Iniciante

Tema: Os limites de exposição nas redes sociais.

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A partir da Terceira Revolução Industrial, sucedida em meados do século XX, ocorreu uma grande expansão das tecnologias e da internet. Por conseguinte,  foi possível a criação e amplificação das redes sociais que, apesar de facilitar a comunicação e a globalização, também exigem atenção quanto aos limites de exposição nessas plataformas. Diante dessa perspectiva, faz-se necessário uma discussão referente à falta de controle dos conteúdos publicados nas redes sociais e a sua influência sobre os adolescentes e jovens.

Convém ressaltar, a princípio, que grande parte dos conteúdos publicados nas redes sociais não possui controle efetivo. Isso se deve ao fato de que muitos indivíduos utilizam das redes sociais para divulgarem “fake news” e comentários de ódio. Nesse sentido, observa-se, no cenário atual, diversas notícias falsas referentes a tratamentos, medicação e a vacinação contra o covid-19 expostas em canais sociais, por exemplo, informações inverídicas de que o uso de máscara pode trazer malefícios à saúde, o que levou muitas pessoas a não cumprir esta importante medida de prevenção. Dessa forma, fica evidente a importância do controle de conteúdos, visto que conteúdos sem fiscalização podem trazer diversos impactos à sociedade. 

É imprescindível discutir, ainda, a influência das redes sociais sob os adolescentes e jovens. Sob tal viés, em 2016, o jogo “Baleia Azul” se propagou mundialmente, esse jogo consistia em vários desafios de automutilação até o suicídio e causou a morte de muitos jovens. Nesse contexto, verifica-se que o mau uso dos canais sociais pode ter grandes impactos, a baixa autoestima, a depressão, a ansiedade e o comportamento negativo e agressivo da juventude são algumas de suas consequências. Dessa maneira, constata-se que a influência e a dependência das redes sociais afeta drasticamente a vida de diversos adolescentes.

Portanto, medidas são fundamentais para amenizar essa problemática. Assim, cabe ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, junto ao poder legislativo, implementar ações para fiscalização de conteúdos, por meio do desenvolvimento de um projeto de leis, direcionado aos usuários de redes sociais, que penalize a divulgação de conteúdos impróprios, como notícias falsas e manifestações de preconceito. Tendo por finalidade tornar os canais sociais um ambiente mais seguro e igualitário, além de proteger a juventude de influências negativas e da discriminação.

 

Com nota de acordo com as competências do ENEM, por favor. Grata desde já!

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3 Correções

  1. Competência 1-200
    Competência 2-200
    Competência 3-200
    Competência 4-200
    Competência 5-200
    Nota:1000
    |||||||||||||||||
    __Só vou fazer uma correção-comentário da sua redação por que já vi que alguém já corrigiu bem detalhadamente e seu texto tem poucos erros.
    * Retire o ponto final no final em: tendo em vista. E substitua por uma vírgula.
    * Te dei 200 na C4 mas quase que eu pesava a nota, você precisa colocar um conectivo intra parágrafo no D2, o “imprescindível” é bom usar no desenvolvimento de ideias, dentro do parágrafo de desenvolvimento.
    *” conteúdos, visto que conteúdos ” repetição próxima de palavras
    * Você fala da discriminação na conclusão, mas não seria a “ansiedade”, “suicídio”, “depressão”, “baixa autoestima”? Não vi você citando a discriminação no desenvolvimento, talvez esteja subentendido mas seja clara ao fazer a proposta. digo isso mas te dei 200 na C3, acho que a discriminação está subentendido na (influencia das redes sociais), mas acho que seria difícil um corretor avaliar isso e te dar nota 200, fui uma excessão mesmo, daria 960, mas já que a redação ficou muito bem estruturada, resolvi dar 200 logo.
    * Finalizando: achei 2 erros de C1 e esse erro de C3 além do intra parágrafo de C4, o do C1, C3 e C4 permite alguns erros, mas o erro da C3 foi grave, cuidado ao retomar o termo supracitado, qualquer dúvida me chame pelas mensagens.

    __ Parabéns, sua avaliação até aqui foi a máxima possível, continue a se empenhar nas redações para corrigir os erros que ainda faltam, que dão poucos, espero corrigir mais redações como a sua…

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  2. Olá Mirela, tudo bom ?, gostei muito da sua introdução trouxe repertório sociocultural e soube detalhar certinho os seus argumentos, trazendo coesão e coerência ao texto dissertou corretamente a redação. Cuidado!! evite terminar um período com 2 linhas, tente fazer de 3 a 4 linhas. Bom é só isso mesmo para falar o resto está bom.
    C1:200
    C2:200
    C3:150
    C4:180
    C5:200
    NOTA:940

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  3. Olá Mirela, tudo bem? Estarei fazendo a correção no modelo ENEM.
    Segue a correção abaixo, sendo apontado os erros e elogios entre parênteses

    A partir da Terceira Revolução Industrial, sucedida em meados do século XX, ocorreu uma grande expansão das tecnologias e da internet. Por conseguinte, foi possível a criação e amplificação das redes sociais que, apesar de facilitar a comunicação e a globalização, também exigem atenção quanto aos limites de exposição nessas plataformas (parabéns, já ativou o tema, garantindo pontos na C2). Diante dessa perspectiva, faz-se necessário uma discussão referente à falta de controle dos conteúdos publicados nas redes sociais e a sua influência sobre os adolescentes e jovens. (Parabéns, ja apontou os seus argumentos)

    (Coloque algum conectivo, como: Em primeiro lugar, Diante disso, etc.) Convém ressaltar, a princípio, que grande parte dos conteúdos publicados nas redes sociais não possui (erro de concordância – “possuir” concorda com “conteúdos publicados”, sendo o correto escrever “possuem”) controle efetivo. Isso se deve ao fato de que muitos indivíduos utilizam das redes sociais (repetição do termo, faz perder ponto na C4) para divulgarem “fake news” e comentários de ódio. Nesse sentido, observa-se, no cenário atual, diversas notícias falsas referentes a tratamentos, medicação e a vacinação contra o covid-19 expostas em canais sociais, por exemplo, informações inverídicas de que o uso de máscara pode trazer malefícios à saúde, o que levou muitas pessoas a não cumprir esta importante medida de prevenção. Dessa forma, fica evidente a importância do controle de conteúdos, visto que conteúdos sem fiscalização podem trazer diversos impactos à sociedade.

    (adicione algum conectivo, como Ademais ou Além disso)É imprescindível discutir, ainda, a influência das redes sociais sob os adolescentes e jovens. Sob tal viés, em 2016, o jogo “Baleia Azul” se propagou mundialmente, (não achei legal essa vírgula, comece um outro período) esse jogo (repetição do termo, perdendo ponto na C4) consistia em vários desafios de automutilação até o suicídio e causou a morte de muitos jovens. Nesse contexto, verifica-se que o mau uso dos canais sociais pode ter grandes impactos, (coloque alguma frase como “em que”) a baixa autoestima, a depressão, a ansiedade e o comportamento negativo e agressivo da juventude são algumas de suas consequências. Dessa maneira, constata-se que a influência e a dependência das redes sociais afeta drasticamente a vida de diversos adolescentes.

    (—)Portanto, medidas são fundamentais para amenizar essa problemática. Assim, cabe ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, junto ao poder legislativo (Poder Legislativo se escreve com as iniciais em maiúsculo), implementar ações para fiscalização de conteúdos, por meio do desenvolvimento de um projeto de leis (erro de concordância – ou você escreve “um projeto de lei”, ou você escreve “projetos de leis”) , direcionado aos usuários de redes sociais, que penalize a divulgação de conteúdos impróprios, como notícias falsas e manifestações de preconceito. Tendo por finalidade tornar os canais sociais um ambiente mais seguro e igualitário, além de proteger a juventude de influências negativas e da discriminação. (essa proposta de intervenção não soluciona os seus dois argumentos, perdendo pontos na C3)
    —–
    No seu segundo parágrafo, achei um pouco mal escrito – desculpe o termo, devido a maneira em que você escreveu. Pelo que eu entendi, o fato de pessoas postarem fake news e discurso de ódio na internet gera a falta de um controle efetivo, o que não é. Na verdade, essa questão das pessoas postarem é uma consequência da falta de controle efetivo. Não sei se você me entendeu, e se quem leu seu texto também entendeu isso, mas só ressaltei porque na verdade é simples de resolver, e acaba evitando dores de cabeça posteriormente.
    Além disso, somente por ser um padrão de escrita, dê um espaço de +ou- 2cm antes de iniciar um parágrafo (esse espaço deve ter em todos os parágrafos, mas só para exemplificar, olhe o início do ultimo parágrafo e veja a marcação “(—)”)
    Na competência 1, identifiquei somente 2 erros de concordância, que não são suficientes para descontar pontos (é a partir de 3)
    Na competência 4, sua nota caiu devido a falta de elementos coesivos e a repetição de palavras em um mesmo parágrafo.
    Na competência 3, sua nota se deu devido ao erro no segundo parágrafo, e ao erro do “em que” e ao erro notado na sua proposta de intervenção

    Competência 1: 200
    Competência 2: 200
    Competência 3: 120
    Competência 4: 160
    Competência 5: 200

    Bons estudos e sucesso na sua jornada! estou aberto para possíveis dúvidas.

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