Tema: Pessoas sem documento no brasil: causas e consequências

  • 0

O livro americano, O Ceifador, mostra que o personagem forja sua própria morte para ficar fora do sistema e todos seus registros serem arquivados. Paralelamente, no Brasil, não é necessário morrer para não existir, já que grande parte da população não possui identidade. Com tudo o sistema governamental brasileiro gira em torno da documentação. 

De início, 80% dos presidiários do país não possui um documento. Dessa forma, quando forem liberados não poderão usufruir da cidadania, serão invisíveis a sociedade. Deste modo, tentarão se introduzir de forma indireta, com trabalhos não fixos e acordos verbais. No entanto, se forem enganados ou algo não planejado acontecer, não terá ao que recorrer. Logo, terão de depender na honestidade das pessoas visto que a única solução viável. 

Além disso, todos os direitos básicos dos brasileiros dependem de documentação. Similarmente ao ponto célebre, Alice no país das maravilhas, em que a Alice precisa da chave para abrir a portinha ao novo mundo. Sendo assim, os documentos são a entrada para o sistema. Porém, mesmo tentando provar à justiça de que existem, o processo para requerimento é muito longo e burocrático. 

Portanto, há de intervir nas pessoas sem documento no Brasil. Para isso, os próprios cidadãos por meio de ONGs poderiam um criar auxílios de projetos para ajudar a população sem documentos a providencia-los, como contribuir com a papelada para facilitar o processo. Ademais, a mídia seria capaz de conscientizar a população a se registrar perante a justiça. Afim das pessoas sem documento no Brasil, gradativamente, diminuir 

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa introdução, apresenta um bom repertório
    Sobre o desenvolvimento 1 e 2 achei a argumentação muito boa, só faltou a fonte dos dados que vc citou
    Achei a conclusão bem elaborada
    Tá com um bom desenvolvimento do tema, só precisa de um pouco mais de atenção nos erros gramaticais
    No geral achei muito boa

    • 1
  2. Com tudo(inadequado) —> Contudo(adequado)
    Bom uso de repertório no início(O Ceifador)
    Faltou a fonte dos 80% dos presidiários sem documento.
    Se forem enganados não (terão) ao que recorrer.
    Boa analogia com a Alice no País das Maravilhas.
    Boa argumentação do caso dos presidiários.
    Terão de depender (da) honestidade
    Portanto, há de (intervir-se quanto às pessoas sem documento no Brasil)
    (A fim) das pessoas
    Faltou o detalhamento.

    Boa redação :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.