Iniciante

TEMA: Os limites da lei: entre a liberdade de expressão e a ameaça à democracia (para a Unesp)

  • 0

oii gente, se possível corrigir esta redação segundo os 3  critérios da Unesp que são: TEMA ( se entendeu o tema e abordou ele de forma completa), TIPO DE TEXTO E COERENCIA( se o texto está bem desenvolvido, é claro , tem coesão e ligamento entre as ideias e está organizado), GRAMÁTICA E USO DE  CONECTIVOS. Outro ponto , na conclusão não é obrigatório ter projeto de intervenção como o Enem.

Hodiernamente é visível o debate sobre os limites que a lei impõe em relação à liberdade de expressão, visto que ela implica na efetivação da democracia. Nesse prisma, tornou-se  importante uma análise dos fatores que acarreta na demarcação dos posicionamentos individuais dentro do corpo social, pois, com advento das redes sociais as massas  passaram a se manifestar de forma descontrolada, implicando no ataque direto a minorias sociais. Como o ocorrido com a filha do ator Bruno Gagliasso que sofreu com comentários racistas em publicações no “Instagram”.

Em primeiro plano, salienta-se o pensamento do filósofo Voltaire “Posso não concordar com seu argumento, mas tu tens o direito de discursar”, ou seja, ele defende o amplo discurso. Contudo  esse apanágio, é mal utilizado pela sociedade que destina comentários de ódio nos veículos de comunicação, a partir desse  ponto é excedido o alicerce alheio, e automaticamente ocorre um rompimento com a democracia do coletivo, porque, o pilar da soberania popular é a inserção, participação, equidade de apanágios de todos sem distinção, já que quando ocorre a quebra da barreira o sistema inteiro é corrompido.

Ademais, é notório a constituição dos Estados Unidos da América, que garante a liberdade de expressão como primordial e o primeiro artigo do documento. Embora, esse ato prejudique a luta contra o racismo no país, dado que o fato de existir essa defesa, gera a impunidades de grupos como a “ku klux klan”. Paralelamente, essa corrente de respaldo influencia diretamente o Brasil, que incorpora políticas parecidas na nação, fomentado na limitação democrática da pátria, onde uma parcela da população é restringida/ atacada de modo intenso e indiscriminado. 

Em virtude dos argumentos apresentados, mostra-se necessário que o Poder Público estabeleça uma emenda constitucional, com o objetivo de preservar os direitos humanos de todos os cidadãos, principalmente os marginalizados perante o coeso. Além disso, é imprescindível que os debates tomem maiores proporções para o asseguramento da soberania popular no corpo social brasileiro.  

 

Compartilhar

1 Correção

  1. Hodiernamente [1] é visível o debate sobre os limites que a lei impõe em relação à liberdade de expressão, visto que ela implica na efetivação da democracia. Nesse prisma, tornou-se importante uma análise dos fatores que acarreta [2] na demarcação dos posicionamentos individuais dentro do corpo social, pois, com advento das redes sociais [3] as massas passaram a se manifestar de forma descontrolada, implicando no ataque direto a minorias sociais. [4] Como o ocorrido com a filha do ator Bruno Gagliasso que sofreu com comentários racistas em publicações no “Instagram”.

    1 – Ausência de vírgula
    2 – Concordância: o verbo acarretar devia estar no plural porque se refere a fatores.
    3 – Ausência de vírgula
    4 – Coesão: A última frase no texto parece um pouco solta. Você pode pôr uma conjunção antes ou anteceder ela com uma vírgula, já que ela tá dando um exemplo do que foi dito na oração anterior.
    .
    Em primeiro plano, salienta-se o pensamento do filósofo Voltaire “Posso não concordar com seu argumento, mas tu tens o direito de discursar”, ou seja, ele defende o amplo discurso. Contudo [5] esse apanágio, [6] é mal utilizado pela sociedade que destina comentários de ódio nos [7] veículos de comunicação, a partir desse ponto é excedido o alicerce alheio, e automaticamente ocorre um rompimento com a democracia do coletivo, porque, [8] o pilar da soberania popular é a inserção, participação, equidade de apanágios de todos sem distinção, já que quando ocorre a quebra da barreira o sistema inteiro é corrompido.

    5 e 6 – Virgula. Aqui eu sugiro pôr a vírgula depois da conjunção. Assim: ” Contudo, esse apanágio é mal utilizado (…)”.

    7 – Regência: o verbo destinar nesse caso é transitivo indireto, ou seja, é seguido de preposição, destinar a algo/alguém. No seu texto foi usado o destinar concordando com o ”nos”.

    8 – Vírgula desnecessária.
    .
    Ademais, é notório a constituição dos Estados Unidos da América, que garante a liberdade de expressão como primordial e o primeiro artigo do documento [8]. Embora, [9] esse ato prejudique a luta contra o racismo no país, dado que o fato de existir essa defesa, gera a impunidades de grupos como a “ku klux klan”. Paralelamente, essa corrente de respaldo influencia diretamente o Brasil, que incorpora políticas parecidas na nação, fomentado [10] na limitação democrática da pátria, onde uma parcela da população é restringida/ atacada de modo intenso e indiscriminado.

    8 – Argumentação: não foi explicado o que seria o primeiro artigo no texto.

    9 – Vírgula desnecessária.

    10 – Concordância: eu não entendi com o que o verbo fomentar está concordando, desculpa, mas se se refere a políticas, deveria estar no feminino e no plural.
    .
    Em virtude dos argumentos apresentados, mostra-se necessário que o Poder Público estabeleça uma emenda constitucional, com o objetivo de preservar os direitos humanos de todos os cidadãos, principalmente os marginalizados perante o coeso. Além disso, é imprescindível que os debates tomem maiores proporções para o asseguramento [11] da soberania popular no corpo social brasileiro.

    11 – Concordância: asseguramento não existe, mas sim asseguração.

    Observação: seu repertório sociocultural é bem diverso, de várias áreas do conhecimento, o que é muito boa! Se você vai fazer a prova da unesp no próximo domingo, boa sorte, parabéns pelo texto, Thay! :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.