tema: Os impactos da pandemia na aprendizagem dos estudantes brasileiros

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  Desde 2020, o Brasil tem enfrentado um cenário extremamente novo e complicado por conta da pandemia. O sistema educacional foi um dos setores prejudicados, em razão das diversas consequências oriundas desse contexto, como os problemas psicológicos e o déficit no processo de aprendizagem, o que é algo preocupante.

  Em primeira análise, é importante salientar a forma como os estudantes foram afetados mentalmente durante esse período, já que tiveram que se adaptar a mudanças repentinas e bruscas, como aulas remotas e isolamento social. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Datafolha, 24% dos alunos estão se sentindo sobrecarregados e 18% estão deprimidos. É possível relacionar isso com o fato de que o comprometimento do bem-estar mental, responsável por conduzir as pessoas ao desenvolvimento de transtornos psicológicos, pode interferir diretamente no rendimento escolar, fazendo com que tais indivíduos sofram com consequências tanto no presente, tanto no futuro.

    Ademais, pode-se abordar a falta de infraestrutura no processo de ensino durante a pandemia, visando o quanto diversos educandos foram prejudicados: seja por não terem aula online de maneira devida, seja por não possuírem pleno acesso às TICs (tecnologias da informação e comunicação). Segundo relatório da ONU e da Unesco, quem enfrentou tais adversidades pode acabar ganhando cerca de 9% a menos do que era esperado durante a vida. A partir disso, é notório o quanto o momento pandêmico prejudicou drasticamente essas pessoas.

    Sendo assim, fica evidente que as escolas precisam garantir que todos acadêmicos afetados façam acompanhamento psicológico e recebam auxílio para aprender os assuntos, que estavam supostos para serem absorvidos durante a quarentena, através do apoio familiar, pois pode ser um fator crucial durante esse processo.

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1 Correção

  1. Oii, eu sou só uma estudante, então só vou levantar alguns pontos que acho legar você dar uma revisada na sua redação.

    Bom, na introdução, seria legal você começar ela com algum repertório, podendo ser um livro, uma série, uma música, etc… porque dai daria um contexto para iniciar seu texto, dai você só liga esse repertório ao tema.
    “em razão das diversas as consequências oriundas desse contexto”- não precisa desse “as” entre diversas e consequências.

    No D1, minha professora de redação disse para dar preferência a conectivos que não sejam de prioridade/enumerativos, como o que você usou, tenta substituir por outros, como Nesse sentido.
    “Em primeiro análise” – o certo seria em primeirA análise
    O resto está legal, mas seria interessante que a última frase do seu D1 fosse um “fecho”, retomando o que foi dito ao longo do parágrafo, assim você pode adicionar “Logo, tudo isso agrava a problemática em questão”

    No D2 eu achei tudo ok, mas na parte “foram prejudicados: seja” acho que não tem a necessidade dos dois pontos, você pode apenas colocar uma vírgula.

    Na conclusão eu não consegui identificar os 5 agentes, por isso tente deixar todos claros.
    Agente: Escola
    Ação: Acompanhamento psicológico e recebam auxílio para aprender os assuntos
    Meio: Através do apoio familiar
    Detalhamento: ?
    Finalidade: ?

    Um jeito legal de você deixar a sua conclusão acho que seria assim:

    Sendo assim, fica evidente a necessidade de ações que visem a atenuação do revés. Para isso o Ministério da Educação – órgão responsável pelas diretrizes educacionais – deve criar, por meio do apoio familiar, programas para o acompanhamento psicológico e bolsas de auxílio para os estudantes, com a finalidade de garantir a absorção de todos os assuntos que estavam supostos a ser absorvidos durante a quarentena.

    Agente: Ministério da Educação
    Ação: Acompanhamento psicológico e bolsas de auxílio para aprender os assuntos
    Meio: Através do apoio familiar
    Detalhamento: órgão responsável pelas diretrizes educacionais
    Finalidade: com a finalidade de garantir a absorção de todos os assuntos que estavam supostos a ser absorvidos durante a quarentena.

    Você pode notar, que dá para ver claramente qual agente é qual, pois está escancarado (deve criar, por meio, com a finalidade…) sempre tente fazer isso na conclusão para não correr o risco do corretor não conseguir identificar seus agentes e te tirar pontos.

    Então, só para complementar, casa você tivesse usado um repertório na introdução você retomaria ele aqui, em uma última frase para encerrar com chave de ouro.

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