Estudante

Tema: Os desafios para vacinação no Brasil

  • 1

  A Constituição Federal de 1988 – documento jurídico mais importante do país – prevê em seu artigo 6°, o direito à saúde como inerente à todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se manidestado com ênfase na prática quando se observam os desafios para a vacinação no Brasil, dificultando, desse modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se necessária a análise dos fatores que favorecem esse quadro:  O descaso estatal e a descrença da população no mesmo. 

 Em primeiro estudo, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais efetivas para combater a falta de vacinação. Nesse sentido, as campanhas pró-vacina são pouco divulgadas e em alguns casos, não são suficientes para a demanda populacional. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, visto que o Estado não cumpre sua função de garantir com que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como o de ter acesso pleno a saúde pública. 

 Ademais, é fundamental apontar a falta de confiança dos civis como impulsionador da não imunização brasileira. Segundo o Instituto DataFolha, 30% da população não pretende se imunizar contra o Covid-19. Isso ocorre devido a crescente onda anti-vacinação, que manipula os leigos com notícias falsas e sem nenhum respaldo científico, o que coloca em risco milhares de vidas, visto que a vacinação é responsável por salvar três milhões de pessoas por ano, segundo Organizado Mundial da Saúde.. Logo, é infundado que esse cenário continue a perdurar. 

 Depreende-se, portanto, a necessidade de combater os obstáculos referentes a não vacinação. Para isso, é preciso que o governo federal, por intermédio dias redes sociais, promova divulgadores em massa das campanhas vacinatórias – autoridades do meio científico devem ser incorporadas ao projeto – a fim de transparecer segurança e legitimidade a população. Cabe também ao poder público e ao Ministério da Saúde pesquisar quais são as demandas de vacinação por região, para  que não falte esse recurso à ninguém. Feito isso, se consolidará uma sociedade mais informada e consciente, onde o Estado desempenha corretamente a sua função. 

 

Compartilhar

4 Correções

  1. Então….
    A introdução esta boa, porém como é um modelo pronto do Felipe Araujo que eu adoro também, você poderia da uma roupagem mais própria, pois tá muito plagiada sabe?
    Tenta colocar mais para seu estilo, da sua cara para ela.
    No DESENVOLVIMENTO 1 precisa argumentar mais, trazer uma justificativa mais completa, discorrer mais sobre o assunto.
    No DESENVOLVIMENTO 2 senti falta de um dado/estatística/citação ou algo do tipo pra reafirmar sua argumentação.
    E na CONCLUSÃO precisa reforçar mais sua proposta de intervenção pra fechar seu 1000.
    No mais, continue tentando.

    • 1
  2. Oi :)
    Você escreve super bem!
    Sua Introdução ficou muito.
    Seu desenvolvimento está espetacular
    Sua conclusão está com alguns erros de ortografia, mas como escrito comentário acima é complicado escreve no teclado. Também não incluído por qual meio seria essa sua proposta de intervenção.
    Mas sua redação está muito boa. Parabéns

    • 1
  3. Olá!
    A sua introdução está muito bem trabalhada, porém, não precisa ressaltar ” documento jurídico mais importante do país “, não afeta em sua nota final.
    Cuidado na hora da escrita, quando se refere ao Governo Federal, ou quaisquer outro poder executivo, escreve-se com inicial maiúscula.
    No mais, a sua redação está ótima, como dito em outras correções, só descontaria na competência 5.
    Em soma: 970 pontos.

    • 1
  4. Olá Mileny, tudo bem ?

    Bom, vamos lá!

    INT: Muito bom !! nada a comentar, mas, não acho que seja necessário dizer que é o documento mais importante do Brasil, contudo não desconta ponto.

    D1: MUITO BOM!

    D2: Acredito que depois de “civis” há uma vírgula.

    CONC: Erro de escrita ” dias” seria “das” más entendo que escrever no teclado é complicado hehehehe.
    Só faltou você dizer como eles vão fazer alguma dessas duas propostas, exemplo: por meio de verbas governamentais que irá sair de impostos.

    Parabéns, você escreve muito bem mesmooo.

    só te descontaria na competência 5, então você ficaria com 960 ou 980, eu sou apenas um vestibulando então provavelmente estou errado, e você conseguiria 1000 :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.