Iniciante

Tema: Perigos da Indústria Farmacêutica

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Correção estilo Enem, de 40 em 40!

Durante o documentário estadunidense “Take Your Pills”, é mostrado a realidade de muitas pessoas que utilizam medicamentos para melhorar o desempenho em tarefas diárias, mesmo sem prescrição médica. Diante disso, é possível relacionar a obra com a realidade do Brasil que, pela indústria farmacêutica conseguir vender seus produtos para estabelecimentos fora do ramo médico e farmacêutico, a obtenção de remédios é facilitada. Dentro desse contexto, há dois importantes fatores que precisam ser levados em consideração: o autodiagnóstico pela internet, além da possibilidade de adquirir o fármaco sem orientação profissional.

Mormente, é importante destacar o avanço da tecnologia, o que permite que qualquer pessoa que possua acesso à internet, possa pesquisar sobre doenças e medicamentos. Conforme o UOL, 40% da população brasileira, com acesso à rede, pratica o autodiagnóstico. Nesse sentido, com a fácil aquisição de fármacos, sendo encontrados até mesmo em bares e restaurantes, aliada ao autodiagnóstico, os indivíduos tendem a comprar mais, sem possuir conhecimentos sobre os efeitos colaterais, fortalecendo, assim, a indústria farmacêutica. Dessa forma, é gerado, por consequência, possíveis problemas de saúde para os consumidores, como a ingestão irregular de antibióticos, que podem ocasionar problemas intestinais.

Ademais, é inegável que o alto valor de consultas com profissionais de saúde, é um fator que colabora para o autodiagnóstico e para a compra de remédios sem a orientação de especialistas. Segundo a Constituição Federal de 1988, é assegurado o direito à saúde para todos os indivíduos. Tal garantia não vem sendo cumprida, haja vista que muitos municípios não possuem estrutura e profissionais de saúde gratuitos para a população, o que fortalece o ideal defendido por Gilberto Dimenstein, em seu livro “Cidadãos de Papel”, que afirma que quando os direitos legislativos não são cumpridos, há uma falsa sensação de cidadania. Desse modo, a população mais pobre é impulsionada a adquirir os medicamentos sem suporte, colocando a saúde em risco.

Portanto, medidas são necessárias para mitigar o quadro atual. Logo, cabe ao Ministério da Saúde, concientizar a sociedade dos riscos de adquirir remédios sem prescrição médica, por meio de visitas de profissionais de saúde de casa em casa, para explicarem para as pessoas sobre os perigos e malefícios da automedicação, além da destinação maior de verbas para os municípios, para que possam abranger o povo com consultas médicas gratuitas, com o fito de fornecer mais amparo e zelo com a saúde dos habitantes. Para assim, termos menos casos como os mostrados em “Take Your Pills”.

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3 Correções

  1. – Sua introdução ficou impecável
    – Você trouxe perfeitamente o tema, com uma ótima escola de argumentos, além de desenvolvê-los e embasá-los perfeitamente
    – Sua proposta também ficou bem detalhada
    – Seus desvios gramaticais foram muito poucos e os conectivos fizeram uma ligação muito boa entre os parágrafos

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  2. Competência l (160): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita.
    – Concordância: é mostrada a realidade
    – UOL: Siglas são permitidas em textos dissertativos, porém, existe uma regra: é necessário que o nome completo tenha aparecido ao menos uma vez nos argumentos anteriores.
    – Remover vírgula: é inegável que o alto valor de consultas com profissionais de saúde seja um fator que colabora para o autodiagnóstico
    – Não separar sujeito de predicado verbal: cabe ao Ministério da Saúde conscientizar
    – conscientizar
    – de casa em casa: inadequação vocabular. Reescrevendo: às casas dos indivíduos ou às residências
    – “termos” é um verbo da primeira pessoa do plural do infinitivo. Na redação, você precisa usar a terceira pessoa do singular ou plural.

    Competência ll (200): Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
    – Você compreendeu totalmente a proposta temática, apresentou um ótimo domínio do gênero textual dissertativo-argumentativo e trouxe repertórios socioculturais legitimados, produtivos e pertinentes à discussões levantadas nos parágrafos. Excelente!

    Competência lll (200): Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
    – Você levantou as teses, argumentou e finalizou a discussão sobre elas nos respectivos desenvolvimentos, mostrando uma ótima progressão de ideias. Excelente!

    Competência IV (160): Articula as partes do texto com algumas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
    (1) Evite o uso excessivo do pronome ‘que’, pois, pode ser interpretado, pelo corretor da redação, como um vício de linguagem e, consequentemente, prejudica a coesão textual.

    Queísmo no primeiro período do D1 e no penúlitimo período do D2:

    – Mormente, é importante destacar o avanço da tecnologia, o [QUE] permite [QUE] qualquer pessoa [QUE] possua acesso à internet.
    – Tal garantia não vem sendo cumprida, haja vista [QUE] muitos municípios não possuem estrutura e profissionais de saúde gratuitos para a população, o [QUE] fortalece o ideal defendido por Gilberto Dimenstein, em seu livro “Cidadãos de Papel”, [QUE] afirma [QUE] quando os direitos legislativos não são cumpridos.
    – Ainda nesse período, seria preferível você começar com uma conjunção adversativa:
    – Entretanto, tal garantia não vem sendo cumprida…

    (2) Melhore a coesão da conclusão:

    Assim, terão menos casos como os mostrados em “Take Your Pills”.

    (3) Evite expressões clichês ou jargões na redação, como “medidas são necessárias” , pois empobrece o seu texto

    Competência V (200): Elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
    – Sua proposta de intervenção apresenta os 5 elementos necessários para obter a nota máxima. Excelente!
    – Logo, cabe ao Ministério da Saúde (AGENTE) conscientizar a sociedade dos riscos de adquirir remédios sem prescrição médica (AÇÃO), por meio de visitas de profissionais de saúde de casa em casa (MODO/MEIO), para explicarem para as pessoas sobre os perigos e malefícios da automedicação, além da destinação maior de verbas para os municípios (DETALHAMENTO), para que possam abranger o povo com consultas médicas gratuitas, com o fito de fornecer mais amparo e zelo com a saúde dos habitantes (FINALIDADE).

    Comentário final: Olá, você apresentou um bom texto. Para melhorar a sua nota na Competência 1 é importante que você atente-se às convenções de escrita e às regras gramaticais. Apresentou um texto adequado à estrutura dissertativo-argumentativa, além de evidenciar um repertório sociocultural produtivo e compreensão temática. Seus parágrafos apresentam começo, meio e fim, o que revela um ótimo planejamento textual. Quanto à competência lV, atente-se às inadequações e repetições excessivas de elementos coesivos. Por fim, você trouxe uma proposta de intervenção articulada aos problemas abordados. Sucesso!

    Nota: 920

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  3. Não sou especialista, mas fiquei impressionada com a sua redação, teve o total domínio do tema e uma linguagem de alto nível. Parabéns!
    Uma dica muito importante, é sempre que usar siglas você colocar também o significado, ou seja, quando usou “UOL” como exemplo, seria eficaz mostrar também o significado.

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