Aprendiz

Tema: Participação política: Indispensável ou superada?

  • 0

                                                            Quem cala, consente!

        Os conceitos de política iniciaram-se na Idade média. Filosofias, como a de Platão: consistindo em organizar à população conforme suas habilidades, foram pertinentes para a época. Entretanto, praticar à política não era um ato aberto à todos, o qual, ocasionou diversos conflitos em busca do mesmo. Contudo, a chegada do século XXI despertou posicionamentos assimilares, tal qual, a expressão ‘’Não me meto em política’’, tornou-se o slogan do brasileiro.

        Segundo Aristóteles, ‘’O homem por natureza é um animal político’’. Diante disso, a população expressa aos governantes aprovações e repúdios às suas atitudes, além de demonstrar desejos em relação ao país. Em contrapartida, à contemporaneidade, desenvolveu uma série de assuntos tabus. Embora exista à liberdade de expressão, à sociedade atual encontra-se em um meio instável à discussão. Acarretando, muitas das vezes, a omissão.

       No livro ‘’Em busca da política’’ de Zygmunt Bauman, precipuamente, nota-se, que as esferas das ciências políticas tendem a sofrer um processo de abandono, perante as reais funções que deveriam exercer-se. A descaracterização em virtude, especialmente, do capitalismo, efetivou-se à política um meio em analogia à economia, denegrindo a função original, isto é, originar leis e conceber o bem estar de todos.

        Faz-se perceptível, o efeito dos fatos apresentados. A omissão desenvolve-se em pessoas que tendem, ou não pensar no todo – comum no século XXI -, ou por falta de conhecimento, ou acreditam não lhes diz respeitam. Dessa maneira, necessita-se do apoio do Governo Federal juntamente ao ministério da educação, investindo em departamentos de ciências sociais, que é a natureza do ser humano para resolução de todos os conflitos. Além de promoverem informativos e palestras, de como o voto é importante. Posteriormente, com a participação de pessoas ainda mais instruídas nas eleições, decisões tomadas em nome de um todo, terão uma maior consciência política.

Compartilhar

1 Correção

  1. Nota 01 – 140 – demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.
    Nota 02 – 160 – desenvolve bem o tema proposto, mas acaba por não explorar os seus principais aspectos.
    Nota 03 – 140 – seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, o que configura autoria.
    Nota 04 – 100 – demonstra domínio regular dos recursos coesivos.
    Nota 05 – 120 – elabora uma proposta de intervenção relacionada ao tema, porém, pouco articulada à discussão que foi desenvolvida no texto.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.