Tema: Patrimônio cultural e sua importância para a memória social.

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       A capoeira, por muitos anos, foi julgada como crime e, felizmente, foi considerada patrimônio imaterial brasileiro no século XXI- pela UNESCO-, pois representa algo muito além de uma dança e luta, demonstra a expressão e resistência de um povo. Nesse sentido, os legados culturais demonstram relevância para a memória social por permitir uma análise do passado. Todavia, a negligência governamental é evidente sobre esse assunto. Dessa maneira, medidas devem ser tomadas para resolver esse problema.

     A princípio, é visível que o tombamento de algo, ou seja, transformação de alguma prática ou local em patrimônio cultural, serve para relembrar os  acontecimentos que não só formaram a sociedade, mas também aqueles atos que nunca mais devem ser repetidos. À vista disso, é pertinente trazer o exemplo das Ruinas de  São Miguel das Missões, as quais são consideradas heranças históricas brasileiras. Isso pois, elas, ao mesmo tempo que representam o contato entre a cultura Guarani e a dos europeus, expõem a ameaça que inúmeros indígenas sofreram por causa de caprichos de Portugueses e Espanhóis. Desse modo, os locais tombados têm sua importância por relembrar a construção da nação, assim como os atos que devem ser abominados e nunca mais repetidos, tais como a morte de povos por causa da ganância.

    No entanto, a omissão governamental gera problemas no supramencionado. Em vista disso, é oportuno recapitular o crime que ocorreu no Museu Nacional do Rio de Janeiro, o qual pegou fogo, uma vez que operara há anos com recursos reduzidos. Nessa perspectiva a falta de repasses monetários do Estado, para a monitoração da infraestrutura, incendiou acervos com valores inestimáveis da história brasileira. Dessa forma, o desleixo com o patrimônio cultural precisa ser resolvido.

 Em síntese, a herança cultural tem importância para o desenvolvimentos da memória coletiva. Acerca disso, as pastas responsáveis do governo devem investir massivamente para manter esse patrimônio preservado. Sendo assim, por meio da opção da destinação do imposto de renda de grandes fortunas, empresas e ricos poderiam optar por designar uma certa porcentagem para as heranças culturais locais. Com o intuito de resolver o grande problema que incendeia museus e apaga memórias: a falta de repasse financeiro.

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3 Correções

  1. INTRODUÇÃO: achei que ficou tudo bem coerente e suas teses foram fáceis de encontrar. Pessoalmente, eu não teria colocado os travessões antes e depois de “pela UNESCO”.

    DESENVOLVIMENTO: no segundo parágrafo consegui fazer a ligação com uma de suas teses, mas senti falta de algum embasamento/citação o que fortaleceria ainda mais seus argumentos.
    No terceiro parágrafo senti falta de mais argumentações próprias, pois você expôs muito o acontecido (o que não deixa de ser verdade) mas ainda assim precisa ter uma argumentação, e novamente, algum embasamento de outras áreas do conhecimento.
    Outra coisa que eu percebi é que a estrutura e proporcionalidade dos dois parágrafos estão diferentes, ter uma boa estrutura de linhas e parágrafos conta pontos também!

    CONCLUSÃO: antes de tudo, “em síntese” usamos quando queremos resumir alguma coisa previamente dita. Digamos que pra estrutura da Redação do ENEM esse termo não é o mais adequado.
    Sua intervenção também não ficou tão “amarrada”, faltou algo que seja mais palpável. Você deve destinar a responsabilidade diretamente á órgãos públicos pois estes sim tem o dever de fazer tal coisa. Eu entendi o que você quis transmitir, porém, não seria o ideal.

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  2. Olá, tudo bem?
    C1: 160 pontos (O participante demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves).
    C2: 160 pontos (O candidato desenvolve bem o tema proposto, mas acaba por não explorar os seus principais aspectos).
    C3: 120 pontos (O candidato seleciona, organiza e relaciona as informações, fatos opiniões e argumentos de maneira pertinente, mas de maneira pouco consistente em defesa do seu ponto de vista).
    C4: 120 pontos (O participante articula as partes do texto, mas apresenta algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos).
    C5: 120 pontos (Elabora uma proposta de intervenção relacionada ao tema, porém, pouco articulada à discussão que foi desenvolvida no texto).
    Total: 680 pontos

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  3. Boa Tarde!!

    Achei sua redação bem interessante, sua escrita esta boa e a ortografia esta correta, acredito que você abordou o tema de uma forma ótima, poderia ter citado mais algumas referencias, mas como um todo esta tudo ok.
    Seria interessante também se você tivesse citado o ministério da cultura como um dos solucionadores do problema

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