Tema: os impactos sociais da degradação ambiental e dos hábitos de consumo

  • 2

Durante as últimas décadas do século XXI, no Brasil e no mundo,  o consumismo tem se tornando cada vez mais presente na sociedade, onde pessoas compram sem se importar com a utilidade ou ecologicidade do produtos. Dessa maneira, industrias e empresas visam produzir cada vez mais e com um baixo custo. Todavia, a minimização dos gastos ocorre por vias extremamente insustentaveis de produção, degradando de maneira coletiva e exacerbada o meio ambiente, Tendo isso em vista, é de suma importancia que medidas sejam incorporadas a fim de sanar o problema.

O filosofo Epicuro diz que “nada é bastante para o homem para quem tudo é pouco”. Apesar de antigo, seu pensamento mostrou-se atemporal, uma vez que a sociedade contemporânea absorve os incentivos empresariais de consumo que trazem a ideia de que quanto mais se compra, mais feliz e realizado o individuo se torna.

Em virtude disso, os individuos alimentam seus desejos insaciaveis atraves de produtos nada sustentaveis, trazendo inumeras consequencias ao meio ambiente no qual estao inseridos, como produção de lixo em larga escala, erosão dos solos, poluição e, tambem doenças. Recentemente observou-se, a partir da invasão excessiva ao meio natural, o surgimento do coronavirus que, segundo observações de especialistas no assunto, tem como hospedeiro intermediario um animal selvagem.

Portanto, a fim de se evitar tal impasse, o Governo Federal em ação conjunta ao Ministerio do Meio Ambiente e ao Ministerio da Educação deve, por meio de verbas governamentais, promover campanhas palestrais em escolas, tanto da esfera publica quanto da particular, alertando sobre os impactos e ilusões psicossociais do consumo insustentavel, visando uma nação mais consciente de suas escolhas e açoes. Além disso, deve-se adotar uma politica severa e devidamente fiscalizada com restriçoes de exploração, descarte e produção de todo e qualquer produto. Só desta maneira haverá uma nação de progesso, caminhando, assim, simultaneamente ao positivismo de August Comte.

Compartilhar

2 Correções

  1. segundo paragrafo: faltou mais detalhamento. qual animal selvagem, além disso acho que vc poderia ter citado exemplos mais especificos e que estão a bastante tempo causando mais problemas.
    deveria ter colocado mais conectivos, afim de deixar seu texto de acordodo com a competência 3.
    mas tirando isso sua redação, não foi tão ruim e eu não sou uma corretora profissional, só tô falndo oque eu achei como leitora, vc aparenta ter potencial continue treinado.

    • 1
  2. No 1º parágrafo, tem um pequeno erro, “do produtos” . E depois fala sobre baixo custo, mas não teve muita coerência, poderia ter sido introduzido de uma maneira menos “de uma vez”. E no final fala que tem que ter medidas para “salvar o problema” acho que tu não quer salvar ele, mas sim dar uma solução a ele.
    No 3º parágrafo falta a acentuação: indivíduos, insaciáveis, através, sustentáveis, inúmeras, consequências, estão e outras. Teve zero coerência inserir o corona vírus ali, nada a ver mesmo.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.