TEMA: PIRATARIA NO BRASIL

  • 3

  Segundo pesquisas da rede Vocus Group, em alguns países da Oceania o índice de pirataria é extremamente baixo, já que os habitantes costumam comprar produtos originais. Infelizmente essa realidade não se replica na maior parte da sociedade brasileira, fomentada pelo difícil acesso à produtos originais com preços acessíveis e pelo status social que estes, mesmo sendo réplicas, representam, o que acarreta prejuízos no mercado nacional e danos a saúde.

  O livro “Sociedade do espetáculo” do filósofo e sociólogo Guy Debord, explicita sua teoria de que as pessoas vivem suas vidas como se fosse uma performance, querendo sempre mostrar o melhor “show” uma para as outras, aparentando perfeição. Essa teoria é comprovada ao ser comparada com a relação da sociedade atual com as redes sociais, por exemplo. Nestas, o ter se tornou mais importante que o ser, e que aparelhos essenciais na vida moderna são transformados em acessórios de luxo. Quem os tem, é aplaudido e venerado, quem não, busca subterfúgios, sendo o mais normalizado a pirataria.

  Entretanto, os problemas não se encontram totalmente nas causas dessa gatunagem, mas estão muito presentes nas consequências desta. Por mais que os produtos sejam esteticamente belos, estes não passam pelos processos de qualidade do INMETRO ou ANVISA, o que quer dizer que não necessariamente seguem os padrões de segurança, podendo conter substâncias nocivas à saúde, ferir e ter pouca durabilidade. Além disso, a prática causa um grande prejuízo aos cofres da nação, que não arrecadam os impostos devidos, dinheiro que poderia ser aplicado em diversas causas para a própria sociedade.

  Dessa forma, medidas devem ser tomadas para a resolução desses empasses. O Governo Federal deve reduzir os impostos atribuídos aos produtos originais por meio de projetos de lei entregue à Câmara. Nele deve-se considerar que o Brasil é o país com o maior índice de taxas sobre importados, e que a dissolução destas aumentariam as vendas, e o dinheiro arrecadado igualaria ou sobreporia o valor das taxas. Espera-se com essa medida que a cultura da pirataria seja freada no Brasil

Compartilhar

9 Correções

  1. Oii, tudo bem?
    1: A introdução está boa, você apresentou a tese, as causas e consequências.
    2: Acho que faltou contextualizar o repertório sociocultural com o problema em si. Você só jogou o dado/ livro e se esqueceu de contar como isso se relaciona com a problemática.
    3: Gostei do segundo parágrafo do desenvolvimento, diferentemente do primeiro, você explicou bem a causa e a consequência, mas não encontrei o repertório.
    Impasses*
    4: Eu revisaria a proposta de intervenção e a conectaria à tese. É uma boa proposta, mas poderia ser reorganizada.
    Beijos!

    • 1
  2. Nota 1 – 160 – demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.
    Nota 2 – 200 – desenvolve muito bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
    Nota 3 – 180 – seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, o que configura autoria.
    Nota 4 – 160 – recebe essa pontuação ao demonstrar domínio dos recursos coesivos, por meio de partes do texto bem articuladas, com poucas inadequações no uso dos recursos coesivos.
    Nota 5 – 180 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. Os meios para colocar a proposta em prática também ficam explícitos.

    • 1
  3. Texto mediano, apresenta problemas quanto a sintaxe textual e a estética da redação.
    Apresente dados, fundamente, contextualize. De preferência dados atuais do IBGE – Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística –, que são dados confiáveis e transmitem maior credibilidade.
    Reveja a construção da proposta de intervenção.
    Trabalhe a articulação entre as informações.

    • 1
  4. Você demonstra conhecimento sobre o assunto no entanto, senti falta de uma tese.
    Você expôs os problemas, mas não deixou claro o seu posicionamento em relação a ele. Pirataria é um tema que abre muitas possibilidades.
    Alguns leves probleminhas com as vírgulas.
    Mas é isso aí, vivendo e aprendendo. Boa sorte:)

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.