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TEMA: os entraves da educação a distancia durante a paralisação escolar

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Em decorrência da pandemia do COVID-19, com o isolamento social, escolas de todo o país estão paradas. Por conta disso, surgiu a necessidade de implantar a educação a distância (EaD). Dentre os desafios encontrados, destacam-se a desigualdade em relação ao acesso à internet no Brasil e o despreparo de professores e alunos para lidar com o ensino e o aprendizado remotos.

De acordo com uma pesquisa feita em 2019 pelo Comitê Gestor de Internet no Brasil, 33% das casas brasileiras não têm internet. Tendo em vista um país com mais de 200 milhões de habitants, entende-se que muitos serão prejudicados pela adoção do EaD. Crianças e adolescents inseridos nessa porcentagem encontram-se totalmente prejudicados e privados do direito constitucional à educação.

Ademais, em relação aos que possuem internet, há a questão da qualidade e do aproveitamento das aulas. Alunos enfrentam as distrações de suas casas e a necessidade de uma autodisciplina. Quanto aos professores, apesar de existirem aqueles especializados no ensino a distância, a maior parte dos docentes presenciais não estão familiarizados com a dinâmica e didática desse modelo educacional. As dificuldades vão da falta de afinidade com tecnologia à própria maneira de lecionar, que precisa de adaptações para ser eficiente nessas condições.

Destarte, a educação a distância possui muitos entraves e deve ser implantada de forma adequada para conseguir substituir de forma eficiente e justa as aulas presenciais. Para tal, é papel do Ministério da Educação, articulado com os governadores de cada estado, garantir que alunos e professores tenham acesso à internet de qualidade. Isso pode ser feito por meio de parcerias com operadoras. Deve-se, ainda, haver o auxílio aos professores em relação à didática, através da concessão de cursos de docência a distância, por exemplo.

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1 Correção

  1. Olá,
    Antes de avaliar pelas competências, queria destacar alguns pontos em seu texto.
    *”Em decorrência da pandemia do COVID-19, com o isolamento social ,escolas de todo o país estão paradas “, acho que a frase ficaria mais coerente assim ” O isolamento social, decorrente da pandemia do COVID-19, impede o funcionamento de escolas em todo o país.” Mas pode ser uma questão estética apenas, de texto.
    *Eu não considerei habitantes e adolescentes acho que foi na hora de digitar haha
    *Acho legal destacar que o ensino Ead e o ensino remoto são diferentes, o que as escolas estão fazendo é ensino remoto.
    C1: 180 (Domínio da língua)
    C2: 140 (Relacionar áreas de conhecimento) Senti falta das áreas relacionadas, como usar na tese períodos históricos de pandemia, talvez relacionar a área da saúde usando o fator de saúde mental do estudantes.
    C3: 200 (Organizar informações)
    C4: 180 (Construção da argumentação)
    C5: 180 (Desenvolvimento de proposta)
    Nota: 880
    Parabéns! Espero ter ajudado.

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