Mestre

TEMA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO BRASIL. (Não é título)

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        Promulgada na Assembleia Constituinte de 1988, a Constituição Federal, garante que todos os brasileiros têm direito à educação. Todavia, tal direito não é observado no Brasil contemporâneo, no qual a disputa por uma vaga na Universidade é acirrada, deixando estudantes – menos privilegiados – distantes da sonhada graduação. Neste contexto, surge a Educação à Distância, com o objetivo de democratizar o acesso à educação, e, com o desafio de romper a barreira da diferença social no âmbito escolar.

        Primeiramente, é importante considerar que o Brasil possui uma grande população, 190 milhões de pessoas, espalhadas no território do país continente. E, o país não tem instituições que comportariam todos fisicamente. Em oposição a isto, nos últimos anos, aconteceu um grande avanço tecnológico, e hoje, a Internet está presente no dia a dia dos brasileiros. Esta modernidade facilitou o alcance à educação, os vestibulandos podem estudar através de vídeos educacionais disponíveis gratuitamente nos famosos sites, como o “youtube.com”, ou nos sites pagos e especializados em ensino, como o “descomplica.com”. Já para o nível superior, são oferecidos cursos de graduação e pós-graduação, em universidade privadas e públicas – No Rio de Janeiro o Governo Estadual em parceria com as universidades tem o consórcio CEDERJ, garantindo de forma à distância, formação e diploma iguais ao presencial.

        Ademais, mesmo com as novas ferramentas, nota-se que a barreira social é empecilho para a população mais carente, somada aos que vivem em regiões distantes dos grandes centros urbanos. Necessita-se levar ao interior, as periferias e comunidades o simples e belo direito de estudar.  Afinal, Paulo Freire, importante educador e filósofo, disse que sem a educação a sociedade não muda.

        Portanto, compete ao governo a elaboração de projetos que garanta o ensino – presencial e a distância – a toda população. Essa ação será realizada pelo Ministério da Educação, que pode criar cursos de extensão e formação em todos os níveis à distância, além de disponibilizar em colégios e universidades laboratórios de informática devidamente equipados. Espera-se, assim, que o direito a educação seja respeitado.

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6 Correções

  1. Olá senhor.
    Sua redação está boa, mas confusa.
    Introdução:
    O travessão antes do menos privilegiada está incorreto, pois ele separa o objeto da oração.
    Você cometeu (acho q 2 vezes nessa redação) o erro de usar termos que expressão subjetividade. “A tão sonhada aprovação”, “simples e belo”.
    Antes do e não tem vírgula nem depois.
    Ponto positivo: estrutura da introdução e posicionamento dos argumentos.
    DESENVOLVIMENTO 1
    A disposição dos desenvolvimentos devem ser: o mais fraco deve ser o D1 e o mais forte o D2.
    Seu D1 ficou muito extenso em comparação ao resto do texto, fragmentar as ideias e encaixe-as no D2.
    O E que você usou após o primeiro período não deveriam vir dps de um ponto, por ser uma conjunção somativa subordinada a oração anterior.
    Quando for colocar o nome do site, não coloque o “.com”, pois o nome do site não nem .com.
    DESENVOLVIMENTO 2:
    Após o somado tinha que ser ponto.
    Antes do necessita-se é vírgula.
    Sua parafrase de Paulo Freire não ficou muito boa, parece que você só colocou pra não dizer que não colocou. Você deveria colocar no segundo período e justificar no terceiro.
    Conclusão:
    Sua conclusão está muito boa (até parece meu modelo 😂😝)
    Porém faltou a retomada da tese, então após o portanto, faca uma síntese do que foi abordado (Portanto, medidas devem ser tomadas para a resolução do impasse)
    Perdeu ponto na 3 por isso
    A constituição não foi retomada, ou seja, um elemento solto na introdução (-120 pontos (80 na 3 e 40 na 2))
    C1-120 (ja justifiquei)
    C2-160
    C3-80 (falta de planejamento textual, segundo parágrafo expositivo, falta de justificação de Paulo Freire e não retomada da constituição)
    C4-120
    C5-200
    Total:580
    Cuidado com esses erros amigo.
    Mas a redação em si tá boa.

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  2. Parabéns!!
    Sua redação ficou bem elaborada e você demonstrou bom domínio do conteúdo.
    Usou bem a pontuação e palavras que chamam atenção a leitura.
    A introdução ficou muito boa, pois faz o leitor ter vontade de continuar lendo
    Usou bem os argumentos, porém poderia ter dividido o tamanho dos parágrafos do desenvolvimento para que ficassem mais harmônicos.

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  3. Seu texto ficou com um conteúdo muito bom, você poderia ter feito o 2º parágrafo menor, com o objeto de não deixar a estrutura tão desigual.
    Além disso, é bom colocar mais conectivos ( p fechar a competência 4 ) vi que você usou no primeiro parágrafo ( que ficou muito bom ) mas seria melhor acrescentar o máximo possível nos outros parágrafos tbm!

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  4. Nota 1 – 160 – demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.
    Nota 2 – 160 – desenvolve bem o tema proposto.
    Nota 3 – 120 – seleciona, organiza e relaciona as informações, fatos opiniões e argumentos de maneira pertinente, mas de maneira pouco consistente em defesa do seu ponto de vista.
    Nota 4 – 200 – demonstra pleno domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
    Nota 5 – 200 – elabora uma proposta de intervenção clara e inovadora, que se relacione bem com a tese e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. Os meios para realizar a proposta ficam explícitos.

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  5. Olá!!
    Gostei muito da elaboração do seu texto, seus argumentos estão dentro do tempa ,de forma clara e fácil de entender.
    Porém ficaria melhor se estivesse distribuído em 4 parágrafos, início, meio e fim.
    De qualquer foram, parabéns pelo desenvolvimento, e que você consiga melhorar ainda mais suas redações

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  6. A sua redação está boa, mas tem falta de concordância, como “diploma iguais ao presencial.” Ficou bem confuso, sem contar que não pegou bem a paráfrase de Paulo Freire. Ficou uma frase sem sentido. Parece que você a colocou porque com o tema da redação é educação, deve-se citar Freire para os corretores verem e dar uma boa nota para você.
    Mostra também falta de originalidade, em relação à estrutura do texto. Parece que foi copiado de alguém que usou esse modelo de redação e tirou a nota máxima. Tenta explorar seu repertório textual e cria uma estrutura SUA, sem fórmulas de “redação perfeita”.
    A mensagem que você quis passar está PERFEITA e a conclusão então…

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