Gabriel, O Pensador, tece uma crítica em sua música ‘Estudo Errado’, lançada em 1995, em relação ao ensino escolar obsoleto, em que o estudante, mesmo presente nas aulas, não adquire conhecimento algum sobre as matérias aplicadas. Fora da melodia, o Brasil século XXI, tem como consequência dessa irresponsabilidade, os efeitos do analfabetismo funcional, que ainda persiste devido, não só à evasão escolar, mas também à ausência da motivação dos familiares e professores.
A priori, de acordo com o Censo, as matrículas escolares tiveram uma redução de 220 mil, entre os anos de 2017 e 2018. Os maiores motivos para o abandono aos estudos são: precariedade, necessidade financeira, falta de locomoção, problemas familiares e, principalmente, gravidez na adolescência. Sendo assim, muitos jovens não concluem o ensino médio e não adquirem conhecimentos de interpretação textual e matemática a níveis básicos, o que prejudica sua inserção no mercado de trabalho.
Outrossim, a falta de motivação é uma barreira no que tange à questão da alfabetização. Segundo a Constituição Federal, no artigo 205°, a educação é direito de todos e dever do Estado e da família. Portanto, um aluno ou filho desmotivado, não tende a cumprir devidamente seus deveres, principalmente na prática de atividades que não lhe agradam, o que abre uma lacuna em seu estudo, por ser algo ‘monótono’.
Sendo assim, faz-se necessário que o MEC, em parceria com o Ministério da Cultura e as Secretarias Municipais e Estaduais da Educação, promovam projetos de incentivos a leitura, por meio da criação de bibliotecas e espaços públicos, em que possam ser realizados teatros, debates, contação de histórias e até mesmo interpretações através de melodias. Com isso, será possível reverter a situação de ‘Estudo Errado’, a qual se referiu Gabriel, O Pensador e cada aluno poderá colocar em prática seus estudos, podendo exercitar a interpretação com a atividade que se sentir à vontade, o que ajudará no seu desenvolvimento e em sua futura inserção no mercado de trabalho.
OS EFEITOS DO ANALFABETISMO FUNCIONAL NO BRASIL
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analuciaa
Olá! Texto muito bom! Eu, na minha opinião, não enxerguei muitos erros de coesão ou gramatical. Você soube jogar as informações e contextualizá-la, por isso, um desenvolvimento bem tratado e argumentado.
Na introdução, destacou seus argumentos sobre a temática, mas ainda não enxerguei a sua tese nela, ou seja o ponto de vista. (CASO EU ESTEJA ERRADA, ME CORRIJAM.)
Conclusão, está ótima! Você soube respeitar a competencia 5 e jogou o único agente, a ação, meio/modo , detalhou e por fim disse por qual finalidade. Parabéns!!!!
carolinamnsouza
Bom dia, Ana! Obrigada pela avaliação… A minha tese está exposta em: “Fora da melodia, o Brasil século XXI, tem como consequência dessa irresponsabilidade, os efeitos do analfabetismo funcional, que ainda persiste devido, não só à evasão escolar, mas também à ausência da motivação dos familiares e professores”.