A nação brasileira ainda encontra como um grande desafio a incitação ao ódio, disfarçada pelo direito à liberdade de expressão, o que não passa de uma desculpa esfarrapada. Uma vez que tal realidade pode ser evidenciada nas comunidades onlines, onde diversos artistas, youtubers e influenciadores digitais são discriminados por meio de postagens ou comentários maldosos, que consequentemente resultam em um prejuízo psicológico. Á vista disso, torna-se indispensável o debate acerca dessa problemática.
Em primeiro lugar, cabe ressaltar o limite ultrapassado pelos agressores verbais em determinados cenários, que podem ser julgados como racismo e não a manifestação de uma opinião. Por exemplo, o caso da youtuber Ana Clara, que ao postar um vídeo sobre os cuidados com o cabelo crespo, recebeu em troca uma enxurrada de críticas racistas, simplesmente pelas suas características raciais. Em consequência, a vítima sofrerá com a falta de autoestima, amor próprio e segurança consigo mesma, graças as influências de julgamentos preconceituosos.
Em segundo lugar, vale salientar os efeitos irreversíveis que os discursos de ódio possivelmente geram na vida de um indivíduo. Exemplificativamente, o suicídio cometido pela blogueira Alinne Araújo, que após ter sido abandonada pelo noivo, optou por se casar com si própria e compartilhar os preparativos com seus seguidores, que a atacaram em companhia da acusação dela estar inventando tudo. Dessarte, é plausível enxergar a gravidade infeliz que esses pontos de vistas ofensivos provocam na existência das pessoas.
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar a temática abordada. Para tanto, o Governo Federal deve promover campanhas contra a manifestação do ódio em plataformas digitais, além do incentivo a denúncia. Ademais, o Poder Legislativo precisa investir em criar novas leis, junto a uma implantação rigorosa das políticas públicas e a terapia, a fim de que os criminosos sejam realmente punidos. Feito isso, os acontecimentos discriminativos relatados no texto serão extinguidos.
Nicoli
Você escreveu bem, uma sugestão é usar filósofos ou escritores que tratam do assunto e até mesmo teorias que explicam porque o problema está tão presente na realidade, tu foi coerente sem se perder do tema, usou variedade de conectivos e pontuou nas competências, tem bagagem sociocultural, só faço uma observação ser um texto de 30 linhas, os desenvolvimentos devem ter o mesmo tamanho. Você seguiu os critérios exigidos para a redação do enem:
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Não darei uma nota por não ser apta à isso. Continue assim ! Avalie meu comentário como o melhor e volto mais vezes para corrigir!!!
Anny Caroline
Olá espero que esteja bem!
Bom parabéns pela redação,você foi coerente, aplicou bons conceitos da área de conhecimento mas acho que vc tem potencial em fazer melhor mas já está quase pefeito, organizou bem o texto, só falhou em completa a proposta de intervenção trabalhe um pouco mais nos detalhes… diria tbm para você investir melhor em seus conectivos e conjunções substituir como ‘primeiro lugar” ” segundo lugar” por ” Convém ressaltar ” para enriquecer sua redação …
minha nota para vc: 120+140+180+180+120=740pts
AnaKarineDias
Olá, Boa tarde! Sua estrutura de redação está muito boa, porém na próxima vez tenta trazer exemplos que vão além do campo virtual, como por exemplo, histórica ou literária, também fiquei incomodada com algumas palavras que fazem parte do vocabulário coloquial. Ademais, sua tese e seus argumento foram bem estruturados. Caso o modelo da sua redação siga o modelo ENEM, na proposta de intervenção eu recomendo que você seja mais específica.
selton.ang
O texto está bem estruturado, mas não consegui identificar muito bem a tese na introdução, onde deve ficar os argumentos causadores do problema. Identifiquei algumas marcas da oralidade (Linguagem coloquial, menos pontos na competência 1). No desenvolvimento, tente trazer algum repertório para embasar seu argumento, como alusões filosóficas, daí você pode exemplificar o caso das influenciadoras digitais que você citou. Me pareceu que o D2 foi escrito com palavras diferentes do D1, não pareceu estar falando de outra causa. Você deve fazer apenas uma conclusão, se você fizer duas ou mais, o ENEM vai considerar apenas a mais completa e os elementos não serão contabilizados duas vezes (Agente, ação, meio, modo e finalidade)
C1 – 160
C2 – 160
C3 -120
C4 – 160
C5 – 160
Total = 760
[email protected]
Olá muito bom dia, aqui é o Filipe Rodrigues Maciel, gostaria de informar que sua redação é bem estruturada. Porém ,existe muitos pontos que não deverá ser elencadas na redação do Enem.
– faltou uma conclusão bem explicativa ,como que o governo irá fazer o projeto proposto?!
Nota geral:720
Caso queira saber mais detalhes estou online no WhatsApp:991116438.
Ou pelo e-mail: [email protected]
alineps
Olá, primeiro meus parabéns pela redação!Então, alguns pontos que notei:
Na sua introdução fica bem claro seu ponto de vista, sua opinião, o que de fato é algo bom, mas senti falta de uma referência para embasar, e não parecer que está apenas no achismo. Tente usar alguma alusão, seja ela histórica,filosófica, literária,etc. para embasar seus pensamentos. Também não consegui identificar a sua tese, que deveria conter os dois argumentos que você iria utilizar no desenvolvimento.
Sobre os desenvolvimentos, percebo que talvez falta um argumento de melhor convencimento: os seus dois argumentos remetem a mesma coisa, no caso, as agressões pela internet, que causa prejuízos as vítimas. Ao meu ver, você argumentou a mesma coisa nos dois parágrafos, usando exemplos diferentes. Tente trazer outro argumento, como a causa do problema, por exemplo, por que existe tal discurso de ódio? vejo que nesse tema daria para usar como argumento a falta de empatia social, uma vez que a sociedade está cada vez mais individualista, e nisso da pra usar Bauman como base. Obs: esse argumento é apenas o que consegui pensar agora, existem muitos outros, quero apenas lhe dar um exemplo :)
Também notei,algumas informalidades no texto, como o uso “desculpa esfarrapada” e “enxurrada de críticas”, ao meu ver, seu texto ficaria melhor se usasse sinônimos para essas frases. Outra dica, no seu segundo desenvolvimento, você começa com “Em segundo lugar”, também vejo que soaria melhor se trocado por “Ademais”, por exemplo.
Em relação a sua conclusão, vejo que você trás 3 propostas: ” promover campanhas contra a manifestação do ódio em plataformas digitais”, ” incentivo a denúncia” e “investir em criar novas leis” e nenhuma delas está detalhada. Tente investir em apenas uma, rica em detalhes, por exemplo, o incentivo a denúncias nas mídias: diga como isso vai ocorrer, uma ouvidoria digital? denúncias anônimas? quais vão ser essas mídias? como será feita as fiscalizações? Entende? sua proposta não precisa acabar de fato o problema, basta que seja algo prático e contribua para o fim desse problema.
No geral, minha nota seria entre 700 – 800, e espero que minha “pequenas” dicas te ajudem :))
16588751761
Olá!
Você parece estar seguindo corretamente as indicações de redação para o Enem, mas tome alguns cuidados:
Você precisa ter repertório sócio cultural para trazer citações no texto, tente não citar tanto só argumentos de exemplos de pessoas da internet, traga algum fato histórico, alguma lei conhecida, etc.
Cuidado com clichês, frases prontas, alguns examinadores não gostam disso, siga os exemplos que está estudando mas seja original.
Ana262908
texto bom, mas pode dar uma melhora na conclusão detalhando-a mais e a proposta de intervenção fugiu do tema e os argumentos poderiam ter mais dados, nos dois argumentos que você deu foi por exemplo poderia ter usado um cientifico ou algum dado para o argumento ficar mais forte. Sua nota:
c1=200
c2=150
c3=200
c4=150
c5=100
nota final=800
continue treinando!!!!!!