) a perdurar.
Portanto (12), cabe ao governo federal juntamente ao CONTRAN (Conselho nacional de trânsito), fortalecer a lei seca por meio de uma apresentação ao senado. Tornando- se assim um projeto de lei que poderá garantir uma reduzida nos acidentes de carro por embriaguez. E Consolidando assim uma sociedade mais segura para vivermos.
1 – Frase não se conecta com essa palavra, aconselho a tirá-la. Exemplo: Por que com tantas campanhas e propagandas que apresentam os perigos da embriaguez ao volante continua sendo uma prática recorrente na sociedade brasileira?
2 – Essa informação poderia ser utilizada na sua argumentação (nos 2 parágrafos de desenvolvimento), você não precisa trazer dados na introdução, lhe aconselharia a usar um repertório sociocultural para trazer mais enriquecimento para a sua redação.
3 – De um ”estudo”
4- Sobre ”a causa”
5- ”Secretaria de Estado de Governo” sempre com letras maiúsculas.
6 – Por que ”dirigir sob efeito de álcool aumenta em três vezes a chance de morte em um acidente de trânsito”? Exemplifique, explique o porquê.
7 – Destaca-se
8 – ”Lei Seca” letras maiúsculas.
9 – Influência
10 – substância
11 – Continue
12 – Ótimo uso de conectivo
5 Elementos:
Agente – ok
Ação – faltou
Meio/ Modo – ok
Finalidade – ok
Detalhamento – ok
Comp I –100
Comp II – 200
Comp III – 180
Comp IV- 100
Comp V – 180
Total = 760
Obs: Achei sua redação boa, só se atente aos detalhes. Sempre revise sua redação antes de entregá-la. A estrutura você já sabe, aplique os conceitos. Senti falta de muitos conectivos, o Enem cobra até mesmo como competência, use os conectivos para ligar períodos na sua redação e para deixar de forma clara o que você está argumentando. Outra coisa, traga mais argumentos para a sua redação, se aprofunde mais (não tenha medo, é o seu espaço de mostrar o que pensa a cerca do assunto). Na sua introdução use repertório sociocultural, traga riqueza para a sua redação.
Espero ter ajudado de alguma forma, abraço!
Volder
Competência 1: 60
Erros de vírgula, de crase, de acentuação, de grafia, de concordância e repetição indevida de palavras.
Competência 2: 100
Argumentação insuficiente, além de não ter argumentado do porquê da embriaguez.
Competência 3: 100
Ausência de conceitos abstratos ou citações, além de contextualização insuficiente e presença de muitos dados numéricos.
Competência 4: 100
Coesão prejudicada pela falta de conectores e pelos erros de vírgula.
Competência 5: 120
Faltou o detalhamento e um desenvolvimento maior dos outros elementos da proposta.
Total: 480