Iniciante

TEMA: Os obstáculos da doação de sangue

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A doação de sangue é um ato médico de transferir sangue ou hemocomponentes deste de um doador para o sistema circulatório de um receptor. Porém, para o sucesso desse procedimento, é necessário que haja compatibilidade entre os agentes, logo necessita-se de uma grande quantidade e diferentes tipos de sangue nos hemocentros, e isso não acontece no Brasil. Nesse sentido, pode-se afirmar que há obstáculos que impedem essa ação como a falta de conscientização nas escolas e os estigmas consolidados por gerações, esses impasses geram consequências graves, entre elas a lotação de hospitais, consequente do adiamento de cirurgias, e mortes.

Em primeiro plano, a infância é um período vivido em sua grande parte na escola, e lá as crianças não recebem nenhuma orientação ou informação sobre a importância da doação de sangue. Como resultado, quando atingem a idade mínima para poder doar, elas deixam passar e, geralmente, segue desse modo, abrindo uma exceção quando algum parente ou amigo precisa de ajuda, isso explica a afirmação do psicanalista Freud, na qual se diz que as experiências vividas na infância influenciam o comportamento da pessoa por toda a vida. Sem a quantidade de bolsas suficientes, os médicos se veem obrigados a escolher os pacientes que mais necessitam de transfusão, causando uma lotação nos hospitais na espera de reposição de estoque, e em alguns casos o aguardo dura vários meses.

Em segundo plano, outro impasse que não garante a efetivação da doação de sangue são os estigmas consolidados por gerações. Muitas pessoas acreditam que a ação pode engordar e outros têm receio de que possam se contaminar com a agulha usada na extração, esses paradigmas impedem os indivíduos de doarem e passam isso para os descendentes, impossibilitando qualquer chance de oferecer o sangue. Todavia, essas crenças são frutos da falta de interesse em pesquisar mais sobre o assunto e é bem explicada pelo filósofo Schopenhauer que afirma que os limites do campo de visão de uma pessoa influenciam o seu entendimento acerca do mundo. Consequente à essa escassez de doadores, pode-se observar a morte de algumas pessoas que esperar pela transfusão sanguínea.

Portanto, é preciso da conscientização das crianças e dos adultos sobre a doação de sangue. Desse modo, o Ministério da Educação deve informar e orientar as crianças desde o ensino fundamental sobre a importância da doação sanguínea, por meio de aulas sobre o assunto utilizando materiais didáticos, como livros, para que o público infantil cresça sabendo dessa necessidade de ajudar as pessoas. Além disso, o Ministério da Saúde precisa criar campanhas esclarecendo todas as dúvidas em relação à oferta sanguínea, recorrendo a mídia, que é um dos meios de comunicação mais utilizados, com a intenção de quebrar os paradigmas impostos em famílias, garantindo que os hemocentros fiquem cheios de voluntários.

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3 Correções

  1. Você usou muita marca de oralidade, proposta de intervenção incompleta e desenvolvimentos muito focados no tema e não na causa.
    A competência V avalia uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Caso não esteja ciente, vou te atualizar. A Competência V agora pede que a sua intervenção possua 5 elementos para obter a nota máxima: o agente (quem executa?); a ação (o que deve ser feito?); o modo/meio (como deve ser feito?); o efeito (para que deve ser feito?) e o detalhamento, que deve acrescentar alguma informação a qualquer um dos elementos.
    Muito boa! Parabéns!

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  2. Olá!
    Tudo bem?
    Você desenvolveu uma excelente introdução, tudo certinho, surgindo vários pontos de argumentação em sua tese, para um detalhamento de sua tese nos parágrafos de sua redação.
    No primeiro parágrafo bem detalhado, conseguiu atingir um ótimo desenvolvimento citado Freud.
    Já em seu segundo parágrafo também ficou legal bem planejado.
    Fez uma conclusão bem apropriada segundo o tema e com interversão, conforme pede o Enem.
    Não sou especialista nenhum corretor profissional de redação, mais você merece:
    C1 – 160
    C2 – 180
    C3 – 180
    C4 – 180
    C5 – 180
    NOTA: 880

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  3. a sua redação segue o modelo exigido pelo enem,um texto dissertativo-argumentativo.
    INTRODUÇÃO
    -APRESENTAÇÃO DE TESE.
    -APRESENTAÇÃO DA PROBLEMÁTICA.
    -APRESENTAÇÃO DE ARGUMENTOS QUE EVIDENCIAM A PROBLEMÁTICA.
    DESENVOLVIMENTO
    -BOM USO DOS CONECTIVOS.
    -EXPLICAÇÃO DE CADA AGURMENTO,TANTO NO PRIMEIRO PARÁGRAFO,QUANTO NO SEGUNDO.
    -REPERTÓRIO SÓCIO CULTURAL .
    CONCLUSÃO
    -ÓTIMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO.
    -AGENTES,MEIOS E OS FINS USADOS CORRETOS.

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