Iniciante

Tema: pobreza no Brasil

  • 1

Tema: pobreza no Brasil

Hodiernamente, no Brasil, existem aproximadamente 40 milhões de pessoas em extrema pobreza segundo dados da UOl (Universidade Online). Nesse âmbito, destaca-se a negligência governamental e as doenças que acometem vários desses indivíduos na nação como causa e consequência da problemática. Portanto, as entidades governamentais devem tomar medidas para mitigar essa chaga.

Primeiramente, vale salientar que a inoperância das esferas do poder é um fator de imperiosa importância para analisar-se. Nessa perspectiva, observa-se que diversas crianças não têm acesso a escolas, podendo elas serem privadas ou públicas. Exemplo disso é o filme “Cidade de Deus” ao demonstrar a realidade de crianças que vivem em favelas quando o ensino não consegue chegar até elas, salientando as problemáticas que afetam o país ao não investir na educação.

Em segundo lugar, cumpre lembrar, em relação ao aspecto supracitado quanto às doenças, que elas são provenientes das más condições submetidas aos indivíduos em estado de pobreza na sociedade brasileira, tendo em vista que o Estado estabelece um distúrbio na distribuição de renda e não investe em saneamento básico. Nessa veia, ressalta-se a leptospirose, dengue e a chicungunha como umas das várias outras doenças que podem acometer esses indivíduos.

Dessarte, cabe ao Ministério da Educação tomar medidas eficazes, sendo elas a criação de projetos de construção de escolas em favelas e regiões de pobreza, podendo ela ser extrema ou não, para que o ensino alcance os indivíduos em fase de crescimento, e com a finalidade de garantir um futuro melhor para aquelas crianças que poderão conquistar um bom emprego. Ademais, cabe ao Estado diminuir as cobranças de tributos impostos à população, além da cassação de políticos corruptos no governo por meio de projetos semelhantes à “lava-jato”, o que poderá impedir a perda da verba que será investida nas escolas supracitadas. Destarte, se todos esses elementos forem contemplados, a problemática presente em “Cidade de Deus” poderá ser amenizada.

Compartilhar

4 Correções

  1. Competência 1- 200
    Competência 2- 200
    Competência 3- 160
    Competência 4- 200
    Competência 5- 200
    Nota: 960
    |||||||||||||||||
    * Embora seu texto tenha um ótimo projeto de texto, ele ainda tem algumas falhas. Revise-o com calma e atenção e lembre-se de que tudo precisa estar conectado, da introdução à conclusão. não só… como também, Na sua redação, a maior parte das informações foram devidamente desenvolvidas, mas algumas ainda foram pouco exploradas. Por isso, lembre-se: sempre que inserir uma informação na sua redação, certifique-se de que ela está bem desenvolvida. Isso quer dizer que não basta fazer afirmações soltas, mostre o porquê de elas estarem em seu texto.

    • 0
  2. Competência 1- 200
    Competência 2- 200
    Competência 3- 160
    Competência 4- 200
    Competência 5- 200
    Nota: 960
    |||||||||||||||||
    * Embora seu texto tenha um ótimo projeto de texto, ele ainda tem algumas falhas. Revise-o com calma e atenção e lembre-se de que tudo precisa estar conectado, da introdução à conclusão. não só… como também, Na sua redação, a maior parte das informações foram devidamente desenvolvidas, mas algumas ainda foram pouco exploradas. Por isso, lembre-se: sempre que inserir uma informação na sua redação, certifique-se de que ela está bem desenvolvida. Isso quer dizer que não basta fazer afirmações soltas, mostre o porquê de elas estarem em seu texto.

    • 0
  3. existem*
    da UOI*
    analisar-se*
    acesso à escola*
    quando o ensino não *consegue*
    poderão ser amenizados.*

    Em segundo lugar, cumpre lembrar, em relação ao aspecto supracitado quanto às doenças, que elas são provenientes das más condições submetidas aos indivíduos em estado de pobreza na sociedade brasileira, —> Qual embasamento vc dá para comprovar que isso é verdade? Algum dado, pesquisa, etc.

    Nessa veia, ressalta-se a leptospirose, dengue e a chicungunha como umas das várias outras doenças que podem acometer esses indivíduos. —> Vc diz isso baseado em algum estudo ou pesquisa?

    Assim, você citou o filme como repertório, mas o filme não comprova que isso é uma realidade no Brasil, ao meu ver isso torna improdutivo o repertório. Ao citar a UOI, você comprova que existe a pobreza enraizada no Brasil, mas não comprova que isso causa doenças ou que o Governo é responsável por isso, por isso você tira 160 na competência 2 na minha opinião.

    Em relação ao projeto de texto, você fez bem ao falar de dois tópicos na introdução(negligência governamental e doenças) e ter falado deles no desenvolvimento, no entanto, seria melhor se você deixasse o segundo parágrafo para falar do primeiro tópico e no terceiro parágrafo falasse do segundo, ou em ordem inversa se vc preferisse, assim fica mais organizado.

    Outra coisa que você não pode errar, é falar de uma ideia superficialmente e não desenvolvê-la. Exemplo:
    “Exemplo disso é o filme “Cidade de Deus” ao demonstrar a realidade de crianças[…]” note que você falou sobre, mas não explicou que realidade é essa, o que elas passam nas escolas, etc. Isso deixa o texto pouco desenvolvido, que é um problema para a competência 3.

    Em relação aos conectivos, tá excelente.

    Dessarte, cabe ao Ministério da Educação(agente) tomar medidas eficazes, sendo elas a criação de projetos(ação) de construção de escolas em favelas e regiões de pobreza, podendo ela ser extrema ou não, para que (finalidade)o ensino alcance os indivíduos em fase de crescimento, e com a finalidade de garantir um futuro melhor para aquelas crianças que poderão conquistar um bom emprego(detalhamento). Ademais, cabe ao Estado(agente) diminuir as cobranças de tributos impostos à população,(ação) além da cassação de políticos corruptos no governo por meio de projetos semelhantes à “lava-jato”, o que poderá impedir a perda da verba que será investida nas escolas supracitadas(finalidade). Destarte, o problema relacionado à pobreza no Brasil e a realidade presente em “Cidade de Deus” poderam ser amenizados.(detalhamento)

    Faltou explicar por meio de que isso será feito.

    C1:160
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 160

    • 0
  4. Olá! Primeiramente, não sei se a sua redação está no modelo ENEM, mas pela estrutura irei considera-la assim

    Competências:
    Domínio da norma culta: Você tem um ótimo domínio da escrita formal.

    Não tangenciar o tema: Creio que quando você não explana necessariamente das causas da pobreza brasileira, o texto torna-se confuso e focando em assuntos que, aparentemente, não fazem uma total relação com o tema abordado (educação e doenças).

    Argumentação e alusão: Apesar do problema citado acima, você utilizou dados e a alusão a um filme, porém não é recomendado colocar um dado na introdução, pois nela deve-se fazer uma relação com algo que lembre ao tema, para fazer uma relação com a realidade abordada, além disso a afirmação no desenvolvimento dois não pode ser comprovada, o que a deixa incompleta.

    Conectivos: não houveram repetições, todavia ao usar o conectivo de conclusão “portanto” ao final da introdução, acaba o tornando confuso, porque é estranho concluir uma ideia logo na introdução.

    Intervenção: Existência do agente, do complemento, da finalidade e da ação. Senti falta da especificação do “Estado” citado na segunda parte da conclusão.

    Parágrafos:
    Introdução:
    Referência: não faz-se presente, pois há um dado.
    Citação do tema: não há (dizer o as palavras do tema usando as suas próprias)
    Teses: Bem colocadas

    Desenvolvimento 1:
    Relação com a tese: ótima
    Argumento/dado: a utilização do filme serve, mas ao mesmo tempo não mostra uma comprovação por meio de dados fazendo uma relação com o tema. Além de não mostrar uma relação muito clara com o tema.
    Problematização: Boa forma de deixar claro o que será dito na intervenção.

    Desenvolvimento 2:
    Relação com a tese: ótima
    Argumentação/dados: não há dados, existem apenas conhecimentos comuns, o quais não puderam ser comprovados. Além de não ter uma relação muito clara com o tema.
    Problematização: boa

    Conclusão:
    Chamada para a ação: senti falta (“Esses impasses tem que ser resolvidos!”)
    Intervenção 1: ótima, apesar de “conquistar um bom emprego” seja muito subjetivo
    Intervenção 2: sem especificação do agente (Estado), não há o modo de como as coisas serão feitas.
    Finalização: Boa

    Obs: apesar do corretor só avaliar a intervenção mais completa é sempre bom tomar cuidado na complementação da segunda.

    Espero que minha correção tenha ajudado!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.